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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino |
Autor: | Miranda, Lucas |
Primeiro orientador: | Silva, Edil Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Pessoa, Manuella Castelo Branco |
Segundo membro da banca: | Neves, Mary Yale Rodrigues |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas para todo o planeta, sobretudo, para mundo do trabalho, haja vista o isolamento social. Assim, uma das instituições que mais modificou suas práticas, ante a impossibilidade de realizar suas atividades presenciais, foi a escola, pois precisou recorrer aos meios tecnológicos para cumprir sua função educacional. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender as vivências subjetivas de prazer e sofrimento, que perpassaram o trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola particular em Campina Grande/PB, ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou-se como referencial teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, tendo como ponto de partida as concepções de sofrimento e de prazer concebidas por Dejours, bem como sua relação com a organização do trabalho e as implicações na saúde do trabalhador. Utilizou-se uma metodologia adaptada a partir do método da PDT, calçada nos encontros de discursões coletivas de forma virtual, em face da pandemia, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, através da ferramenta Google Meet. O grupo de discussão contou com a participação de seis professoras. No que concerne a análise dos dados foi usado o modelo metodológico de análise de núcleo de sentido. Os resultados da pesquisa apontaram que o trabalho remoto desestruturou a organização do trabalho conhecida pelas docentes, que passaram a vivenciar diversos constrangimentos ligados as questões tecnológicas e na relação com a instituição. Além disso, os dados mostraram que as relações entre professor-família-aluno foram vividas de maneira ambígua, ora sendo fonte de sofrimento, ora sendo fonte de prazer. Outro fato constatado foi a diluição das barreiras entre o espaço público e o espaço privado, elevando a sobrecarga laboral. A pesquisa mostrou que as professoras foram ativas no enfrentamento das contingências e constrangimentos do trabalho real, usando da inteligência e se organizando de modo coletivo de forma virtual. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic has brought several transformations to the entire planet, especially to the world of work, given the social isolation. Thus, one of the institutions that most changed its practices, due to the impossibility of performing its activities in person, was the school, because it needed to resort to technological means to fulfill its educational function. In this sense, this research aimed to understand the subjective experiences of pleasure and suffering that permeated the work of elementary school teachers from a private school in Campina Grande/PB, when teaching remote classes during the Covid-19 pandemic. For this, we adopted as theoretical and methodological reference the Psychodynamics of Work, having as a starting point the conceptions of suffering and pleasure conceived by Dejours, as well as its relationship with the organization of work and the implications on the worker's health. An adapted methodology from the PDT method was used, based on collective discussion meetings in a virtual way, in face of the pandemic, using a semi-structured script, through the Google Meet tool. The discussion group had the participation of six teachers. As far as data analysis is concerned, the methodological model of core of meaning analysis was used. The results of the research pointed out that the remote work has disrupted the organization of the work known by the teachers, who started to experience several constraints related to technological issues and in the relationship with the institution. In addition, the data showed that the relationships between teacher-family-student were experienced in an ambiguous way, sometimes as a source of suffering and other times as a source of pleasure. Another fact was the dilution of the barriers between the public and the private space, increasing the work overload. The research showed that the teachers were active in facing the contingencies and constraints of the real work, using their intelligence and organizing themselves in a collective and virtual way. |
Palavras-chave: | Trabalho remoto Pandemia Saúde do trabalhador Psicodinâmica do trabalho |
Área(s) do CNPq: | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS |
Citação: | MIRANDA, Lucas. O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino. 2022. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582 |
Data de defesa: | 30-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGPS - Dissertações |
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