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Tipo do documento: Dissertação
Título: Flores que cheiram e flores que não se cheiram: reflexões sobre a dramaturgia e duas diferentes montagens teatrais de As Malditas, de Saulo Queiroz
Autor: Barros, Joelton Gomes de 
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira
Primeiro membro da banca: Moura, Monize Oliveira
Segundo membro da banca: Brito, Nayara Macedo Barbosa de
Resumo: Trata-se de uma pesquisa documental no âmbito da História do teatro da Paraíba, e que pretende inserir-se no ciclo de ações, em desenvolvimento, com o fito de registrar e preservar a memória dessa atividade, focalizando-se a obra do dramaturgo campinense Saulo Queiroz, a partir da analise-interpretação da dramaturgia e de duas montagens teatrais da obra As Malditas. Assim, propõe-se uma reflexão sobre a cena produzida em Campina Grande e João Pessoa, mediante a análise de duas encenações dessa mesma obra de dramaturgia, realizadas por dois diferentes grupos e estreadas em 1997 e 2002, respetivamente. Objetiva-se investigar as inter-relações dos agentes da cena (diretor, ator, atriz) a partir da relação texto-cena, mediante análise de documentos preservados em arquivos privados dos artistas, além dos testemunhos de sujeitos atuantes naqueles eventos, procurando registrar essa história e fomentar o debate sobre a relação texto/cena, tendo em vista refletir sobre processos de escritas ou reescritas teatrais de uma mesma dramaturgia.
Abstract: This is a documentary research within the scope of the history of theater in Paraíba, and which intends to be inserted in the cycle of actions, in development, with the aim of registering and preserving the memory of this activity, focusing on the work of the playwright Saulo Queiroz, based on the analysis-interpretation of his dramaturgy and two theatrical stagings of the play As Malditas. Thus, a reflection on the scene produced in Campina Grande and João Pessoa is proposed, through the analysis of this two stagings of the same play, performed by two different groups and premiered in 1997 and 2002, respectively. The aim is analyze the relationships between scene agents (director, actor, actress) based on the text-scene relationship, through the analysis of documents preserved in the artists' private archives, in addition to the oral testimonies of actors involved in those events, seeking to record this history and encourage debate on the text/scene relationship, with a view to reflecting on processes of theatrical writings or rewritings of the same dramaturgy.
Palavras-chave: Dramaturgia
Encenação
História do teatro
Teatro paraibano
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: BARROS, J. G. Flores que cheiram e flores que não se cheiram: reflexões sobre a dramaturgia e duas diferentes montagens teatrais de As Malditas, de Saulo Queiroz. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5030
Data de defesa: 24-Jul-2023
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

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