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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5266
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Aylla Gabriela Paiva de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0816385204414260 | por |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Ricardo Tiburcio dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8675196549404868 | por |
dc.contributor.referee1 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 | por |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Aníbal de Menezes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1093400715444576 | por |
dc.contributor.referee3 | Bellemain, Franck Gilbert René | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | por |
dc.contributor.referee4 | Santos, William de Souza | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2735274515992218 | por |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T17:23:36Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Aylla Gabriela Paiva de. A engenharia didático-informática no desenvolvimento de um jogo digital acessível para estudantes surdos: contribuições do Geomaze para a aprendizagem dos polígonos. 2025. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5266 | - |
dc.description.resumo | Os jogos, tradicionalmente associados ao entretenimento e ao lazer, têm ganhado espaço também no contexto educacional. Eles vêm sendo utilizados em sala de aula como recursos capazes de motivar os alunos e proporcionar experiências de aprendizagem envolventes e significativas, devido aos seus elementos, características interativas e narrativas. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi desenvolver um jogo digital abordando o conteúdo de polígonos, ancorado no estudo teórico-metodológico da Engenharia Didático-Informática (EDI), considerando a dimensão acessível para contemplar alunos surdos. A natureza da pesquisa foi aplicada e desenvolvida numa perspectiva metodológica de cunho qualitativo. A metodologia da pesquisa baseia-se na Engenharia Didático-Informática, especificamente nos ciclos Analítico-Hipotético e Hipotético-Experimental. No primeiro ciclo, denominado Analítico-Hipotético, foi realizada a fase analítica, iniciada com a aplicação de um questionário com estudantes surdos, a fim de identificar a usabilidade dos jogos digitais e levantar informações sobre suas necessidades, dificuldades e expectativas. Essa etapa também abordou os problemas no ensino e na aprendizagem do conteúdo de polígonos, identificou os potenciais usuários e definiu a equipe de desenvolvimento do jogo. Nessa fase, foram conduzidas análises prévias que resultaram em um levantamento das dimensões didática, epistemológica, cognitiva e informática relacionadas ao conteúdo a ser explorado no jogo, além da proposição da dimensão acessível, voltada à promoção da acessibilidade para alunos surdos em jogos educacionais. No segundo ciclo, Hipotético-Experimental, foram elaboradas as situações de uso, hipóteses de interação e possíveis problemas do jogo digital, culminando no desenvolvimento do protótipo para testes com duas estudantes surdas do CAS – Mossoró. Em seguida, o protótipo foi aprimorado com base nos princípios da Engenharia Didático-Informática. Esse estudo defende a tese de que a criação da dimensão “Acessível” à Engenharia Didático-Informática (EDI) possibilita o desenvolvimento de jogos digitais educacionais com potencial de atender às necessidades específicas de alunos surdos, como demonstrado no processo de concepção e desenvolvimento do jogo Geomaze, voltado para o ensino de polígonos. Os resultados da pesquisa evidenciam que a utilização da Engenharia Didático-Informática no desenvolvimento do jogo orientou os elementos necessários para atender aos objetivos educacionais propostos, possibilitando a estruturação de um produto educacional coerente com os princípios pedagógicos e acessível a estudantes surdos e ouvintes. | por |
dc.description.abstract | Games, traditionally associated with entertainment and leisure, have also gained ground in the educational context. They have been used in classrooms as tools capable of motivating students and providing engaging and meaningful learning experiences due to their elements, interactive features, and narrative structures. From this perspective, the objective of this research was to develop a digital game addressing the content of polygons, anchored in the theoretical and methodological framework of Didactic-Informatic Engineering (DIE), and considering the accessible dimension to support deaf students. This is an applied research study conducted from a qualitative methodological perspective. The research methodology is based on Didactic-Informatic Engineering, specifically in the Analytic-Hypothetical and Hypothetical-Experimental cycles. In the first cycle, known as Analytic-Hypothetical, the analytical phase was carried out, starting with the application of a questionnaire to deaf students in order to assess the usability of digital games and gather information about their needs, difficulties, and expectations. This stage also addressed problems in the teaching and learning of polygon content, identified potential users, and defined the game development team. In this phase, preliminary analyses were conducted, resulting in the identification of the didactic, epistemological, cognitive, and informatic dimensions related to the content to be explored in the game, in addition to proposing the accessible dimension, aimed at promoting accessibility for deaf students in educational games. In the second cycle, Hypothetical-Experimental, usage scenarios, interaction hypotheses, and possible issues in the digital game were developed, culminating in the creation of a prototype tested with two deaf students from CAS – Mossoró. The prototype was subsequently improved based on the principles of Didactic-Informatic Engineering. This study supports the thesis that the creation of the “Accessible” dimension within Didactic-Informatic Engineering enables the development of educational digital games with the potential to meet the specific needs of deaf students, as demonstrated in the design and development process of the Geomaze game, focused on teaching polygons. The research results highlight that the use of Didactic-Informatic Engineering in game development guided the necessary elements to meet the proposed educational objectives, enabling the structuring of an educational product consistent with pedagogical principles and accessible to both deaf and hearing students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aylla Araújo (aylla.gabriela.paiva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-23T18:20:53Z No. of bitstreams: 3 tese final para biblioteca_unlocked_compressed.pdf: 4011150 bytes, checksum: d6ac29bfea6c063e751be771cec38632 (MD5) produto_finalizadopdf_unlocked_compressed.pdf: 2770162 bytes, checksum: e8eedcddd17c7e205bd319cf8f7ba9da (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_assinado_assinado.pdf: 484896 bytes, checksum: 376b7b106b5b55db7d3233ed3018a7bf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa, coloque o título da obra, o nome da autora e o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, todos completamente em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa: Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação. Coloque o título da obra, o nome da autora e o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, todos completamente em caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Altere o título LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO precisa de ajustes. Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. A seção TRAJETÓRIA ACADÊMICA deve receber indicativo numérico, isso acarretará na alteração de toda a sequência de indicativos posteriores. Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (formas erradas) Corrija o destaque gráfico da seção 3.2 para que ela fique igual as outras seções secundárias. Aplique a mesma correção no corpo da obra. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário conforme estão no modelo, com a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ……………………………….. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………….. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO (no seu caso TRAJETÓRIA ACADÊMICA) A numeração da primeira página da TRAJETÓRIA ACADÊMICA deverá ser igual a 15 (17 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da TRAJETÓRIA ACADÊMICA deverá ser igual ao número de folhas da capa até a TRAJETÓRIA ACADÊMICA menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Faça a correção em 1 TRAJETÓRIA ACADÊMICA. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pela autora, ano. Substitua termos como “própria” Na atual página 179, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: O resultado da verificação foi "Assinatura Indeterminada" porque a assinatura pode ter expirado ou o documento foi alterado após ser assinado com o recurso DocMDP. Veja o Guia de Orientação ao Desenvolvedor para mais detalhes. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-07-24T12:35:02Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aylla Araújo (aylla.gabriela.paiva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-24T13:12:55Z No. of bitstreams: 3 tese final para biblioteca_unlocked_compressed.pdf: 4011150 bytes, checksum: d6ac29bfea6c063e751be771cec38632 (MD5) produto_finalizadopdf_unlocked_compressed.pdf: 2770162 bytes, checksum: e8eedcddd17c7e205bd319cf8f7ba9da (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_assinado_assinado.pdf: 484896 bytes, checksum: 376b7b106b5b55db7d3233ed3018a7bf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa, coloque o título da obra, o nome da autora e o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, todos completamente em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa: Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação. Coloque o título da obra, o nome da autora e o nome da cidade e o ano da publicação, no final da página, conforme se apresenta no modelo, todos completamente em caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Altere o título LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO precisa de ajustes. Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. A seção TRAJETÓRIA ACADÊMICA deve receber indicativo numérico, isso acarretará na alteração de toda a sequência de indicativos posteriores. Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (formas erradas) Corrija o destaque gráfico da seção 3.2 para que ela fique igual as outras seções secundárias. Aplique a mesma correção no corpo da obra. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário conforme estão no modelo, com a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ……………………………….. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………….. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO (no seu caso TRAJETÓRIA ACADÊMICA) A numeração da primeira página da TRAJETÓRIA ACADÊMICA deverá ser igual a 15 (17 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da TRAJETÓRIA ACADÊMICA deverá ser igual ao número de folhas da capa até a TRAJETÓRIA ACADÊMICA menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Faça a correção em 1 TRAJETÓRIA ACADÊMICA. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pela autora, ano. Substitua termos como “própria” Na atual página 179, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: O resultado da verificação foi "Assinatura Indeterminada" porque a assinatura pode ter expirado ou o documento foi alterado após ser assinado com o recurso DocMDP. Veja o Guia de Orientação ao Desenvolvedor para mais detalhes. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-07-24T13:52:50Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aylla Araújo (aylla.gabriela.paiva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-25T00:16:53Z No. of bitstreams: 3 produto_finalizadopdf_unlocked_compressed.pdf: 2770162 bytes, checksum: e8eedcddd17c7e205bd319cf8f7ba9da (MD5) tese final com correções da biblioteca _unlocked_compressed.pdf: 4033731 bytes, checksum: 1b5ea0d1f67eb706c24f3abf229b27c1 (MD5) Termo-de-Deposito.pdf: 373591 bytes, checksum: 7cdd90dbe234d1b55db7f02c6a527030 (MD5) | eng |
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dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Engenharia Didático-Informática | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A engenharia didático-informática no desenvolvimento de um jogo digital acessível para estudantes surdos: contribuições do Geomaze para a aprendizagem dos polígonos | por |
dc.type | Tese | por |
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