Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fábia Vitória Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040866521483378por
dc.contributor.advisor1Melo, Josandra Araújo Barreto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903por
dc.contributor.referee1Aragão, Patrícia Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee2Alves, Cícera Cecília Esmeraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807por
dc.date.accessioned2023-09-28T14:06:18Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, F. V. N. O lugar da temática ambiental nas aulas de Geografia do ensino médio: Dos PCNs à BNCC. 2023. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4751-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consistiu em analisar o tratamento atribuído à temática ambiental dentro da proposta curricular da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, segundo a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, de modo que pudéssemos partir da técnica de pesquisa de natureza qualitativa e documental, buscando investigar a forma como o currículo definido pelas instâncias superiores regulamentadoras do ensino, permite que o professor trabalhe a questão ambiental em sala de aula e que resultados expressivos podem ser esperados, diante do que se exige para a educação contemporânea e um ensino de Geografia que possibilite a construção do raciocínio espacial. Focando nas contradições do que é e o que deveria ser trabalhado em sala de aula, dialogamos sobre as propostas para o currículo, as possibilidades e as interferências sofridas pelos meios social, político, econômico, cultural, entre outros, na educação. Em auxílio a este estudo, fez-se necessário abrir um leque de conhecimentos acerca do currículo oferecido para o Ensino Médio, bem como dos seus significados e ideologias. Sendo assim, foi preciso investigar as dificuldades, especialmente no que se refere às mudanças impostas pela BNCC e o Novo Ensino Médio, impactados pela influência neoliberal, que atuam diretamente na formação de professores, no livro didático e no ensino da Geografia dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Em virtude disto, foi necessário dedicarmos uma atenção especial à análise da coleção de livros didáticos Moderna Plus, 2020, utilizados pelos professores do Estado da Paraíba e sua proposta curricular sobre as questões ambientais. Em resposta à pesquisa elaborada, desenvolvemos um produto final em forma de Aplicativo, trazendo um guia didático com sequências didáticas sobre temas ambientais e um suporte com textos, vídeos, músicas, que possam auxiliar os docentes no debate em sala de aula sobre temas relativos ao meio ambiente. Diante do exposto, esperamos que esta pesquisa possa contribuir com futuros leitores, que por ventura se interessem pelo assunto em pauta, de modo que este possa também se tornar um passo inicial para outras construções teóricas que analisem a temática ambiental no currículo de Geografia, no contexto das mudanças promovidas pela BNCC.por
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the treatment attributed to the environmental theme within the curricular proposal of the area of Applied Human and Social Sciences, according to the National Common Curricular Base for High School. So that we could, from the research technique of qualitative and documentary nature, investigate how the curriculum defined by the higher regulatory instances of teaching allows the teacher to work on the environmental issue in the classroom and that expressive results can be expected in the face of what is required for contemporary education and a teaching of Geography that enables the construction of spatial reasoning. Focusing on the contradictions of what is and what should be worked in the classroom, we dialogue about the proposals for the curriculum, the possibilities and the interferences suffered by the social, political, economic, cultural, among others, in education. In aid of this study, it was necessary to open a range of knowledge about the curriculum offered for high school, as well as its meanings and ideologies. Thus, it was necessary to investigate the difficulties, especially with regard to the changes imposed by the BNCC and the New High School, impacted by the neoliberal influence, which act directly in the training of teachers, in the textbook and in the teaching of Geography within the area of Applied Human and Social Sciences. Because of this, it was necessary to devote special attention to the analysis of the collection of textbooks Moderna Plus, 2020, used by teachers in the State of Paraíba and its curricular proposal on environmental issues. In response to the research elaborated, we developed a final product in the form of an Application, bringing a didactic guide with didactic sequences on environmental themes and a support with texts, videos, music, which can assist teachers in the debate in the classroom on topics related to the environment. Given the above, we hope that this research can contribute to future readers, who may be interested in the subject at hand, so that it can also become an initial step for other theoretical constructions that analyze the environmental theme in the Geography curriculum, in the context of the changes promoted by BNCC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabia Nascimento (fabia.vitoria.medeiros@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-22T13:17:37Z No. of bitstreams: 2 O LUGAR DA TEMÁTICA AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DOS PCNs À BNCC.pdf: 4174877 bytes, checksum: ab3ab802ca86baca4fc31e292dcb5411 (MD5) Termo de depósito da dissertação BDTD.pdf: 1339013 bytes, checksum: 377d2603d3a191c0fb0f58ad9abfc2a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2023-09-22T13:37:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O LUGAR DA TEMÁTICA AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DOS PCNs À BNCC.pdf: 4174877 bytes, checksum: ab3ab802ca86baca4fc31e292dcb5411 (MD5) Termo de depósito da dissertação BDTD.pdf: 1339013 bytes, checksum: 377d2603d3a191c0fb0f58ad9abfc2a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-28T14:06:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O LUGAR DA TEMÁTICA AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DOS PCNs À BNCC.pdf: 4174877 bytes, checksum: ab3ab802ca86baca4fc31e292dcb5411 (MD5) Termo de depósito da dissertação BDTD.pdf: 1339013 bytes, checksum: 377d2603d3a191c0fb0f58ad9abfc2a6 (MD5) Previous issue date: 2023-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleO lugar da temática ambiental nas aulas de Geografia do ensino médio: Dos PCNs à BNCCpor
dc.title.alternativeThe place of environmental themes in high school Geography classes: From PCNs to BNCCeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Fábia Vitória Nascimento SilvaDS - Fábia Vitória Nascimento Silva4.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD1.31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.