Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Lucas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259881251859153por
dc.contributor.advisor1Silva, Edil Ferreira-
dc.contributor.referee1Pessoa, Manuella Castelo Branco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977774771129246por
dc.contributor.referee2Neves, Mary Yale Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047349608674378por
dc.date.accessioned2023-04-19T20:27:02Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationMIRANDA, Lucas. O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino. 2022. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582-
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas para todo o planeta, sobretudo, para mundo do trabalho, haja vista o isolamento social. Assim, uma das instituições que mais modificou suas práticas, ante a impossibilidade de realizar suas atividades presenciais, foi a escola, pois precisou recorrer aos meios tecnológicos para cumprir sua função educacional. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender as vivências subjetivas de prazer e sofrimento, que perpassaram o trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola particular em Campina Grande/PB, ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou-se como referencial teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, tendo como ponto de partida as concepções de sofrimento e de prazer concebidas por Dejours, bem como sua relação com a organização do trabalho e as implicações na saúde do trabalhador. Utilizou-se uma metodologia adaptada a partir do método da PDT, calçada nos encontros de discursões coletivas de forma virtual, em face da pandemia, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, através da ferramenta Google Meet. O grupo de discussão contou com a participação de seis professoras. No que concerne a análise dos dados foi usado o modelo metodológico de análise de núcleo de sentido. Os resultados da pesquisa apontaram que o trabalho remoto desestruturou a organização do trabalho conhecida pelas docentes, que passaram a vivenciar diversos constrangimentos ligados as questões tecnológicas e na relação com a instituição. Além disso, os dados mostraram que as relações entre professor-família-aluno foram vividas de maneira ambígua, ora sendo fonte de sofrimento, ora sendo fonte de prazer. Outro fato constatado foi a diluição das barreiras entre o espaço público e o espaço privado, elevando a sobrecarga laboral. A pesquisa mostrou que as professoras foram ativas no enfrentamento das contingências e constrangimentos do trabalho real, usando da inteligência e se organizando de modo coletivo de forma virtual.por
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic has brought several transformations to the entire planet, especially to the world of work, given the social isolation. Thus, one of the institutions that most changed its practices, due to the impossibility of performing its activities in person, was the school, because it needed to resort to technological means to fulfill its educational function. In this sense, this research aimed to understand the subjective experiences of pleasure and suffering that permeated the work of elementary school teachers from a private school in Campina Grande/PB, when teaching remote classes during the Covid-19 pandemic. For this, we adopted as theoretical and methodological reference the Psychodynamics of Work, having as a starting point the conceptions of suffering and pleasure conceived by Dejours, as well as its relationship with the organization of work and the implications on the worker's health. An adapted methodology from the PDT method was used, based on collective discussion meetings in a virtual way, in face of the pandemic, using a semi-structured script, through the Google Meet tool. The discussion group had the participation of six teachers. As far as data analysis is concerned, the methodological model of core of meaning analysis was used. The results of the research pointed out that the remote work has disrupted the organization of the work known by the teachers, who started to experience several constraints related to technological issues and in the relationship with the institution. In addition, the data showed that the relationships between teacher-family-student were experienced in an ambiguous way, sometimes as a source of suffering and other times as a source of pleasure. Another fact was the dilution of the barriers between the public and the private space, increasing the work overload. The research showed that the teachers were active in facing the contingencies and constraints of the real work, using their intelligence and organizing themselves in a collective and virtual way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by lucas miranda (lucas.miranda@aluno.uepb.edu.br) on 2023-03-12T16:33:27Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO DE LUCAS MIRANDA - deposito.pdf: 595948 bytes, checksum: 72172a42607559af571eb015165eef58 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O TCC está com problemas de paginação. Faça o seguinte: a) A página da introdução deve estar paginada com 08. A capa e a ficha catalográfica não são contadas. A última página deve ser a 94, como você pediu na ficha catalográfica. Você pode adicionar páginas em branco numeradas ao final do TCC para alcançar o total desejado. 2. Palavras-chave são separadas entre si por ponto-e-vírgula (;). Atualização recente da ABNT. 3. Além do TCC, você precisa fazer o upload do Termo de Depósito (em anexo) em PDF preenchido e assinado pelo seu orientador e por você. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central – UEPB on 2023-03-13T17:03:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by lucas miranda (lucas.miranda@aluno.uepb.edu.br) on 2023-03-14T20:24:45Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD EDITADO.pdf: 77279 bytes, checksum: ceee9e6a2c63f51aa109291852222547 (MD5) DISSERTACAO DE LUCAS MIRANDA - deposito.pdf: 597271 bytes, checksum: fd9a005cc3b82d31bdda6e35f9cd2b5b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-03-15T16:34:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD EDITADO.pdf: 77279 bytes, checksum: ceee9e6a2c63f51aa109291852222547 (MD5) DISSERTACAO DE LUCAS MIRANDA - deposito.pdf: 597271 bytes, checksum: fd9a005cc3b82d31bdda6e35f9cd2b5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-19T20:27:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD EDITADO.pdf: 77279 bytes, checksum: ceee9e6a2c63f51aa109291852222547 (MD5) DISSERTACAO DE LUCAS MIRANDA - deposito.pdf: 597271 bytes, checksum: fd9a005cc3b82d31bdda6e35f9cd2b5b (MD5) Previous issue date: 2022-09-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTrabalho remotopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectSaúde do trabalhadorpor
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOpor
dc.titleO trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Lucas MirandaDS - Lucas Miranda583.27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD75.47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.