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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Armando da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5311520605991247por
dc.contributor.advisor1Ataíde, Ana Raquel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Ligia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Araujo, Thiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093165605979612por
dc.date.accessioned2025-08-13T18:49:41Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Armando. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da espectroscopia das estrelas. 2025. 165 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5277-
dc.description.resumoFrente ao panorama atual do ensino de Física e à falta de envolvimento dos estudantes nas aulas convencionais, alguns estudiosos da área destacam que, apesar dos desafios, a adoção de metodologias ativas pode oferecer uma alternativa promissora para dificuldades impostas por esse contexto. Tais abordagens fomentam a dinamicidade das aulas, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade de solução de problemas nos estudantes. Além disso, incentivam o trabalho em grupo, colaborativo e solidário, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais essenciais para a formação e atuação dos estudantes na sociedade. O trabalho relatou o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Física em turma de uma escola pública. Para isso foi construída uma sequência de ensino, tendo como aporte teórico a ABP e que aborda conteúdos espectroscopia das estrelas. Na aplicação do produto educacional foi utilizado método observacional, que tem o professor pesquisador como observador e participante. Este foi responsável pelos registros de processo, aplicação, análise e avaliação de formulários final através da técnica de observação direta extensiva. Sobre a ótica do pesquisador infere-se que o processo foi produtivo e eficaz, tanto do uso da metodologia, quanto da compreensão dos fenômenos físicos pelos estudantes que se dedicaram para cumprirem toda as atividades. Os estudantes também demonstraram dificuldades de concentração quando eram mais exigidos, seja no momento para criarem hipóteses ou para conceituarem um fenômeno físico. Com relação a adesão à metodologia ABP pelos estudantes, levando em conta a participação, o trabalho colaborativo e adaptação a metodologia, tivemos uma adesão expressa por respostas positivas de 90% dos estudantes. Dessa forma, pode-se considerar que ABP foi positiva e pode ser desenvolvida com temas de Física e com estudantes do ensino médio, além do mais pode-se explorar com temas de Física Contemporânea de forma satisfatória.por
dc.description.abstractGiven the current challenges in Physics education and the lack of student engagement in traditional classroom settings, several researchers in the field highlight that, despite existing obstacles, the use of active methodologies offers a promising alternative. These approaches bring dynamism to the classroom, fostering creativity, critical thinking, and problem-solving skills, while also encouraging collaborative and supportive group work. Such practices are aligned with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which promotes the development of personal and professional skills essential for students’ social and academic growth. This study reports the use of the active methodology Problem-Based Learning (PBL) in Physics education in a public high school class. For this purpose, a teaching sequence was designed based on the theoretical framework of PBL, addressing concepts related to stellar spectroscopy. The educational product was implemented through an observational method, in which the teacher-researcher acted as both observer and participant. This professional was responsible for documenting the process, applying the activities, analyzing outcomes, and evaluating final questionnaires using the technique of extensive direct observation. From the researcher’s perspective, the process proved to be both productive and effective, in terms of both the implementation of the methodology and students’ understanding of physical phenomena. Although students showed difficulties concentrating during cognitively demanding tasks, such as hypothesis creation or conceptualization of phenomena, their overall engagement was high. Regarding the adoption of PBL, 90% of the students responded positively, indicating significant participation, collaborative work, and adaptation to the methodology. Therefore, it is concluded that PBL had a positive impact and can be effectively applied to teaching Physics topics, including those from Modern and Contemporary Physics, in high school contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Santiago (armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-23T15:05:33Z No. of bitstreams: 2 DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4421088 bytes, checksum: 180891422d64ec1dd138f78a39223e23 (MD5) PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 167 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 46 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 165 ( 167 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Além disso, a folha da ficha catalográfica que está nos elementos pré-textuais da dissertação deveria ser a da própria dissertação, e não a do produto educacional. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 165 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Retire o título DEDICATÓRIA da folha de dedicatória. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Na atual página 102, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute o mesmo ajuste para os títulos dos apêndices. A partir da atual página 102, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. A partir da atual página 116, todas as páginas do apêndice A têm que ser numeradas (a numeração tem que aparecer em todas elas) de modo que a última página será a de número 165. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito por possuir informações sensíveis, pessoais. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-07-24T10:52:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Santiago (armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-12T16:03:40Z No. of bitstreams: 2 PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5) DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4424365 bytes, checksum: f7097abde012e06ec1f6c103666e9ce9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Só falta incluir na submissão o Termo de Depósito em PDF. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Armando da Silva Santiago Matrícula 2022271102 Prezado senhor Armando da Silva Santiago, boa tarde.  1. O Termo de depósito BDTD em PDF continua ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico e o produto educacional. Caso tenha dúvida de como fazer isso, siga as instruções do Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado disponível em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Como nessa página da BDTD, consta que a dissertação vai ter acesso permitido somente a partir de 30-05-2026, no termo de depósito em PDF no respectivo campo em branco, logo após a expressão “... por meio eletrônico da obra a partir da data de ..”, preencha com a mesma data que está na BDTD: 30-05-2026. 2. O termo de depósito na BDTD deve ficar marcado como acesso restrito por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 07h00 às 12h00 (atendimento presencial) Das 13h00 às 16h00 Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-12T16:42:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Santiago (armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-13T15:15:47Z No. of bitstreams: 3 PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5) DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4424365 bytes, checksum: f7097abde012e06ec1f6c103666e9ce9 (MD5) termo para depósito de armando da silva santiago.pdf: 564049 bytes, checksum: aff2e93dda186b749f3bb5a06d7cf04f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Armando da Silva Santiago Matrícula 2022271102 Prezado senhor Armando da Silva Santiago, boa tarde.  1. Sua assinatura eletrônica do Governo Federal no termo de depósito em PDF não está sendo aprovada pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. • Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Assinatura indeterminada. Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, o PDF do termo de depósito será assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ a fim de que a autenticidade seja aprovada seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, verifique se aparece a informação “Assinatura aprovada”. Depois da assinatura ter sido aprovada, não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o termo de depósito PDF só seja assinado DEPOIS que todos os campos estejam preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  • Por fim, já para adiantar nossa próxima etapa de atividade interna, alterações foram feitas nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito. Pediria que os deixasse do jeito que estão agora. Corrigida a questão da assinatura no termo de depósito, pode realizar uma nova submissão dos 3 arquivos no repositório escolhendo a opção Editar. É só isso que falta. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 07h00 às 12h00 (atendimento presencial) Das 13h00 às 16h00 Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-13T16:03:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Santiago (armando.silva.santiago@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-13T17:24:14Z No. of bitstreams: 3 PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5) DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4424365 bytes, checksum: f7097abde012e06ec1f6c103666e9ce9 (MD5) Termo de depósito - Armando da Silva Santiago.pdf: 568738 bytes, checksum: 7f60f5cf757400a58a80311c7e3a9598 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-08-13T17:37:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5) DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4424365 bytes, checksum: f7097abde012e06ec1f6c103666e9ce9 (MD5) Termo de depósito - Armando da Silva Santiago.pdf: 568738 bytes, checksum: 7f60f5cf757400a58a80311c7e3a9598 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-13T18:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 1598560 bytes, checksum: c76bf8e4737233df178e6859c96f426c (MD5) DS - ARMANDO DA SILVA SANTIAGO.pdf: 4424365 bytes, checksum: f7097abde012e06ec1f6c103666e9ce9 (MD5) Termo de depósito - Armando da Silva Santiago.pdf: 568738 bytes, checksum: 7f60f5cf757400a58a80311c7e3a9598 (MD5) Previous issue date: 2025-05-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectEspectroscopia das estrelaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAprendizagem baseada em problemas no ensino de Física: uma proposta para o ensino da espectroscopia das estrelaspor
dc.typeDissertaçãopor
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