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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Michael da-
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.referee2Araújo, Thiago Silva-
dc.date.accessioned2024-03-12T14:23:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationSilva, Michael da. Estudo do campo magnético: uma proposta didática utilizando hardware opensource/arduino no ensino de Física. 2024. 82 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4892-
dc.description.resumoFerramentas tecnológicas foram introduzidas no Ensino de Física há um bom tempo. Dentre as vantagens, as pesquisas apontam a proximidade com o atual ambiente da sociedade, imersa em tecnologia. Por outro lado, ainda é um desafio, principalmente em relação à formação dos professores, o uso cotidiano desses recursos em sala de aula. Em busca de oferecer ferramentas tecnológicas que os professores utilizem em sala de aula, este trabalho emprega a plataforma Arduino no estudo do conceito de campo magnético. Para auxiliar nessa prática desenvolvemos uma sequência didática com a utilização da plataforma Arduino para auxiliar na medição do campo magnético. Em conjunto com o protótipo, elaboramos uma sequência de ensino baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). Ao longo da sequência inserimos vídeos ilustrativos e atividades experimentais na busca por aproximar a turma de uma metodologia investigativa. A sequência de ensino foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio em escolas privadas. Houve participação ativa dos alunos, tentando elaborar os experimentos e investigar fenômenos envolvendo campo magnético. A criação de atividades investigativas, onde os alunos se tornam mais independentes para solucionar e trazer suas conclusões, foi o principal desafio do desenvolvimento da sequência em sala. No entanto, podemos concluir que houve mudanças na sala de aula, com alunos interagindo bastante entre si, revendo erros e contradições e construindo conhecimento sobre o conceito estudado. Quanto à experiência docente, identificamos uma nova forma de trabalhar atividades experimentais e refletimos sobre nossa prática, intenções principais da realização e finalização desta dissertação e do produto associado.por
dc.description.abstractTechnological tools were introduced into physics teaching a long time ago. Among the advantages, research points to the proximity to the current environment of society, immersed in technology. On the other hand, the daily use of these resources in the classroom is still a challenge, especially in terms of teacher training. In an effort to provide technological tools for teachers to use in the classroom, this work uses the Arduino platform to study the concept of magnetic fields. To help with this, we developed a prototype using the Arduino platform to help measure the magnetic field. Together with the prototype, we developed a teaching sequence based on the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1990). Throughout the sequence we inserted illustrative videos and experimental activities in an attempt to bring the class closer to an investigative methodology. The teaching sequence was developed with third-year high school students, in parallel, in two private schools. The students took an active part in both schools, trying to devise experiments and investigate phenomena involving magnetic fields. The creation of investigative activities, where students become more independent in solving problems and drawing their own conclusions, was the main challenge in developing the sequence in the classroom. However, we can conclude that there were changes in the classroom, with students interacting a lot with each other, reviewing errors and contradictions and building knowledge about the concept studied. As for the teaching experience, we identified a new way of working with experimental activities and reflected on our practice, the main intentions behind carrying out and finalizing this dissertation and the associated product.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Michael Silva (michaelfisica@gmail.com) on 2024-02-19T20:02:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Michael Silva 2023.pdf: 2048358 bytes, checksum: 86eb9f63eddec59dcf9cabad2cc6819d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: michaelfisica@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Michel da Silva Matrícula: 2023271104 Prezado senhor, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA 02. Com a eliminação de uma folha em branco, a quantidade total de folhas da obra, 85 folhas, ficará em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 82 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 83 ( 85 - 2 ). Solução : Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 83 páginas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 04. Elimine a folha em branco que vem logo após a página da LISTA DE ILUSTRAÇÕES. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Está faltando incluir no sumário todos os apêndices. O correto seria: APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM APÊNDICE B – CÓDIGO ARDUINO MEGA APÊNDICE C – PRODUTO EDUCACIONAL O título APÊNDICE C – PRODUTO EDUCACIONAL deve aparecer no topo da página 62, já que se trata do nome do próprio apêndice. 06. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Com a eliminação de uma folha em branco, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 10 (12 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 07. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 08. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 09. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 10. O Termo de depósito BDTD está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Se achar necessário, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente (válido entre os dias 1 a 23 de fevereiro de 2024): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-02-20T16:03:32Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Michael Silva (michaelfisica@gmail.com) on 2024-03-01T18:48:47Z No. of bitstreams: 2 DS - Michael Silva.pdf: 1969833 bytes, checksum: a8e5d1b930f6533fee27c5f6c0a933d5 (MD5) Termo de Deposito BDTD.pdf: 228647 bytes, checksum: 059382792249f971df95b193ce3bdd87 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-03-01T23:05:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Michael Silva.pdf: 1969833 bytes, checksum: a8e5d1b930f6533fee27c5f6c0a933d5 (MD5) Termo de Deposito BDTD.pdf: 228647 bytes, checksum: 059382792249f971df95b193ce3bdd87 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T14:23:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Michael Silva.pdf: 1969833 bytes, checksum: a8e5d1b930f6533fee27c5f6c0a933d5 (MD5) Termo de Deposito BDTD.pdf: 228647 bytes, checksum: 059382792249f971df95b193ce3bdd87 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectCampo magnéticopor
dc.subjectPlataforma Arduinopor
dc.subjectTrês momentos pedagógicospor
dc.subjectAbordagem investigativapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleEstudo do campo magnético: uma proposta didática utilizando hardware opensource/arduino no ensino de Físicapor
dc.typeDissertaçãopor
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