Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5040
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de geometria a partir de uma visão interdisciplinar: como cenário a fotografia arquitetônica do município de Areia-PB
Autor: Neves, José Edielson da Silva 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Rizzatti, Ivanise Maria
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: A maneira como o ensino da Matemática, mais especificamente o de Geometria, é inserido no cenário da Educação Básica faz emergir vários debates, principalmente, por parte de pesquisadores da Educação Matemática. Considerando que estamos vivendo um momento em que as ferramentas tecnológicas podem contribuir com a prática docente para dinamizar o ensino, muitos professores ainda continuam ministrando suas aulas de forma a incentivar a memorização de regras, fórmulas e procedimentos, desarticulados da realidade dos alunos. Como consequência, estes, de forma geral, apresentam desinteresse e aversão pela disciplina de Matemática. Professores buscam desenvolver diferentes metodologias de ensino, para tentar tornar as suas práticas em salas de aulas mais dinâmicas e atrativas. Nesta ótica, uma das abordagens possíveis é o ensino interdisciplinar, o qual vem se constituindo como uma forma de ver o ensino integrado. A interdisciplinaridade constitui-se como um caminho para estreitar o diálogo entre as disciplinas em torno de uma temática, promovendo a interação entre elas. O presente trabalho pôs a interagir as disciplinas de História, Português, Artes e Matemática, em torno do seguinte objetivo geral: analisar intervenção de ensino interdisciplinar, tendo a Geometria como eixo estruturador, no âmbito do cenário fotográfico da arquitetura do município de Areia-PB. Para fundamentação teórica, utilizamos as discussões sobre a Interdisciplinaridade, o Ensino de Geometria, a Cultura Visual, no âmbito do uso pedagógico da imagem fotográfica e a Visualização Matemática. A pesquisa trata de uma investigação qualitativa, de natureza exploratória, do tipo estudo de caso. A pesquisa tem como participantes alunos de uma turma do 8º ano de uma escola pública estadual, localizada no Município de Areia-PB. Como resultado, tivemos um relevante envolvimento dos alunos, expressado numa participação e interação dinâmicas, em atividades interdisciplinares, como transdisciplinares, baseado no diálogo, na valorização do conhecimento construtivo, pautado na educação do olhar matemático. O ensino numa perspectiva interdisciplinar, portanto, em nosso estudo além de ter possibilitado um ensino integrador da Matemática a diversas áreas do conhecimento, promoveu também um pensamento criativo, crítico e reflexivo nos alunos.
Abstract: The way Mathematics education, more specifically Geometry, is incorporated into the Basic Education scenario brings forth various debates, mainly from researchers in Mathematics Education. Considering that we are living in a time when technological tools can contribute to teaching practices to make education more dynamic, many teachers still conduct their classes in a way that encourages the memorization of rules, fórmulas, and procedures, detached from students realities. As a consequence, students generally exhibit disinterest and aversion to the subject of Mathematics. Teachers seek to develop different teaching methodologies to try to make their classroom practices more dynamic and attractive. From this perspective, one possible approach is interdisciplinary teaching, which has been emerging as a way to view integrated teaching. Interdisciplinarity serves as a pathway to bridge the dialogue between disciplines around a theme, promoting interaction among them. This study brought together the disciplines of History, Portuguese, Arts, and Mathematics with the following general objective: to analyze interdisciplinary teaching intervention, using Geometry as a structuring axis, within the photographic architecture scenario of the municipality of Areia-PB. For theoretical foundation, we utilized discussions on Interdisciplinarity, Geometry Teaching, Visual Culture, within the scope of the pedagogical use of photographic images, and Mathematical Visualization. The research is a qualitative investigation, of an exploratory nature, and is a case study type. The participants of the research are students from an 8th-grade class of a state public school located in the municipality of Areia-PB. As a result, we observed significant student engagement, expressed in dynamic participation and interaction in both interdisciplinary and transdisciplinary activities, based on dialogue, valuing constructive knowledge, and focusing on the education of the mathematical eye. Teaching from an interdisciplinary perspective, therefore, in our study, in addition to having enabled an integrative teaching of Mathematics to various areas of knowledge, also promoted creative, critical and reflective thinking in students.
Palavras-chave: ensino de Geometria
imagem Fotográfica
Interdisciplinaridade
geometry teaching
interdisciplinarity
photographic image
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: NEVES, José Edielson da Silva. O ensino de geometria a partir de uma visão interdisciplinar: como cenário a fotografia arquitetônica do município de Areia-PB. 2024. 143 f. Dissertação ( Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5040
Data de defesa: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - José Edielson da Silva Neves.pdfDS - José Edielson da Silva Neves8.24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD177.42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.