Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4514
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso da História da Matemática no ensino-aprendizagem através de artefatos históricos: uma proposta de formação continuada para professores de Matemática |
Autor: | Nascimento, Maria de Fátima Gomes do |
Primeiro orientador: | Fossa, John Andrew |
Primeiro membro da banca: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Segundo membro da banca: | Ângelo, Cristiane Borges |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis mudanças nas ações docentes de professores que ensinam matemática, durante e após a vivência de um curso de formação continuada com foco no uso de artefatos históricos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta os resultados da realização de oficinas que tiveram como objetivo principal a confecção de instrumentos matemáticos a qual chamamos de artefatos históricos. Essas oficinas tiveram por objetivo ofertar novas metodologias para os professores participantes, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas. A pesquisa também visou a formação continuada dos professores. O público alvo desta pesquisa foram os professores de matemática que atuam na rede Municipal de ensino da cidade de Itapororoca - PB, precisamente, os professores do 6° ao 9° ano. Algumas questões relevantes para a pesquisa, e que foram abordadas com mais profundidade, tem relação com o uso do material concreto, que pode ser visto como recurso que visa despertar a curiosidade e interesse dos alunos, e também o uso da história da matemática e dos artefatos históricos que serão apresentados como fio condutor para os professores em sala de aula. Como abordagem metodológica, foi utilizada uma pesquisa exploratória-descritiva, pois possibilitou aumentar o olhar do pesquisador sobre o problema pesquisado. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, no que tange compreender e descrever os fatos observados, além de se enquadrar no estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação não-participante, questionário, oficinas à luz da história da matemática e dos artefatos históricos, avaliação final e entrevista semiestruturada. A análise dos resultados confirmou os objetivos da pesquisa, indicando que uma metodologia baseada na utilização da história da matemática juntamente com os artefatos históricos é um recurso satisfatório para o ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The present research investigated the possible changes in the actions of mathematics teachers during and after participating in a continuing education course focused on the use of historical artifacts. Thus, this paper presents the results of workshops that had as its main objective the making and use of mathematical instruments which we call historical artifacts. These workshops offered new methodologies to the participating teachers, in order to make their classes more dynamic and contextualized. The research also aimed at the continuing education of teachers. The target audience of this research were the mathematics teachers who work in the municipal education system of the city of Itapororoca - PB, more specifically, those from the 6th to the 9th grade. Some relevant issues for the research, which were addressed in more depth, are related to the use of concrete material, which can be seen as a resource that aims to arouse curiosity and interest in students, and also the use of the history of mathematics and historical artifacts that will be presented as a guiding thread for teachers in the classroom. As a methodological approach, an exploratory-descriptive approach was used, as it allowed for a greater appreciation of the problem. This is a qualitative research, proposing to understand and describe the observed facts, besides being a case study. The instruments used for data collection were: non-participant observation, questionnaire, workshops utilizing the history of mathematics and historical artifacts, final evaluation and semi-structured interview. The analysis of the results confirmed the research objectives, indicating that a methodology based on the use of the history of mathematics together with historical artifacts is a satisfactory resource for teaching-learning. |
Palavras-chave: | Artefatos históricos História da Matemática Formação docente |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | NASCIMENTO, Maria de Fátima Gomes do. O uso da História da Matemática no ensino-aprendizagem através de artefatos históricos: uma proposta de formação continuada para professores de Matemática. 2023. 107 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4514 |
Data de defesa: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 152.73 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
DS - Maria de Fátima Gomes do Nascimento.pdf | DS - Maria de Fátima Gomes do Nascimento | 2.79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.