Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5190
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo sobra a integração da educação ambiental nas pesquisas ecológicas no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Study on the Integration of Environmental Education in Ecological Research in Brazil |
Autor: | Franca, Leandro Nunes ![]() |
Primeiro orientador: | Brandão, Alessandra Gomes |
Primeiro membro da banca: | Lopes, Sérgio de Farias |
Segundo membro da banca: | Brito, Márcia Aparecida de |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) tem sido percebida como um processo positivo na evolução da relação socioambiental. Visando a conservação de ecossistemas e o desenvolvimento sustentável, a EA busca formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, minimizando o impacto de suas ações nessa relação frágil. As pesquisas ecológicas no Brasil mostram um importante potencial para a aplicação de práticas sustentáveis, trabalhando diretamente com a sociedade. A quantificação de diversos trabalhos de pesquisa ecológica no país sugere que a participação social pode evoluir a perspectiva ambiental da população, considerando que impactos ambientais afetam diretamente a qualidade de vida global. Este estudo, por meio de uma análise cienciométrica, investigou: (1) a quantidade de trabalhos que utilizam práticas de EA, (2) as correntes mais utilizadas e suas aplicações, (3) os estados com maior número de trabalhos no tema, e (4) se as Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) desenvolvem trabalhos com EA. Foram analisados artigos publicados em 37 periódicos distintos, em três idiomas (inglês, português e espanhol). Apesar da quantidade relevante de artigos, muitos apresentaram baixo índice de participação social, não contribuindo para a formação do pensamento crítico e a mudança da visão mecanicista sobre o meio natural. O segundo capítulo complementa as análises, focando nos PELD que realizam pesquisas ecológicas de longa duração em sítios próximos a comunidades em diferentes estados e biomas brasileiros. Foram investigados: (1) se as pesquisas realizam práticas de EA, (2) entre as correntes Crítica e Conservadora, qual é mais utilizada, (3) como essas práticas são desenvolvidas, e (4) a percepção dos coordenadores PELD sobre a EA e seu desenvolvimento junto às pesquisas ecológicas. Por meio de questionários estruturados, foram identificados projetos em todos os biomas brasileiros, com georreferenciamento dos sítios de pesquisa ativos. Dos 45 projetos em atividade, 19 coordenadores responderam aos questionários. Os resultados indicam uma adesão aos ideais da corrente Crítica, sugerindo uma evolução no interesse e na visão dos projetos ecológicos, trazendo o tema socioambiental para o centro do diálogo sobre os ecossistemas estudados pelo PELD. |
Abstract: | Environmental Education (EE) has been perceived as a positive process in the evolution of the socio-environmental relationship. Aiming at the conservation of ecosystems and sustainable development, EE seeks to form citizens aware of their rights and duties, minimizing the impact of their actions on this fragile relationship. Ecological research in Brazil shows significant potential for the application of sustainable practices, working directly with society. The quantification of various ecological research works in the country suggests that social participation can evolve the environmental perspective of the population, considering that environmental impacts directly affect the quality of life globally. This study, through a scientometric analysis, investigated: (1) the number of works that use EE practices, (2) the most used currents and their applications, (3) the states with the highest number of works on the topic, and (4) whether Long-Term Ecological Research (LTER) develops works with EE. Articles published in 37 different journals, in three languages (English, Portuguese, and Spanish), were analyzed. Despite the relevant number of articles found, many showed a low index of social participation, not contributing to the formation of critical thinking and the change of the mechanistic view of the natural environment. The second chapter complements the analyses, focusing on LTER that conducts long-term ecological research in sites close to communities in different Brazilian states and biomes. It investigated: (1) whether the research conducts EE practices, (2) between the Critical and Conservative currents, which is more used, (3) how these practices are developed, and (4) the perception of LTER coordinators about EE and its development along with ecological research. Through structured questionnaires, projects in all Brazilian biomes were identified, with georeferencing of active research sites. Of the 45 projects in activity, 19 coordinators responded to the questionnaires. The results indicate adherence to the ideals of the Critical current, suggesting an evolution in the interest and vision of ecological projects, bringing the socio-environmental topic to the center of the dialogue about the ecosystems studied by LTER. |
Palavras-chave: | educação ambiental desenvolvimento sustentável pesquisas ecológicas participação social environmental education sustainable development ecological research social participation |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC |
Citação: | FRANCA, Leandro Nunes. Estudo sobra a integração da educação ambiental nas pesquisas ecológicas no Brasil. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5190 |
Data de defesa: | 23-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGEC - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Leandro Nunes Franca | DS - Leandro Nunes Franca | 1.44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 213.64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.