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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
Autor: Barbosa, Yeman Omar Zapata
Primeiro orientador: Nascimento, Juscelino Francisco do
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, Antônio Ferreira da
Segundo membro da banca: Souza, Fábio Marques de
Terceiro membro da banca: Ramos, Aucélia Vieira
Resumo: Considerando que o Livro Didático (LD) é um recurso que auxilia o docente na seleção e organização dos objetivos e conteúdos de seu planejamento, analisamos, nesta pesquisa, atividades do livro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE-Serra Talhada). Nele, percebemos que, além de trazer o gênero canção apenas em sua Unidade 1, as atividades propostas se resumem à interpretação da letra da canção, à aquisição de vocabulário e, em algumas vezes, ao entendimento de alguns tempos verbais. Assim, apoiando-nos no enfoque comunicativo, definimos, como objetivo geral desta pesquisa, propor uma Sequência de Atividades como alternativa complementar às atividades propostas pelo atual material didático utilizado no 1º Ano do Ensino Médio do IFSertãoPE. Para isso, baseamo-nos nos documentos oficiais, como as OCEM (2006) e a BNCC (2018), assim como no PNLD (2018), para entender o que esses documentos indicam, preveem e orientam sobre o ensino de Língua Espanhola. Posteriormente, entendemos os conceitos de gênero textual a partir dos escritos de Bakhtin (2002) e Marcuschi (2008) e debatemos sobre as canções como ferramentas de ensino a partir dos escritos de Costa (2010) e Ponte (2013). Logo após, fazemos uma análise sobre cultura e linguagem a partir do gênero canção, ancorando-nos principalmente em Laraz (2008) e Pinheiro-Mariz (2014), apontando o gênero canção como fonte de aspectos socioculturais e linguísticos. Tratamos, ainda, sobre o desenvolvimento da competência comunicativa (HYMES,1995) e, por fim, dissertamos sobre o que são propostas didáticas, sequências de atividades e compreendemos a utilização do enfoque por tarefas através das teorias Rodríguez e Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Fernández López (2003). Entendemos que o gênero canção deve ser compreendido como uma possibilidade de opção metodológica para o desenvolvimento da competência comunicativa.
Abstract: Considerando que el Libro Didáctico (LD) es un recurso que auxilia al docente en la selección y organización de los objetivos y contenidos de su planeamiento, analizamos, en esta pesquisa, actividades del libro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adoptado por el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). En él, percibimos que, además de traer el género canción apenas en su Unidad 1, las actividades propuestas se resumen a la interpretación de la letra de la canción, a la adquisición de vocabulario y, en algunas veces, al reconocimiento de algunos tiempos verbales. Así, apoyándonos en el enfoque comunicativo, definimos, como objetivo general de esta pesquisa, establecer una Secuencia de Actividades como alternativa complementar a las actividades propuestas por el actual libro didáctico utilizado en el 1º Año del nivel secundario del IFSertãoPE. Para eso, nos basamos en los documentos oficiales, como las OCEM (2006) y la BNCC (2018), así como en el PNLD (2020), para entender lo que esos documentos indican, prevén y orientan sobre la enseñanza de la Lengua Española. Posteriormente, entendemos los conceptos de género textual a partir de los escritos de Bakhtin (2002) y Marcuschi (2008) y debatimos sobre las canciones como herramienta didáctica a partir de los escritos de Costa (2010) y Ponte (2013). En la secuencia, hacemos un análisis sobre cultura y lenguaje a partir del género canción, principalmente apoyados en Laraz (2008) y Pinheiro-Mariz (2014), resaltando el género canción como fuente de aspectos socioculturales y lingüísticos. Tratamos, incluso, sobre el desarrollo de la competencia comunicativa (HYMES,1995) y, por fin, disertamos sobre lo que son propuestas didácticas, secuencias de actividades y comprendemos la utilización del enfoque por tareas a través de las teorías de Rodríguez y Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz y Schneuwly (2004) y Fernández López (2003). Entendemos que el género canción debe ser comprendido como una posibilidad metodológica para el desarrollo de la competencia comunicativa.
Palavras-chave: Ensino de língua espanhola
Gênero canção
Competência comunicativa
Enfoque por tarefas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: BARBOSA, Y. O. Z. Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1. 2022. 131 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4394
Data de defesa: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações



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