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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Aline Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292678851546962por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Fabíola de Araújo Leite-
dc.contributor.referee1Silva, Josevânia da-
dc.contributor.referee2Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.date.accessioned2024-07-01T13:33:51Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationALVES, Aline Diniz. Sentido e qualidade de vida de avós que cuidam dos seus netos. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5006-
dc.description.resumoO pressuposto que rege esse estudo se baseia na percepção de avós que cuidam dos netos com relação a sua qualidade de vida (que é um constructo teórico para o envelhecimento saudável) e sobre sentido de vida (como base da análise existencial para o entendimento da relação entre avós que cuidam dos netos). Busca-se então, atender a seguinte questão norteadora: Como são percebidos a qualidade de vida e o sentido de vida de avós cuidando de seus netos? Assim, foram confeccionados dois artigos com os seguintes objetivos: 1) identificar a percepção da qualidade de vida de avós que cuidam dos seus netos; 2) identificar a percepção do sentido de vida de avós que cuidam dos seus netos com base na Logoterapia e Análise Existencial. Para isto, esse estudo será apresentado na forma de dois artigos, um que se propõe a qualidade de vida, e outro, ao sentido de vida de avós que cuidam dos netos. O primeiro artigo foi intitulado “Percepção da qualidade de vida de pessoas idosas que cuidam dos seus netos”, caracterizada como uma pesquisa descritiva, transversal, com uma abordagem quantiqualitativa, e o segundo, intitulado “A relação de avosidade à luz da Logoterapia e Análise Existencial”, caracterizado como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 15 avós idosas que residiam com ao menos um neto, e que participassem das atividades diárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Taperoá/PB, ou tivessem um neto que participasse das atividades ofertadas pelo Serviço. O projeto foi submetido ao comitê de ética da Universidade Estadual da Paraíba, conforme resolução 466/12 do CNS/MS e foi aprovado sobre protocolo de n. 5.539.251. Conclui-se que, em relação a percepção de sua qualidade de vida está relacionada com o bem-estar da família, incluindo a relação de cuidado com seus netos: ao ser útil, à interação social e aos laços afetivos de avosidade que todos são atributos positivos percebidos pelas falas das avós em relação a qualidade de vida, embora apareceram também discursos que demonstrassem uma sobrecarga de tempo e recursos para a execução dos cuidados prestados aos netos. Com relação a percepção de sentido de vida e avosidade, verificouse como ato essencial ao existir humano, a preservação do pensar na unicidade de cada ser humano frente suas atitudes e vivências de vida, apontando que a avosidade dá um sentido ao viver para algo ou alguém que lhe traz objetivos existenciais para seguir emfrente, mesmo perante as perdas ou ganhos do envelhecer. A afetividade, a companhia e a alegria são substantivos essenciais que positivam o sentido de vida de avós que cuidam dos netos, frente o medo também de partir precocemente e não os ver crescer. Os limites do estudo se deram ao fato, de ter sido realizado em uma Região do Brasil, com suas especificidades sociodemográficas que podem trazer diferentes arguições perante o envelhecimento humano e a qualidade de vida, e em relação de ter sido um estudo que conseguiu uma amostragem de mulheres idosas avós, ou seja, de um público feminino. Urge, a necessidade de ampliação de aprofundamentos e estudos posteriores que elucidem o tema de avosidade e envelhecimento humano, na perspectiva da Psicologia da Saúde.por
dc.description.abstractThe assumption that governs this study is based on the perception of grandparents who care for their grandchildren regarding their quality of life (which is a theoretical construct for healthy aging) and the meaning of life (as the basis of existential analysis for understanding the relationship between grandparents who take care of their grandchildren). The aim is then to answer the following guiding question: How are the quality of life and meaning of life perceived by grandparents caring for their grandchildren? Therefore, two articles were prepared with the following objectives: 1) identify the perception of quality of life of grandparents who care for their grandchildren; 2) identify the perception of the meaning of life of grandparents who care for their grandchildren based on Logotherapy and Existential Analysis. To this end, this study will be presented in the form of two articles, one that focuses on quality of life, and the other, on the meaning of life of grandparents who care for their grandchildren. The first article was entitled “Perception of the quality of life of elderly people who care for their grandchildren”, characterized as a descriptive, cross-sectional research, with a quantitative-qualitative approach, and the second, entitled “The elderly relationship in the light of Logotherapy and Existential Analysis”, characterized as an exploratory research with a qualitative approach. The sample was made up of 15 elderly grandmothers who lived with at least one grandchild, and who participated in the daily activities of the Coexistence and Strengthening of Bonds Service (SCFV) in the city of Taperoá/PB, or had a grandchild who participated in the activities offered by the Service. The project was submitted to the Ethics Committee of Estado da Paraíba, Brasil, and was approved under protocol n. 5.539.251. It is concluded that in related to the well-beign of the family, including the relationship of care with their grandchildren: to being useful, to social interction and to the affective bonds of grandparenthood, which are all attributes positive feelings perceived by the grandmothers’ statementes in relation to quality of life, although speeches also appered that demonstrated an overload of time and resources to carry out the care provided to their grandchildren. Regarding the perception of meaning in life and ageism, it was found that an essential act forhuman existence is the preervation of thinking about thinking about the uniqueness of each human being in the face of their attitudes and life experiences, pointing out that ageism gives meaning to living for something or someone who brings you existential goals to move forward, even in the face of the losses or gains of getting older. Affection, company and joy are essential nouns that positive the meaning of life of grandparents who take care of their grandchildren, despite the fear of leaving early and not seeing them grow up. The limits of the study were due to the fact that it was carried out in a region of Brazil, with its sociodemographic specificities that can bring different arguments regarding human aging and quality of life, and in relation to having been a study that achieved a sample of elderly women, grandmothers, that is, of a female audience. There is an urgent need to expand further studies and further studies that elucidate the topic of aging and human aging, from the perspective of Health Psychology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Alves (aline.diniz.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-18T17:52:08Z No. of bitstreams: 2 DS - Aline Diniz Alves.pdf: 926772 bytes, checksum: a47c55e61cfb84182b3aa527c926545f (MD5) Termo de depósito.pdf: 357311 bytes, checksum: 64f6203e598c0d80fdf5372c3df85813 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: aline.diniz.alves@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Aline Diniz Alves Matrícula: 2021251111 Prezada senhora, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há um conjunto de regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. No que refere ao curso de Mestrado em Psicologia da Saúde, os elementos pré-textuais terão de ficar formatados de acordo com as normas da ABNT NBR, configuração recomendada pelo próprio site do curso em https://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgps/documentos/ na aba Modelo de Dissertação em formato de artigo. Portanto, essas regras se aplicam do elemento pré-textual CAPA até o elemento pré-textual SUMÁRIO. E se valem para o sumário, acabam afetando também a estrutura do corpo da obra. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. As mesmas considerações valem para os demais elementos pré-textuais. No caso da capa: O nome do autor vem antes do título da obra. Conforme se apresenta no modelo, todas as expressões ficam em caixa alta e em negrito, como nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página. O tamanho da fonte padrão é 12 para toda a dissertação, com as devidas ressalvas previstas nas normas. 02. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Elementos textuais: Da seção primária 1 INTRODUÇÃO até a seção primária 4 CAPÍTULO 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS. Elementos pós-textuais: Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) 03. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: Corrigir o alinhamento da expressão Área de concentração em relação ao teto que a antecede. No mais, todas as expressões presentes na folha de rosto do modelo tem que aparecer aqui com a mesma configuração (e na mesma ordem) tais como, por exemplo, o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página, que ficam em caixa alta. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram, com todas as letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito. O RESUMO e o ABSTRACT são iniciados em folhas separadas. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: O título SUMÁRIO deve ficar centralizado na linha com a mesma formatação do modelo, seguindo a ABNT NBR 14724:2011. Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, deixe todos os títulos das seções terciárias (aquelas do tipo 1.3.1, 1.3.2, etc) em itálico, da mesma forma como aparecem no corpo da dissertação.. Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A seção primária INTRODUÇÃO já é a primeira seção primária da dissertação. Logo, terá que vir acompanhada do numeral 1: 1 INTRODUÇÃO. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. Do que foi exposto acima, seguindo o exemplo do sumário que consta no modelo, veja como devem ficar os alinhamentos bem como sua estrutura: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. xx 2 CAPÍTULO 1 – PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE AVÓS QUE CUIDAM DOS SEUS NETOS ........................... xx 2.1 Introdução....................................................................... xx (...) xx Desse ponto em diante, basta seguir a sequência progressiva lógica de numeração das seções. (...) 4 CAPÍTULO 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................... xx REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................... xx APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B xx (...) Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 06. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 07. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 08. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 09. Em qualquer página, o texto sempre é iniciado “colado” na margem superior. Observe que na página 38 a seção primária 3 CAPÍTULO 2 – A RELAÇÃO DE … não está seguindo essa regra. Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar o início do texto correto no texto de todas as páginas. 10. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “4 CAPÍTULO 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ”, na atual página 61, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS e os apêndices, por exemplo. 11. Na atual página 62 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra.E terá que ser iniciado em página separada, como já explicado. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 12. A partir da atual página 62, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Além disso, os sobrenomes de todos os autores devem ficar em caixa alta. Exemplo; DIAS, C. M. S. B. (2022). Avosidades: teoria, pesquisa e intervenções. Alínea. 13. Na página 63, eliminar título APÊNDICES por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Além disso: Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário Cada apêndice tem que começar em página separada. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-20T16:39:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Alves (aline.diniz.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-06-09T21:43:08Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito.pdf: 357311 bytes, checksum: 64f6203e598c0d80fdf5372c3df85813 (MD5) DS - Aline Diniz Alves.pdf: 861199 bytes, checksum: 05aaf73ecff6100b40dc23139bf1ca00 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Recomenda-se que os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 02. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 8 (10 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Na atual página 65 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra com espaçamento de 1,5 em relação à primeira referência. 05. A partir da atual página 65, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 06. Depois dos ajustes propostos, haverá alteração na paginação do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. on 2024-06-10T12:12:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Alves (aline.diniz.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-06-25T16:29:06Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito.pdf: 357311 bytes, checksum: 64f6203e598c0d80fdf5372c3df85813 (MD5) DS - Aline Diniz Alves.pdf: 820476 bytes, checksum: ef2642ed0701c38260c4ad2773f6ce4b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-06-25T17:03:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito.pdf: 357311 bytes, checksum: 64f6203e598c0d80fdf5372c3df85813 (MD5) DS - Aline Diniz Alves.pdf: 820476 bytes, checksum: ef2642ed0701c38260c4ad2773f6ce4b (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectenvelhecimentopor
dc.subjectqualidade de vidapor
dc.subjectlogoterapiapor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.titleSentido e qualidade de vida de avós que cuidam dos seus netos.por
dc.typeDissertaçãopor
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