Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5049
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ressignificando o ensino da matemática financeira através da exploração, resolução e proposição de problemas |
Autor: | Santos, Danielle Ferreira de Lima |
Primeiro orientador: | Andrade, Silvanio |
Primeiro membro da banca: | Maciel, Aníbal de Menezes |
Segundo membro da banca: | Soares, Luís Havelange |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Tiêgo dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problema no processo de ressignificação do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira na educação básica. O interesse em nos aprofundarmos nessa temática se deu pela necessidade de compreendermos de que forma nossos alunos entendem os assuntos relacionados à matemática financeira. A importância desses conhecimentos se faz necessária para qualquer cidadão, uma vez que todos precisam dominá-los para entender criticamente as relações cotidianas. Nessa pesquisa, fornecemos um contexto vinculado à realidade, no qual o aluno esteve naturalmente inserido, não limitando à simples aplicação de fórmulas de juros simples ou composto ou outros cálculos mais complexos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de acordo com (Bogdan; Bicklen, 1994). A investigação foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola Estadual na Paraíba. Como instrumento de coleta de dados, foi desenvolvida uma oficina, com atividades planejadas na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem da Matemática através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas (Andrade, 1998; 2017). Constatou-se que a partir da intervenção e de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvidos em sala de aula através da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problemas obtivemos um resultado satisfatório. Proporcionamos aos estudantes um espaço para à busca do conhecimento da Matemática Financeira e Educação Financeira, no qual pudemos provocar nos mesmos a necessidade da construção de um processo de conscientização, a autonomia, o pensamento crítico, e como aprender a lidar com finanças a partir de situações reais relacionadas com o mundo econômico-financeiro. A pesquisa também se constituiu numa grande oportunidade de avaliarmos nossa prática em sala de aula, e uma valiosa contribuição para nossa prática docente. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problema no processo de ressignificação do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira na educação básica. O interesse em nos aprofundarmos nessa temática se deu pela necessidade de compreendermos de que forma nossos alunos entendem os assuntos relacionados à matemática financeira. A importância desses conhecimentos se faz necessária para qualquer cidadão, uma vez que todos precisam dominá-los para entender criticamente as relações cotidianas. Nessa pesquisa, fornecemos um contexto vinculado à realidade, no qual o aluno esteve naturalmente inserido, não limitando à simples aplicação de fórmulas de juros simples ou composto ou outros cálculos mais complexos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de acordo com (Bogdan; Bicklen, 1994). A investigação foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola Estadual na Paraíba. Como instrumento de coleta de dados, foi desenvolvida uma oficina, com atividades planejadas na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem da Matemática através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas (Andrade, 1998; 2017). Constatou-se que a partir da intervenção e de todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvidos em sala de aula através da metodologia de Exploração, Resolução e Proposição de Problemas obtivemos um resultado satisfatório. Proporcionamos aos estudantes um espaço para à busca do conhecimento da Matemática Financeira e Educação Financeira, no qual pudemos provocar nos mesmos a necessidade da construção de um processo de conscientização, a autonomia, o pensamento crítico, e como aprender a lidar com finanças a partir de situações reais relacionadas com o mundo econômico-financeiro. A pesquisa também se constituiu numa grande oportunidade de avaliarmos nossa prática em sala de aula, e uma valiosa contribuição para nossa prática docente. Palavras-chave: matemática financeira; educação financeira; resolução de problemas; ensino-aprendizagem. ABSTRACT The present work aimed to investigate the contributions of the Exploration, Resolution and Problem Proposition methodology in the process of redefining the teaching and learning of Financial Mathematics in basic education. The interest in going deeper into this topic was due to the need to understand how our students understand matters related to financial mathematics. The importance of this knowledge is necessary for any citizen, since everyone needs to master it to critically understand everyday relationships. In this research, we provided a context linked to reality, in which the student was naturally inserted, not limited to the simple application of simple or compound interest formulas or other more complex calculations. The research is characterized as qualitative according to (BOGDAN and BICKLEN, 1994). The investigation was carried out in a 3rd grade high school class at a state school in Paraíba. As a data collection instrument, a workshop was developed, with activities planned from the perspective of the teaching-learning methodology of Mathematics through Exploration, Resolution and Proposition of Problems (ANDRADE, 1998; 2017). It was found that from the intervention and the entire teaching-learning process developed in the classroom through the Exploration, Resolution and Proposition of Problems methodology, we obtained a satisfactory result. We provide students with a space to seek knowledge of Financial Mathematics and Financial Education, in which we can provoke in ourselves the need to build a process of awareness, autonomy, critical thinking, and how to learn to deal with finance from real situations related to the economic-financial world. The survey also constituted a great opportunity to evaluate our practice in the classroom, and a valuable contribution to our teaching practice. |
Palavras-chave: | Matemática financeira Educação financeira Resolução de problemas Ensino-aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SANTOS, Danielle Ferreira de Lima. Ressignificando o ensino da matemática financeira através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2024. 103 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5049 |
Data de defesa: | 2-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Danielle Ferreira de Lima Santos.pdf | DS - Danielle Ferreira de Lima Santos | 1.57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 251.88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.