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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4651
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gamificação no ensino de Biologia: Aprendizagem participativa em aulas remotas |
Autor: | Queiroz, Márcia Albuquerque |
Primeiro orientador: | Santiago, Zélia Maria de Arruda |
Primeiro membro da banca: | Correia, Karina Guedes |
Segundo membro da banca: | Braga, Diana Sampaio |
Resumo: | As tecnologias educacionais tiveram visibilidade no ensino remoto com a pandemia, período em que professores e alunos foram impulsionados a acessarem os meios digitais. Esta pesquisa objetivou analisar o desempenho de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio, tomando-se como referência a sua participação em metodologias com uso da “Gamificação” em aulas remotas no ensino de Biologia. Com este foco indagamos se as metodologias ativas quando inseridas no ensino remoto de Biologia, podem favorecer maior participação na aprendizagem dos alunos em aulas remotas? A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva. Os participantes da pesquisa foram alunos da 2° série do ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Areial–PB, a qual realizou-se de forma online em momentos síncronos e assíncronos. Para a coleta dos dados utilizamos a entrevista com a professora de Biologia, além de capturas de telas, gravação das aulas remotas com permissão dos participantes, questionários com feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada na revisão do conteúdo (Diversidade animal I, II, III e IV), anotações e observações. Baseamos as discussões dos dados nos estudos de Moran (2018) e Bacich (2015). No decorrer da pesquisa utilizamos, além das tecnologias habituais do ensino remoto, as plataformas digitais gratuitas para o desenvolvimento dos jogos e revisão dos conteúdos abordados. Percebemos que o uso de metodologias ativas voltadas a gamificação favoreceu a aprendizagem dos alunos antes desmotivados, aumentando sua atenção, ludicidade, engajamento, participação, fazendo que o educando seja protagonista de sua aprendizagem por ter uma maior interação com seus colegas e professor, mesmo diante da realidade do ensino remoto emergencial. |
Abstract: | Educational technologies had visibility in remote teaching with the pandemic, a period in which teachers and students were driven to access digital media. This research aimed to analyze the learning performance of students in High School, taking as a reference their participation in methodologies with the use of "Gamification" in remote classes in Biology teaching. With this focus, we ask whether active methodologies, when inserted in remote teaching of Biology, can favor greater participation in student learning in remote classes? The research had a qualitative character with an exploratory and descriptive approach. The research participants were students in the 2nd grade of high school at a public school located in the municipality of Areial-PB, which was carried out online in synchronous and asynchronous moments. For data collection, we used an interview with the Biology teacher, in addition to screen captures, recording of remote classes with the permission of the participants, questionnaires with student feedback on the methodology used in the content review (Animal Diversity I, II, III and IV), notes and observations. We based the data discussions on studies by Moran (2018) and Bacich (2015). In the course of the research, in addition to the usual technologies of remote teaching, we used free digital platforms for the development of games and review of the contents covered. We noticed that the use of active methodologies aimed at gamification favored the learning of previously unmotivated students, increasing their self-esteem, autonomy and self-confidence, making the student the protagonist of their learning by having greater interaction with their colleagues and teacher, even in the face of reality. of emergency remote teaching. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Ensino-aprendizagem Gamificação Ensino de Biologia Gamification Biology teaching Active methodologies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | QUEIROZ, Márcia Albuquerque. Gamificação no ensino de Biologia: Aprendizagem participativa em aulas remotas. 2023. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4651 |
Data de defesa: | 26-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
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DS - Marcia Albuquerque Queiroz | DS - Marcia Albuquerque Queiroz | 1.32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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