Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Daniely Maria Oliveira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3746520638439073 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Alessandro Frederico da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Paula Bispo da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0263132634838418 | por |
dc.contributor.referee2 | Brito, Nayara Macedo Barbosa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7520909340905274 | por |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T13:14:42Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniely Maria Oliveira da. Harmonices mundi: A relação entre ciência e música através do teatro de bonecos. 2023. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4773 | - |
dc.description.resumo | São diversas as dificuldades vivenciadas nas escolas de educação básica, sejam relacionadas à evasão escolar, seja às dificuldades em relação aos conteúdos ministrados. No entanto, ao olharmos para o ensino de Ciências, principalmente Física, deparamo-nos ainda com um formalismo, sendo necessário encontrarmos caminhos para tornar o conhecimento mais atraente para os estudantes. Alguns autores defendem o teatro como uma forma de relacionar ciência e arte, gerando uma articulação de áreas consideradas distintas. A divulgação científica é uma área de pesquisa em crescimento e diversificação, a fim de estabelecer uma ponte nessa relação e, dentro do âmbito escolar, ela acaba por gerar uma maior aceitação pelos estudantes sobre temas e conteúdos que, por vezes, são considerados desinteressantes. Neste trabalho de dissertação, trazemos reflexões acerca da relação entre Ciência e Arte, bem como do teatro como instrumento de Divulgação Científica. Apresentamos também o teatro de formas animadas como um desafio do fazer pedagógico do docente em sala de aula para abordar temas científicos. Além disso, discorremos sobre algumas produções cênicas que discutem temas da ciência, e narramos a história dos primeiros estudos relacionando a ciência e a música na Antiguidade, perpassando pelo Renascimento, até as ideias de Johannes Kepler sobre o Harmonices Mundi. Diante disso, apresentamos como produto educacional uma proposta de utilização do teatro de bonecos de vara, com o intuito de apresentar as ideias trazidas na narrativa histórica, para que docentes de Física da educação básica possam aplicá-lo em suas salas de aula. Para isso, elaboramos um texto dramatúrgico, um material de apoio e um vídeo-tutorial com indicações para o docente confeccionar o referido teatro com seus estudantes no âmbito escolar. De modo geral, os resultados obtidos neste trabalho de investigação demonstram que a relação entre ciência e arte, por meio do teatro, é uma possibilidade de divulgar assuntos sobre a Ciência que ainda não foram abordados na escola. Ao analisarmos as perspectivas das professoras sobre a ação desenvolvida em suas salas de aula, elas nos trazem apontamentos que demonstram que essa relação através do teatro é uma proposta atrativa para abordar a ciência, apontando-a como positiva | por |
dc.description.abstract | There are several difficulties experienced in basic education schools, whether related to school dropout or difficulties in relation to the taught content. However, when we look at the teaching of Science, especially Physics, we still encounter a formalism, making it necessary to find ways to make knowledge more attractive to students. Some authors defend theater as a way to relate science and art, creating a connection between distinct areas. Scientific dissemination is a growing and diversifying research area aimed at establishing a bridge in this relationship, and within the school context, it ultimately generates greater acceptance by students of topics and content that are sometimes considered uninteresting. In this dissertation, we bring reflections on the relationship between Science and Art, as well as theater as a tool for Scientific Dissemination. We also present theater of animated forms as a challenge in the pedagogical practice of teachers in the classroom when addressing scientific topics. Additionally, we discuss some theatrical productions that explore scientific themes and narrate the history of the first studies linking science and music in Antiquity, spanning the Renaissance to Johannes Kepler's ideas on Harmonices Mundi. In light of this, we present an educational product proposal for the use of rod puppet theater, aiming to present the ideas conveyed in the historical narrative so that basic education Physics teachers can implement it in their classrooms. To achieve this, we have developed a dramatic text, supporting materials, and a video tutorial with instructions for teachers to create the mentioned theater with their students in the school environment. Overall, the results obtained in this research work demonstrate that the relationship between science and art through theater is a means to disseminate topics about Science that have not yet been addressed in schools. When analyzing the perspectives of the teachers regarding the action carried out in their classrooms, they provide us with insights that show that this relationship through theater is an attractive proposal for approaching science, highlighting its positive aspects. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniely Silva (daniely.oliveira@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-22T21:32:42Z No. of bitstreams: 3 DS - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 3498528 bytes, checksum: a47c8d3f854d751d2fc7cc4b61df0e9b (MD5) PE - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 1923988 bytes, checksum: eb6372b6412155fb2eca580104437320 (MD5) Termo de Depósito BDTD - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 135349 bytes, checksum: 9a3562ef1950ce6a3d55d641d726669c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-09-25T10:54:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 3498528 bytes, checksum: a47c8d3f854d751d2fc7cc4b61df0e9b (MD5) PE - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 1923988 bytes, checksum: eb6372b6412155fb2eca580104437320 (MD5) Termo de Depósito BDTD - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 135349 bytes, checksum: 9a3562ef1950ce6a3d55d641d726669c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-04T13:14:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 3498528 bytes, checksum: a47c8d3f854d751d2fc7cc4b61df0e9b (MD5) PE - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 1923988 bytes, checksum: eb6372b6412155fb2eca580104437320 (MD5) Termo de Depósito BDTD - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf: 135349 bytes, checksum: 9a3562ef1950ce6a3d55d641d726669c (MD5) Previous issue date: 2023-07-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Theater | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.subject.cnpq | OUTROS | por |
dc.title | Harmonices mundi: A relação entre ciência e música através do teatro de bonecos | por |
dc.title.alternative | Harmonices mundi: The relationship between science and music through puppet theater | eng |
dc.title.alternative | Harmonices mundi: La relación entre ciencia y música a través del teatro de marionetas | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf | DS - Daniely Maria Oliveira da Silva | 3.42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf | PE - Daniely Maria Oliveira da Silva | 1.88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD - Daniely Maria Oliveira da Silva.pdf | Termo de Depósito BDTD | 132.18 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.