Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMélo, Anna Karla Borba de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2509361985991517por
dc.contributor.advisor1Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576por
dc.contributor.referee1Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576por
dc.contributor.referee2Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832por
dc.contributor.referee3Soares, Luiz Havelange-
dc.date.accessioned2024-01-04T13:24:53Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationMÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841-
dc.description.resumoO uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.por
dc.description.abstractThe use of images as a teaching resource has become a field of interest for teachers and researchers. Nowadays, textbooks often contain images, including photographs, considering this instrument's importance in contemporary society, and use them with diverse purposes that need to be analyzed in terms of the function they perform. More recently, the use of digital technology in editing images for teaching Mathematics has emerged as a possibility in classroom work. The present research addresses the articulation of these two themes and has the general objective: to investigate the use of photographic images that have been altered through digital technology contained in Mathematics textbooks, in the context of the dialogue between Visual Culture and Mathematical Visualization. Based on Flores (2010) and other researchers, we justified ourselves and carried out qualitative, exploratory, and bibliographical research. As a result, we highlighted the relevance of photographic images with digital markings, mediating the construction of mathematical concepts, especially in teaching geometry, although other images have only the illustrative function and others would better be removed. We suggested other research ideas, teacher training possibilities, and classroom practices that could be carried out based on the findings of this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Melo (anna.melo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-07T13:47:30Z No. of bitstreams: 2 DS-ANNA KARLA BORBA DE MÉLO.pdf: 2291685 bytes, checksum: a099b0fbe6cde8de323a4101a597d848 (MD5) Termo de Depósito BDTD ..pdf: 53145 bytes, checksum: 0da2fa3a60a872069ec5a6dd364e63ec (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar todas as expressões em caixa alta, incluindo a expressão CAMPINA GRANDE / ANO. 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: - Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. 03. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. 04. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: - A paginação dos títulos no SUMÁRIO não está de acordo com a posição no corpo da obra. - Renomear o elemento pós-textual “6. REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. - O título do anexo terá a seguinte configuração, Exemplo: ANEXO A – TÍTULO DO ANEXO A. - Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar o mesmo ajuste no corpo da obra. 05. Na LISTA DE FIGURAS, a paginação dos títulos no não está de acordo com a posição no corpo da obra. 06. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte superior título, já a fonte é sempre inserida na parte inferior. - Na página 65, uma figura não está apresentando nem título nem fonte. on 2023-12-11T13:32:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Melo (anna.melo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-12T03:07:05Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD ..pdf: 53145 bytes, checksum: 0da2fa3a60a872069ec5a6dd364e63ec (MD5) DS-ANNA KARLA BORBA DE MÉLO.pdf: 2221361 bytes, checksum: 00f9b00ef48706fb0c0b5c3eb1a84485 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2023-12-12T10:48:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD ..pdf: 53145 bytes, checksum: 0da2fa3a60a872069ec5a6dd364e63ec (MD5) DS-ANNA KARLA BORBA DE MÉLO.pdf: 2221361 bytes, checksum: 00f9b00ef48706fb0c0b5c3eb1a84485 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-04T13:24:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD ..pdf: 53145 bytes, checksum: 0da2fa3a60a872069ec5a6dd364e63ec (MD5) DS-ANNA KARLA BORBA DE MÉLO.pdf: 2221361 bytes, checksum: 00f9b00ef48706fb0c0b5c3eb1a84485 (MD5) Previous issue date: 2023-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjecttecnologias digitaispor
dc.subjectensino de matemáticapor
dc.subjectimagem fotográficapor
dc.subjectdigital technologieseng
dc.subjectteaching mathematicseng
dc.subjectphotographic imageeng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleImagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Anna Karla Borba de MéloDS - Anna Karla Borba de Mélo2.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD51.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.