Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Leonardo Lucio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235099962002534por
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee2Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5743384737397873por
dc.date.accessioned2023-04-05T14:27:29Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationCarvalho, Leonardo Lucio. A cultura da banana como tema gerador para o ensino de Química: diálogo entre saberes populares, científicos e escolares. 2022. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4516-
dc.description.resumoEntendendo a necessidade de um Ensino de Química que dê espaço e voz para que os estudantes participem ativamente e possam enxergar as diferentes formas de compreender o mundo, sendo, por fim, alfabetizados cientificamente, este trabalho buscou nos diálogos entre as diferentes formas de compreender o mundo possibilidades para ensinar e aprender. Em linhas gerais, teve como propósito analisar nos saberes e práticas populares da cultura da banana, a partir de uma pesquisa com fundamentos da Etnoquímica, possíveis contribuições para o ensino-aprendizagem de Química. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Ubiratan D’Ambrósio e sua teorização da Etnomatemática, Zulmira L. Francisco e seus apontamentos para a Etnoquímica, Attico Chassot com seus fundamentos para a inserção dos saberes populares no Ensino de Química e Paulo Freire, trazendo a importância da inclusão de temas geradores, do diálogo e da problematização. A pesquisa, portanto, tratou-se de um estudo qualitativo tendo como sujeito participante da pesquisa um feirante que também é agricultor, e com algumas ferramentas da pesquisa etnográfica - observação, diário de campo e entrevista semiestruturada - coletou-se os dados. A análise consistiu na transcrição dos depoimentos fazendo o diálogo com os saberes científicos e posteriormente com os saberes escolares, discutindo possibilidades de subtemas e conteúdos a partir do tema gerador “A cultura da banana”. Constatamos que o participante detém um amplo conhecimento sobres os processos relacionados a cultura da banana. A partir da discussão e compreensão desses saberes foi elaborado uma sequência didática para abordar o subtema “perdas e desperdícios de alimentos (conservação e amadurecimento de frutas)” que foi organizada em três momentos pedagógicos. No primeiro momento são sugeridas questões para a problematização dos conhecimentos prévios sobre os processos de conservação e amadurecimento. O segundo momento consiste no aprofundamento dos conhecimentos e são sugeridos alguns conteúdos que podem ser abordados, bem como atividades práticas relacionadas com a temática. Já no último, destinado a socialização dos conhecimentos, são sugeridas algumas atividades. Uma dessas é a confecção de papel a partir do pseudocaule da bananeira que foi possível ser aplicada com dois alunos contando com o apoio de uma professora de geografia que, após uma sondagem de opinião, verificamos que essa atividade pode colaborar para ampliar os conhecimentos abordados, além da possibilidade de uma aprendizagem interdisciplinar. A sequência didática proposta não foi aplicada em sala de aula, no entanto acreditamos que esta pode contribuir significativamente para o ensino-aprendizagem de Química. Por fim, toda discussão gerada neste trabalho possibilitou a elaboração de um produto educacional.por
dc.description.abstractUnderstanding the need for a Chemistry Teaching that gives space and voice for students to actively participate and can see the different ways of understanding the world, being, finally, literate scientifically, this work sought, in the dialogues between the different ways of understanding the world, possibilities for teaching and learning. In general terms, it aimed to analyze the knowledge and popular practices of banana culture, based on a research based on Ethnochemistry, possible contributions to the teaching and learning of Chemistry. The research is based on educational contributions from theorists such as Ubiratan D'Ambrósio and his theorization of Ethnomathematics, Zulmira L. Francisco and his notes on Ethnochemistry, Attico Chassot with his foundations for the insertion of popular knowledge in Chemistry Teaching and Paulo Freire, bringing the importance of including generating themes, dialogue and problematization. The research, therefore, was a qualitative study having as a participating subject a market stallholder who is also a farmer, and with some ethnographic research tools - observation, field diary and semi-structured interview - the data were collected. The analysis consisted of transcribing the testimonies, dialoguing with scientific knowledge and later with school knowledge, discussing possibilities of sub-themes and contents from the generating theme “The banana culture”. We found that the participant has extensive knowledge about the processes related to banana culture. Based on the discussion and understanding of this knowledge, a didactic sequence was developed to address the subtheme “food losses and waste (fruit conservation and ripening)”, which was organized into three pedagogical moments. In the first moment, questions are suggested for the problematization of previous knowledge about the processes of conservation and maturation. The second moment consists of deepening knowledge and suggesting some content that can be addressed, as well as practical activities related to the theme. In the last one, aimed at the socialization of knowledge, some activities are suggested. One of these is the making of paper from the pseudostem of the banana tree, which was possible to be applied with two students with the support of a geography teacher who, after an opinion poll, we verified that this activity can collaborate to expand the knowledge, in addition to the possibility of interdisciplinary learning. The proposed didactic sequence was not applied in the classroom, however we believe that it can significantly contribute to the teaching and learning of Chemistry. Finally, all the discussion generated in this work enabled the elaboration of an educational product.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Lucio Carvalho (leonardolucio.llc@gmail.com) on 2022-09-07T23:06:45Z No. of bitstreams: 3 DS - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 2825932 bytes, checksum: 99014c9b6b36b6e3fda0344a5ba0ac06 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1087880 bytes, checksum: 0735ac3e5f8faecbfcd721aa9e4671bc (MD5) PE - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 25499850 bytes, checksum: eb6cfacba24981172dcf4a6fcc4087aa (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer no trabalho acadêmico. Concluinte: Leonardo Lucio Carvalho Matrícula: 2020035403 Prezado senhor Leonardo Lucio Carvalho, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico passe por uma inspeção para poder avaliar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pela Biblioteca Central, que adota as normas da ABNT NBR como padrão na elaboração dos trabalhos de conclusão dos seus cursos. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e o preenchimento incorreto dos dados nele, ou a sua ausência, também pode acarretar a rejeição da submissão. Só depois dessa etapa é que o trabalho acadêmico é aceito para depósito definitivo. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. Início dos apontamentos 01. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. Recomendo verificar os respectivos elementos pré-textuais do modelo e ir comparando cada item para que fique tudo de acordo com a configuração dele (segundo a versão da ABNT NBR 6028 usada no modelo atual para dissertação, monografia e tese). O espaçamento entrelinhas a ser usado nos respectivos textos deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações e teses: de 1.5. O espaçamento simples, de 1.0, é o indicado para TCCs em formato de artigo. Se houver criação de mais páginas, caso o texto com o novo espaçamento ultrapasse os limites das folhas atuais, consultar os complementos no final desse relatório contendo instruções para sobre as situações de solicitação de nova ficha catalográfica e repaginação da dissertação. 02. No SUMÁRIO, ajustes são necessários. Recomendo consultar atentamente o sumário do modelo da Biblioteca Central (baseado na ABNT NBR 6027) e comparar cada item para que fique tudo de acordo com a configuração apresentada naquele template. Segundo a norma ABNT NBR 6024, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial, com o número no formato cardinal. Não pode haver títulos “soltos”, isolados, sem indicativo numérico, no que se refere a quaisquer títulos de elementos textuais. Dito de outro modo: Sendo 1 INTRODUÇÃO a primeira seção primária dos elementos textuais, as seções primárias seguintes obrigatoriamente devem exibir os respectivos indicativos numéricos de seção na sequência, pois, repetindo, “Não pode haver títulos “soltos”, isolados, sem indicativo numérico, no que se refere a quaisquer títulos de elementos textuais”. Sendo assim, aplicando na prática a norma ABNT NBR 6024, o sumário tem que ser reescrito como: 1 INTRODUÇÃO 2 CAPÍTULO I - DA ETNOCIÊNCIA À ETNOQUÍMICA: UM BREVE ESTUDO DA ARTE 2.1 Etnoquímica 2.1.1 Pesquisas Etnoquímicas desenvolvidas no GPMEQ/PPGECEM 3 CAPÍTULO II - ENSINO DE QUÍMICA COM A INSERÇÃO DOS SABERES POPULARES 4 - CAPÍTULO III - A CULTURA DA BANANA COMO TEMA GERADOR 4.1 Banana (Musa spp.) 5 CAPÍTULO IV - CAMINHOS METODOLÓGICOS (...) 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS (...) No sumário, a grafia dos capítulos, seções e subseções deve ser idêntica à utilizada no texto do trabalho. Por exemplo, se o título “1 INTRODUÇÃO” estiver grafado em letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito, ele deverá ficar grafado da mesma maneira no sumário. Se o senhor considerar que tais ajustes propostos no sumário podem comprometer o entendimento da obra já elaborada, tornando necessário mudar a redação na parte textual em vários locais – já que haverá alteração nos indicativos numéricos de seção –, só em último caso é que o sumário pode ficar do jeito que está. Porém, enfatizo sempre que, mantendo a estrutura atual, ficará em descompasso com a norma. Vale ressaltar que todos os títulos das seções e subseções na parte textual bem como os títulos dos elementos pós-textuais têm que aparecer ao longo da obra do mesmo jeito como são escritos no SUMÁRIO (ABNT NBR 6027). Comparar com o modelo. 03. Pediria para que se fizesse ajustes nas citações a fim de que elas se adequem rigorosamente à norma ABNT NBR 10520. Chamo a atenção para citações do tipo (ROSA e OREY, 2014a, p. 8), na página 17. Trata-se da citação de obra com mais de um autor, como bem exposto na lista de referências. Se na citação os nomes dos autores estivessem fora dos parênteses, o certo seria citar como Rosa e Orey (2014a, p. 8). Observamos que no caso é correto o uso do conectivo “e” (conjunção aditiva) separando os sobrenomes dos autores. Porém, quando mudamos o formato da citação para (ROSA e OREY, 2014a, p. 8), colocando os nomes dentro dos parênteses, o conectivo tem que ser omitido dando lugar ao ponto e vírgula: (ROSA; OREY, 2014a, p. 8). Pediria, então, que corrigisse todas as citações onde casos similares estão ocorrendo. Além disso, casos como (CAMPOS, 2009, p. 80. Grifo do autor) também podem ser corrigidos. A forma correta seria (CAMPOS, 2009, p. 80, grifo do autor): usamos a vírgula, e não o ponto, para separar a expressão “grifo” do restante do texto. 04. Na atual página 84, deixar o título REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, apêndices e anexos) fica centralizado na linha. 05. No mesmo elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples”. 06. Depois dos ajustes propostos, pode haver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), quando houver necessidade, somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. Fim dos apontamentos. O Termo de Depósito foi inspecionado, o preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 100, então PagFC = 100 - 2 = 98 Se o total de folhas = 90, então PagFC = 90 - 2 = 88 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - NBR 6022 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - NBR 6027 – Sumário – Apresentação 05 - NBR 6028 – Resumo – Apresentação 06 - NBR 6034 – Índice – Apresentação 07 - NBR 10520 – Citações em documentos – Apresentação 08 - NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou sempre pronto para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h on 2022-09-08T16:57:57Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Lucio Carvalho (leonardolucio.llc@gmail.com) on 2022-09-09T15:29:11Z No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 1087880 bytes, checksum: 0735ac3e5f8faecbfcd721aa9e4671bc (MD5) PE - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 25499850 bytes, checksum: eb6cfacba24981172dcf4a6fcc4087aa (MD5) DS - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 2842227 bytes, checksum: 199ef378a8baeaeb933f5fc71943a614 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-09-09T18:30:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 1087880 bytes, checksum: 0735ac3e5f8faecbfcd721aa9e4671bc (MD5) PE - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 25499850 bytes, checksum: eb6cfacba24981172dcf4a6fcc4087aa (MD5) DS - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 2842227 bytes, checksum: 199ef378a8baeaeb933f5fc71943a614 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T14:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de depósito BDTD.pdf: 1087880 bytes, checksum: 0735ac3e5f8faecbfcd721aa9e4671bc (MD5) PE - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 25499850 bytes, checksum: eb6cfacba24981172dcf4a6fcc4087aa (MD5) DS - Leonardo Lucio Carvalho.pdf: 2842227 bytes, checksum: 199ef378a8baeaeb933f5fc71943a614 (MD5) Previous issue date: 2022-07-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectSaber popularpor
dc.subjectEtnoquímicapor
dc.subjectCultura da bananapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleA cultura da banana como tema gerador para o ensino de Química: diálogo entre saberes populares, científicos e escolarespor
dc.title.alternativeThe culture of banana as a generating theme for the teaching of Chemistry: dialogue between popular, scientific and school knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD1.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PE - Leonardo Lucio Carvalho.pdfProduto educacional24.9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
DS - Leonardo Lucio Carvalho.pdfDissertação2.78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.