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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Oberlan Araújo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3559703222081575por
dc.contributor.advisor1Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee1Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee2Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee3Pinto, José Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868817484001159por
dc.date.accessioned2024-10-04T10:23:32Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Oberlan Araújo de. A resolução de problemas e o ensino por investigação: um guia para o ensino da óptica aplicado ao efeito fotovoltaico. 2024.130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5086-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo construir e aplicar um produto educacional que se apoiou na utilização de problemas com um caráter investigativo, tendo como base para sua formulação o funcionamento dos painéis solares. Essa abordagem foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino regular da educação básica em uma escola pública do estado da Paraíba, onde este pesquisador exerce o cargo de professor de Física. Para concretizar esse objetivo, foi elaborado um Guia de Aplicação da proposta, que inclui problemas com diferentes níveis de dificuldade relacionados à óptica, bem como uma introdução ao funcionamento dos painéis solares sob a perspectiva dos fenômenos físicos. Além de abordar esses aspectos, foi descrito o processo de aplicação do produto, incluindo um relato sobreas impressões dos estudantes em relação a proposta e as percepções do professor sobreas dificuldades e mudanças ocorridas no comportamento dos estudantes. Essa descrição permitiu relatar se um método de ensino baseado na resolução de problemas pode ser uma ferramenta eficaz para diversificar o ensino básico e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThis work aimed to build and apply an educational product that was based on the use of problems with an investigative nature, based on the functioning of solar panels for its formulation. This approach was applied to a second-year class of regular basic education in a public school in the state of Paraíba, where this researcher works as a Physics teacher. To achieve this objective, an Application Guide for the proposal was created, which includes problems with different levels of difficulty related to optics, as well as an introduction to the operation of solar panels from the perspective of physical phenomena. In addition to addressing these aspects, the process of applying the product was described, including a report on the students’ impressions regarding the proposal and the teacher’s perceptions of the difficulties and changes that occurred in the students’ behavior. This description made it possible to report whether a teaching method based on problem solving can be an effective tool for diversifying basic education and streamlining the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Oberlan Freitas (oberlan.araujo.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-10T02:07:15Z No. of bitstreams: 3 DS - Oberlan Araujo de Freitas.pdf: 18336541 bytes, checksum: 820c1ac5a43a11f6cef8a3a827eda3f8 (MD5) PE – Oberlan Araujo de Freitas.pdf: 11398713 bytes, checksum: 63fde4be01ccf9b4b6f10887d305ea7e (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 338320 bytes, checksum: d79240c90539c81aee63595a92db0c03 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém inserir o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e em negrito. 2. Na folha de rosto, segunda folha, convém inserir o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e em negrito. 3. A quantidade total de folhas da obra, 132 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 89 páginas. Se não houvesse alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser  igual a 130 ( 132 - 2 ). Como haverá alteração no total de folhas do TCC, a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto exatamente com está escrito abaixo: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 5. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 6. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • O título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS deve estar presente no SUMÁRIO. • A estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 7. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. • A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 9 (11 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado, paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. • O apêndice também deve possuir a numeração na parte superior direita. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 9. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) • Tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados).  • Já o título é sempre inserido na parte superior. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes e depois corrija tudo. 12. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: • A seção primária “4 METODOLOGIA”, na atual página 49, deveria ser iniciada na página seguinte. 13. Procure colocar o título do apêndice na folha onde começa o apêndice, ou seja , acima do cabeçalho do produto educacional. 14. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  15. Quanto ao Produto Educacional, ele precisa apresentar ficha catalográfica própria. on 2024-09-10T11:32:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Oberlan Freitas (oberlan.araujo.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-13T13:24:02Z No. of bitstreams: 3 DS - OBERLAN ARAUNO DE FREITAS.pdf: 18066306 bytes, checksum: b899e14a9ffe84823279d581ee3dc414 (MD5) PE - OBERLAN ARAUJO DE FREITAS.pdf: 10634498 bytes, checksum: ab5de569d06bbbc2a6b70feccb4a141a (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 339091 bytes, checksum: e7cf3a17827824032bd28661c77d86ad (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: oberlan.araujo.freitas@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Oberlan Araújo de Freitas Matrícula: 2022271104 Prezado senhor Oberlan Araújo de Freitas, boa tarde.  Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 132 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 92 páginas. Se não houvesse alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser  igual a 130 ( 132 - 2 ). Como haverá alteração no total de folhas do TCC (devido ao apontamento 03), a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). Também é preciso destacar que o total de folhas da obra abrange também a contagem das folhas dos apêndices e dos anexos que estiverem presente nela. 2. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: • A seção primária “4 METODOLOGIA”, na atual página 49, deveria ser iniciada na página seguinte. 3. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 4. No que se refere à numeração das páginas da dissertação, aponto que é preciso seguir a ABNT NBR 14724:2011 nesse aspecto, ou seja, a numeração deve seguir a sequência normal, aparecendo da primeira página da INTRODUÇÃO até a última página da obra, inclusive aparecendo nas folhas de todos os apêndices e anexos.  Sendo assim, depois da página 90, viriam sucessivamente as páginas 91, 92, 93 e assim por diante. O apêndice não pode ter uma numeração de páginas distinta do restante da dissertação, pois constituem um só corpo. 5. Quanto ao Produto Educacional que está avulso, ele precisa apresentar ficha catalográfica (FC) própria, ou seja, o concluinte vai ter que solicitar pelo SAGBI uma FC individualizada, só para ele.  Recomendo que a folha da FC seja colocada no PDF avulso do produto educacional depois da segunda folha, que corresponde a uma folha de rosto. Uma vez que o PDF do produto educacional ficará com 42 folhas quando a ele for acrescentada mais uma folha, será preciso solicitar pelo SAGBI uma FC com 40 páginas (42 - 2 = 40).  FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-09-13T15:51:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Oberlan Freitas (oberlan.araujo.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-15T00:06:52Z No. of bitstreams: 3 PE - OBERLAN ARAUJO DE FREITAS.pdf: 10634498 bytes, checksum: ab5de569d06bbbc2a6b70feccb4a141a (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 339091 bytes, checksum: e7cf3a17827824032bd28661c77d86ad (MD5) DS - OBERLAN ARAUNO DE FREITAS.pdf: 17610368 bytes, checksum: 4db39192a99ae24201180ab12d67fd6e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar as expressões na mesma sequência apresentada no modelo: Posicione o nome do autor antes do título da obra. 2. A quantidade total de folhas da obra, 132 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 92 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 130 ( 132 - 2 ). Será preciso solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 130 páginas. 3. Quanto ao Produto Educacional que está avulso, ele precisa apresentar ficha catalográfica (FC) própria, ou seja, o concluinte vai ter que solicitar pelo SAGBI uma FC individualizada, só para ele. Recomendo que a folha da FC seja colocada no PDF avulso do produto educacional depois da segunda folha, que corresponde a uma folha de rosto. Uma vez que o PDF do produto educacional ficará com 42 folhas quando a ele for acrescentada mais uma folha, será preciso solicitar pelo SAGBI uma FC com 40 páginas (42 - 2 = 40). on 2024-09-16T12:45:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Oberlan Freitas (oberlan.araujo.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-19T17:32:23Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 339091 bytes, checksum: e7cf3a17827824032bd28661c77d86ad (MD5) DS - OBERLAN ARAUNO DE FREITAS.pdf: 17909744 bytes, checksum: 398268b6d653b5c65eeee09f7737a50b (MD5) PE - OBERLAN ARAUJO DE FREITAS.pdf: 11144238 bytes, checksum: f6d9f06a6e67877a038b524cd0c87915 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-20T11:37:20Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 339091 bytes, checksum: e7cf3a17827824032bd28661c77d86ad (MD5) DS - OBERLAN ARAUNO DE FREITAS.pdf: 17909744 bytes, checksum: 398268b6d653b5c65eeee09f7737a50b (MD5) PE - OBERLAN ARAUJO DE FREITAS.pdf: 11144238 bytes, checksum: f6d9f06a6e67877a038b524cd0c87915 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-04T10:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 339091 bytes, checksum: e7cf3a17827824032bd28661c77d86ad (MD5) DS - OBERLAN ARAUNO DE FREITAS.pdf: 17909744 bytes, checksum: 398268b6d653b5c65eeee09f7737a50b (MD5) PE - OBERLAN ARAUJO DE FREITAS.pdf: 11144238 bytes, checksum: f6d9f06a6e67877a038b524cd0c87915 (MD5) Previous issue date: 2024-07-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectresolução de problemaspor
dc.subjectensino de físicapor
dc.subjectópticapor
dc.subjectefeito fotovoltaicopor
dc.subjectproblem-solvingeng
dc.subjectphysics teachingeng
dc.subjectopticseng
dc.subjectphotovoltaic effecteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA resolução de problemas e o ensino por investigação: um guia para o ensino da óptica aplicado ao efeito fotovoltaicopor
dc.title.alternativeProblem solving and inquiry-based teaching: a guide to teaching optics applied to the photovoltaic effecteng
dc.typeDissertaçãopor
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