Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4683
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de polígonos: proposta metodológica a partir do origami |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Polygons: methodological proposal based on origami |
Autor: | Farias, Ellen Marques de |
Primeiro orientador: | Santiago, Zélia Maria de Arruda |
Primeiro membro da banca: | Santos, William de Souza |
Segundo membro da banca: | Aragão, Patrícia Cristina de |
Resumo: | A concepção de que a aprendizagem da matemática se destina a pessoas com habilidades cognitivas específicas em detrimento de outras menos dotadas, resulta de preconceitos construídos no ambiente escolar. Para desmistificar essa ideia, trabalhamos uma proposta metodológica voltada ao conteúdo polígonos por meio do origami, ao analisar o desempenho de alunos do 7º ano, no que se refere a aprendizagem do conteúdo polígonos ao relacioná-los à construção de diferentes formas do Origami. Ao observar o desempenho da aprendizagem dos alunos fundado na realização desta proposta, intentamos contribuir tanto com a metodologia do professor ao ensinar este conteúdo, quanto com a aprendizagem do aluno. O desempenho do aluno no conteúdo de matemática, muitas vezes, associa-se à metodologia utilizada pelos professores, por isso o motivo de apresentar aos docentes leitores desta pesquisa, uma maneira diferenciada de explanar o conteúdo da matemática, a fim de amenizar níveis de complexidade no aprendizado do aluno instituídas pela escola e sociedade. As discussões desta pesquisa estão fundamentadas abordagem qualitativa com dados coletados por meio de questionários, planejamento e realização da proposta focada na relação entre a construção de origami, o ensino dos polígonos e a aprendizagem dos alunos. Percebemos que a utilização do origami na sala de aula contribuiu na melhoria da aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos, cuja contribuição pode ser estendida a outros conteúdos da matemática, quanto ao desenvolvimento de habilidades sócio cognitivas necessárias ao aprendizado da matemática. Palavras-chave: ensino fundamental II; geometria; origami; polígonos. |
Abstract: | The notion that learning mathematics is only intended for individuals with specific cognitive abilities and not for those who are less gifted is a result of prejudices constructed within the school environment. To demystify this idea, we worked on a methodological proposal focused on the content of Polygons through origami, analyzing the performance of 7th-grade students in learning Polygon content by relating it to the construction of different forms of Origami. By observing the performance of students' learning based on this proposal, we aimed to contribute to both the teacher's methodology in teaching this content and the student's learning. The student's performance in mathematics content is often associated with the methodology used by teachers, which is why we present to the teacher readers of this research a differentiated way of explaining mathematics content in order to alleviate levels of complexity in learning established by the school and society. The discussions of this research are based on a qualitative approach with data collected through questionnaires, planning, and implementation of the proposal focused on the relationship between the construction of origami, teaching of Polygons, and student learning. We observed that the use of origami in the classroom contributed to the improvement of student learning in the content, whose contribution can be extended to other mathematics content, as well as the development of socio-cognitive skills necessary for learning mathematics. Keywords: middle school; geometry; origami; polygons. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Ensino de matemática Geometria Origami |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | FARIAS, Ellen Marques de. Ensino de polígonos: proposta metodológica a partir do origami. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4683 |
Data de defesa: | 29-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito BDTD | 77.84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
DS - Ellen Marques de Farias.pdf | DS - Ellen Marques de Farias | 3.51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.