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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Maria Josely dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427511518912883por
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee1Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2Costa, Maria Suely da-
dc.date.accessioned2023-05-04T12:57:58Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationFerreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617-
dc.description.resumoDespertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação.por
dc.description.abstractAwakening interest in Reading and promoting literacy Reading experiences in the classroom, that they are well received by students, is a challenge that schools have faced for a long time. There are several difficulties encountered When developing projects aimed at this purpose. Aware of the importance of the contribution that literature can bring to the student, and later, active Citizen in Society, we propose the development of a literacy experience with the reading for the final years of elementary school of the narrative for children and young people, O meu pé de laranja lima, by José Mauro de Vasconcelos. For this, we will use the basic sequence of Cosson, combined with the gamified activities. Literature at Scholl needs to reach the intended space and objectives When we think about forming proficient readers. There are many barriers found at the heart of the development of literacy activities in the classroom. Gamification was designed for this research with the aim of promoting and simulating Spaces for interaction, discussion and sharing. Keeping attention of the students and interest throughout the process is the great challenge of activities that involve books Reading, for this reason we need engaging strategies. According to Cosson (2016) studies on literacy Reading, we will use studies by Colomer (2003), Saraiva (2006), as theoretical assumptions about narratives of children and literature at school, research by Alves (2015) and Fardo (2014) on gamification.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2023-05-03T00:13:56Z No. of bitstreams: 2 DS - Maria Josely dos Santos Ferreira.pdf: 1126152 bytes, checksum: 2f1407e8c9d66c09c0370e8121dcdff8 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento - Maria Josely dos Santos Ferreira .pdf: 271103 bytes, checksum: 0c6394aaee906c826cc09f036191e80f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2023-05-04T12:57:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Maria Josely dos Santos Ferreira.pdf: 1126152 bytes, checksum: 2f1407e8c9d66c09c0370e8121dcdff8 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento - Maria Josely dos Santos Ferreira .pdf: 271103 bytes, checksum: 0c6394aaee906c826cc09f036191e80f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-04T12:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Maria Josely dos Santos Ferreira.pdf: 1126152 bytes, checksum: 2f1407e8c9d66c09c0370e8121dcdff8 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento - Maria Josely dos Santos Ferreira .pdf: 271103 bytes, checksum: 0c6394aaee906c826cc09f036191e80f (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectNarrativa infantojuvenilpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações



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