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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Rafaella Araújo Amancio de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7078747553600034por
dc.contributor.advisor1Granville-Garcia, Ana Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659139411442846por
dc.contributor.advisor-co1Firmino, Ramon Tragino-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9637418828235626por
dc.contributor.referee1Costa, Edja Maria Melo de Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0192415370217147por
dc.contributor.referee2Perazzo, Matheus de França-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203323703293348por
dc.date.accessioned2024-03-26T11:19:18Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rafaella Araújo Amancio de Lima. Autoconceito e vergonha externa em adolescentes: validação de instrumentos para o Brasil. 2024. 115 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4894-
dc.description.resumoO autoconceito pode ser considerado como um conjunto de crenças que as pessoas possuem a respeito de si. Já a vergonha é uma emoção profunda, complexa e autoconsciente que aparece por volta dos dois anos de idade, exigindo uma consciência sobre si e as relações interpessoais. Este estudo tem como principal objetivo validar os instrumentos Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCSV1-6) e Other as Shamer Scale (OAS) para a língua portuguesa do Brasil, assim como testar as suas propriedades psicométricas. Foi desenvolvido um estudo metodológico realizado em duas etapas, sendo a primeira a adaptação transcultural dos questionários. Na segunda etapa foram testadas as propriedades psicométricas das versões brasileiras (BR-PHCSCS e B-OAS) em uma amostra de 325 adolescentes escolares de 12 a 18 anos de duas cidades do Nordeste brasileiro. As propriedades psicométricas dos instrumentos BR-PHCSCS e B-OAS analisadas consistiram na consistência interna (Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald), reprodutibilidade (reaplicação dos instrumentos após sete dias - coeficiente de correlação intraclasse [CCI]), validade convergente (correlação com a escala de depressão, ansiedade e estresse [DASS-21]), validade discriminante (associação com variáveis sociodemográficas), validade preditiva (associação com cárie dentária e aspectos oclusais) e validade fatorial (análise fatorial exploratória [AFE] e confirmatória [AFC]). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual da Paraíba (CAAE: 60413722.0.0000.5187). Os dados foram analisados descritivamente e pelos testes de Mann-Whitney, Kruskal Wallis, Correlação de Spearman, AFE e AFC (α=5). Os instrumentos BR-PHCSCS e B-OAS apresentaram, respectivamente, consistência interna (Alfa de Cronbach = .79 e .91 e Ômega de McDonald = .78 e .91) e reprodutibilidade satisfatórias (CCI = 0.97 e 0.96), bem como validade convergente (rs= -0,575, p<0,001; rs=0,663 p<0,001). Houve associação estatisticamente significativa entre os escores do BR-PHCSCS e o tipo de escola (p=0,033), quantidade de filhos (p=0,027), escolaridade do responsável (p=0,008) e com a renda mensal (p=0,018) (validade discriminante). Os escores do B-OAS foram significativamente maiores em adolescentes do sexo feminino (p=0,003) e com renda mensal de até um salário mínimo (p=0,025) (validade discriminante). Não houve associação significativa entre os escores dos instrumentos com a cárie dentária, aspectos oclusais e necessidade de tratamento ortodôntico. A AFE sugeriu uma estrutura unifatorial para a B-OAS, (41,6% da variância explicada), que foi confirmada pela AFC (X2= 345,504, df=135, CFI= 0,096, TLI= 0,893, RMSEA= 0,069 e SRMR= 0,048). O BR-PHCSCS apresentou estrutura fatorial multidimensional, com seis fatores, explicando 45,3% da variância. Os instrumentos apresentaram propriedades psicométricas satisfatórias para o grupo de adolescentes brasileiros estudados, e apesar de não estarem associados às condições bucais analisadas, podem ser utilizados de forma confiável para outras situações que remetam a vergonha externa e autoconceito.por
dc.description.abstractSelf-concept can be considered a set of beliefs that individuals hold about themselves. Shame, on the other hand, is a profound, complex, and self-conscious emotion that emerges around the age of two, requiring self-awareness and an understanding of interpersonal relationships. This study's main objective is to validate the Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCSV1-6) and Other as Shamer Scale (OAS) instruments for Brazilian Portuguese and test their psychometric properties. A methodological study was developed in two stages, with the first being the transcultural adaptation of the questionnaires. In the second stage, the psychometric properties of the Brazilian versions (BR-PHCSCS and B-OAS) were tested on a sample of 325 school adolescents aged 12 to 18 from two cities in Northeast Brazil. Psychometric properties of the BR-PHCSCS and B-OAS instruments were analyzed, including internal consistency (Cronbach's Alpha and McDonald's Omega), reproducibility (instrument reapplication after seven days - intraclass correlation coefficient [ICC]), convergent validity (correlation with the Depression, Anxiety, and Stress Scale [DASS-21]), discriminant validity (association with sociodemographic variables), predictive validity (association with dental caries and occlusal aspects), and factorial validity (exploratory [EFA] and confirmatory factor analysis [CFA]). The study was approved by the Research Ethics Committee with Human Beings of the State University of Paraíba (CAAE: 60413722.0.0000.5187). Data were analyzed descriptively and using Mann-Whitney, Kruskal Wallis, Spearman's Correlation, EFA, and CFA tests (α=5). The BR-PHCSCS and B-OAS instruments showed satisfactory internal consistency (Cronbach's Alpha = .79 and .91 and McDonald's Omega = .78 and .91) and reproducibility (ICC = 0.97 and 0.96), as well as convergent validity (rs= -0.575, p<0.001; rs=0.663 p<0.001). There was a statistically significant association between BR-PHCSCS scores and the type of school (p=0.033), number of children (p=0.027), caregiver's education level (p=0.008), and monthly income (p=0.018) (discriminant validity). B-OAS scores were significantly higher in female adolescents (p=0.003) and those with a monthly income of up to one minimum wage (p=0.025) (discriminant validity). There was no significant association between instrument scores and dental caries, occlusal aspects, and the need for orthodontic treatment. EFA suggested a unifactorial structure for B-OAS (41.6% of explained variance), confirmed by CFA (X2= 345.504, df=135, CFI= 0.096, TLI= 0.893, RMSEA= 0.069, and SRMR= 0.048). BR-PHCSCS showed a multidimensional factorial structure with six factors explaining 45.3% of the variance. The instruments demonstrated satisfactory psychometric properties for the group of Brazilian adolescents studied, and despite not being associated with the analyzed oral conditions, they can be reliably used for other situations related to external shame and self-concept.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafaella Medeiros (rafaella.araujo.amancio.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-14T13:36:13Z No. of bitstreams: 2 DS-RAFAELLA ARAÚJO AMANCIO DE LIMA MEDEIROS.pdf: 1924319 bytes, checksum: 6536637066baac6469b7f96e765ea99f (MD5) Termo de Depósito BDTD..pdf: 63516 bytes, checksum: efd0e3133d5ab634fd57303eb87ba1d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: rafaella.araujo.amancio.lima@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Rafaella Araújo Amancio de Lima Medeiros Matrícula: 2021061106 Prezada senhora, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ser os mesmos utilizados no sumário, inclusive com seus respectivos indicativos numéricos de seção. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Seguindo essa norma, observe que na página 77 o título da seção primária deveria ser 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, e não 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS. Aproveite esse momento de correção e execute uma varredura em todos os títulos no corpo da obra para checar se a correspondência com os correspondentes títulos no sumário está mantida. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-03-14T15:55:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafaella Medeiros (rafaella.araujo.amancio.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-14T21:30:31Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 63516 bytes, checksum: efd0e3133d5ab634fd57303eb87ba1d6 (MD5) DS-RAFAELLA ARAÚJO AMANCIO DE LIMA MEDEIROS.pdf: 1925016 bytes, checksum: 1f305a4317cc54569c460babb2fcb902 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-03-14T21:53:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 63516 bytes, checksum: efd0e3133d5ab634fd57303eb87ba1d6 (MD5) DS-RAFAELLA ARAÚJO AMANCIO DE LIMA MEDEIROS.pdf: 1925016 bytes, checksum: 1f305a4317cc54569c460babb2fcb902 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-26T11:19:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD..pdf: 63516 bytes, checksum: efd0e3133d5ab634fd57303eb87ba1d6 (MD5) DS-RAFAELLA ARAÚJO AMANCIO DE LIMA MEDEIROS.pdf: 1925016 bytes, checksum: 1f305a4317cc54569c460babb2fcb902 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEstudo de validaçãopor
dc.subjectConfiabilidadepor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectEpidemiologiapor
dc.subjectVergonhapor
dc.subjectvalidation studyeng
dc.subjectreproducibility of resultseng
dc.subjectepidemiologyeng
dc.subjectshameeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titleAutoconceito e vergonha externa em adolescentes: validação de instrumentos para o Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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