Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Sara Costa-
dc.contributor.advisor1Barros, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee2Silva, Patrícia da Cunha Gonzaga-
dc.date.accessioned2024-05-27T12:43:55Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Sara Costa. Percepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em foco. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4973-
dc.description.resumoDespertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador, assim os jogos no ensino são práticas lúdicas que estimulam a colaboração em dinâmicas no dia a dia, despertando a aprendizagem, cooperação, solidariedade, inclusão, participação efetiva, criatividade, lazer, trabalho coletivo e diálogo, possibilitando ao docente dividir com os estudantes suas metas e objetivos. Os jogos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica e prazerosa, além de demostrarem que o professor precisa buscar novas estratégias metodológicas diversificadas que despertam o interesse dos estudantes e favoreçam o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Diante desta questão, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, na práxis, as percepções a respeito da contribuição da aplicabilidade de um jogo cooperativo temático enquanto recurso didático para o estudo científico dos ésteres, tendo por base a comercialização dos produtos vendidos na feira central. Assim o jogo de tabuleiro denominado de “O Caminho dos Ésteres na Feira Central” tem um contexto histórico-cultural do Mercado Central de Campina Grande- PB, com a finalidade de ser uma ferramenta didática para auxiliar o professor, desse modo o jogo entra como um intermediário entre o professor e estudante. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Vygostky (1987), conduzindo o enfoque histórico-cultural para dentro do ensino de funções orgânicas, Huizinga (2012) com seus fundamentos sobre jogos lúdicos cooperativos dentro do contexto escolar, Kishimoto (1996) onde o lúdico auxilia no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, e Paulo Freire (1987), trazendo a importância da inclusão de temas geradores, do diálogo e da problematização. Portanto, essa pesquisa tratou-se de um estudo de caso de natureza qualitativa tendo como sujeitos participantes da pesquisa seis professores do ensino médio de escolas públicas, e como ferramenta da pesquisa teve um questionário para esses professores avaliarem a proposta de ensino apresentada. Assim sendo, a construção do jogo dispõe de um tabuleiro onde ilustra uma vista superior do conjunto de galpões, barracas e lojas da área que compreende o Mercado Central com um percurso a trilhar pelos jogadores (peões) para elaborar a demanda de uma lista de compras adquirindo produtos que possui ou são confeccionados com substâncias representativas da função orgânica éster, com o objetivo de trazer a química para o dia a dia nos estudantes, de uma forma diferenciada e dinâmica, através de uma aprendizagem ativa e colaborativa, para despertar o interesse do estudante pelo conteúdo.por
dc.description.abstractAwakening students' interest in learning has become a challenge for the educator, so games in teaching are playful practices that encourage collaboration in everyday dynamics, awakening learning, cooperation, solidarity, inclusion, effective participation, creativity, leisure, collective work and dialogue, enabling teachers to share their goals and objectives with students. Games promote meaningful learning experiences in a playful and pleasurable way, in addition to demonstrating that the teacher needs to seek new, diversified methodological strategies that arouse students' interest and promote their cognitive, motor and affective development. Faced with this issue, this research work aims to analyze, in practice, the contribution of the applicability of a thematic cooperative game as a teaching resource for the scientific study of esters, based on the commercialization of products sold at the central fair. Thus, the board game called “O Caminho dos Ésteres na Feira Central” has a historical-cultural context of the Central Market of Campina Grande- PB, with the purpose of being a teaching tool to assist the teacher, so the game serves as a intermediary between teacher and student. The research is based on educational contributions from theorists such as Vygostky (1987), taking the historical-cultural approach into the teaching of organic functions, Huizinga (2012) with his foundations on cooperative playful games within the school context, Kishimoto (1996) where play helps in the process of socialization, communication, expression and construction of knowledge, and Paulo Freire (1987), highlighting the importance of including generating themes, dialogue and problematization. Therefore, this research was a case study of a qualitative nature with six high school teachers from public schools as research subjects, and as a research tool there was a questionnaire for these teachers to evaluate the teaching proposal presented. Therefore, the construction of the game has a board that illustrates a top view of the set of warehouses, stalls and stores in the area that comprises the Central Market with a route to be followed by the players (pedestrians) to prepare the demand for a shopping list. purchasing products that have or are made with substances representing the organic ester function, with the aim of bringing chemistry into students' daily lives, in a different and dynamic way, through active and collaborative learning, to awaken students' interest student for the content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br (sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-07T15:58:18Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Sara!.pdf: 2227786 bytes, checksum: 7ea01682eff23c67b406910c452017a3 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 533847 bytes, checksum: 394a8251ced250ea55fb3285c9b9b5b6 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no produto educacional. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Sara Costa Mendonça Matrícula: 2021034302 Prezada senhora, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no produto educacional. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. Observe que o tamanho da fonte é 12 para todos os elementos da capa - o tamanho padrão a ser usado em toda a dissertação. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Sugestão de texto, seguindo a configuração do modelo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. Observe que o tamanho da fonte é 12 para todos os elementos dessa folha – o tamanho padrão a ser usado em toda a dissertação. 03. A quantidade total de folhas da obra, 110 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 109 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 108 ( 110 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 108 páginas. Solução 2: Para evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra UMA página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 111 folhas no total e a relação 111 - 2 = 109 será exatamente igual à paginação atual da FC. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Sugestão de texto, seguindo a configuração do modelo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 06. O título LISTA DE SIGLAS deve ficar escrito como LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Deixe o título APÊNDICES totalmente em caixa alta e negrito: APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO PARA A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES REFERENTE A PROPOSTA DE ENSINO SOBRE O JOGO COOPERATIVO TEMÁTICO ´´ O CAMINHO DOS ÉSTERES NA FEIRA CENTRAL – PB´´. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra na atual página 104. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 14 (16 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 11. Na atual página 91 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 12. A partir da atual página 91, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 13. Na página 104, eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 15. O produto educacional (PE) em PDF foi inspecionado. Alguns ajustes, já que ele ficou em formato de monografia: A - A quantidade total de folhas, 15 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 14 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 13 ( 15 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 13 páginas. Solução 2: Para evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra UMA página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 16 folhas no total e a relação 16 - 2 = 14 será exatamente igual à paginação atual da FC. B - A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 5 (7 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o PE terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. C - Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. D - No SUMÁRIO, renomear o título do elemento pós-textual 5 REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 15. E - Na atual página 15 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. F - Onde houver expressões do tipo “Fonte: Autoria Própria (ano)”, mude para “Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano”, assim como está no modelo para dissertação. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-07T17:16:04Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br (sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-14T21:52:11Z No. of bitstreams: 5 Dissertação Sara!.pdf: 2227786 bytes, checksum: 7ea01682eff23c67b406910c452017a3 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 533847 bytes, checksum: 394a8251ced250ea55fb3285c9b9b5b6 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2234233 bytes, checksum: 5fe7c8918c2c3632120429405f214c3e (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535739 bytes, checksum: ed0cca785388e769a913e8881674c239 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no produto educacional. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Sara Costa Mendonça Matrícula: 2021034302 Prezada senhora, boa noite. Ainda restam inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no produto educacional. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS OBS.: os apontamentos abaixo se referem ao PDF da dissertação que está com 111 folhas no total. 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, baseado na ABNT NBR 14724:2011, o que falta corrigir: Posicione a folha de aprovação logo após a ficha catalográfica. 03. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) O título da seção primária 4 tem que ficar em negrito e com caixa alta: 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 04. A partir da atual página 94, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. [...]”. OBS.: o apontamento abaixo se refere ao PDF do PE que contém 16 folhas no total. 05. O produto educacional (PE) em PDF foi inspecionado. Falta um ajuste: No SUMÁRIO, renomear o título do elemento pós-textual REFERÊNCIA para REFERÊNCIAS, que é a forma correta e é assim que está escrito na página 13. 06. Na próxima submissão, não depositar o PDF da dissertação que está com 110 folhas no total, nem o PDF do PE que está com 15 folhas no total. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-14T23:39:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br (sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-18T14:45:19Z No. of bitstreams: 5 Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2234233 bytes, checksum: 5fe7c8918c2c3632120429405f214c3e (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535739 bytes, checksum: ed0cca785388e769a913e8881674c239 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2233103 bytes, checksum: 46084616ded20b936d6e97884e031ee2 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535745 bytes, checksum: 1d1c25bab843a05b3c4011d0b05470cb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Pedimos que realize uma nova submissão, desta vez com apenas os três arquivos corretos, a dissertação que está com o cabeçalho correto, o Produto educacional que está com o sumário correto e o Termo de depósito BDTD que já está corretamente preenchido. on 2024-05-20T11:19:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br (sara.costa.mendonca@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-20T14:00:13Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2233103 bytes, checksum: 46084616ded20b936d6e97884e031ee2 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535745 bytes, checksum: 1d1c25bab843a05b3c4011d0b05470cb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-20T15:19:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2233103 bytes, checksum: 46084616ded20b936d6e97884e031ee2 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535745 bytes, checksum: 1d1c25bab843a05b3c4011d0b05470cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T12:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 545594 bytes, checksum: 8dd1fdf9112d4e2c7f537d3cc85e4cb0 (MD5) Dissertação Sara!.pdf: 2233103 bytes, checksum: 46084616ded20b936d6e97884e031ee2 (MD5) Produto educacional Sara.pdf: 535745 bytes, checksum: 1d1c25bab843a05b3c4011d0b05470cb (MD5) Previous issue date: 2024-03-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectensino de químicapor
dc.subjectjogos didáticospor
dc.subjectésterpor
dc.subject.cnpqQUIMICA::QUIMICA ORGANICApor
dc.titlePercepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em focopor
dc.title.alternativePerceptions of high school chemistry teachers regarding the themed cooperative game about esters: the Campina Grande Central fair (PB) in focuseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Sara Costa Mendonça DS - Sara Costa Mendonça 2.18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Sara Costa Mendonça PE - Sara Costa Mendonça 523.19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD532.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.