Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0450577890824876 | por |
dc.contributor.advisor1 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 | por |
dc.contributor.referee1 | Barboza, Pedro Lúcio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1399033210518957 | por |
dc.contributor.referee2 | Braga, Diana Sampaio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3034892035855049 | por |
dc.contributor.referee3 | Santiago, Zélia Maria de Arruda | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 | por |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T19:50:27Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de. Atividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimento. 2022. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380 | - |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, o número de matrículas de estudantes surdos em instituições de ensino regular vem aumentando significativamente. Em consequência disso, o governo brasileiro criou o Atendimento Educacional Especializado – AEE, que é desenvolvido em instituições de ensino regular, ocorrendo nas Salas com Recursos Multifuncionais, para atender as necessidades educacionais especiais destes estudantes. Assim, veio a seguinte inquietação sobre a inclusão escolar de estudantes surdos: Quais práticas pedagógicas o professor do AEE e o professor de matemática da sala regular constroem para orientar as atividades de Matemática? Para obter respostas para essa questão, investigamos as atividades de matemática desenvolvidas com os estudantes surdos do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública no munícipio de Pocinhos, Paraíba. Como recursos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação in loco como instrumentos. Vale ressaltar que, devido o cenário pandêmico que temos vivenciado desde março de 2020, as entrevistas foram realizadas por meio de um formulário eletrônico, e as observações se deram através de ferramentas tecnológicas, a exemplo do Google Meet. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios enfrentados diante do ensino remoto e os objetivos propostos pelo sistema de ensino, o professor conseguiu responder com êxito às necessidades educacionais especiais dos referidos alunos. | por |
dc.description.abstract | In the last decades, the number of enrollments of deaf students in regular schools has been increasing considerably. As a consequence, the Brazilian government created the Atendimento Educacional Especializado – AEE, which is developed in regular institutions, taking place in Rooms with Multifunctional Resources, to meet the special educational needs of these students. So, it brought a doubt concerning the inclusion of deaf students: what are the pedagogical practices that a teacher from the AEE and the regular math teacher build to guide the math activities? To answer this question, we explored the math activities applied to the deaf students of the elementary school, enrolled in a public school in the city of Pocinhos, Paraíba. We made use of half structured interviews and Observation In Loco as our methodological instruments. It is important to note that, due to the pandemic we have been living since 2020, the interviews were conducted through an electronic form, and the classroom observations were made with the help of technological resources, such as Google Meet. The results showed that despite the challenges faced on the remote teaching and by the objectives proposed by the educational system, the teacher managed to succeed in meeting the special needs of the students. Keywords: Math Education. Inclusive education. Deaf. Pedagogical Practice. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda (joelmarejane.cg@gmail.com) on 2022-06-15T13:05:51Z No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-06-15T17:08:03Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-15T19:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5) Previous issue date: 2022-03-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | Atividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimento | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda | DS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda | 1.99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda | PE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda | 493.5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 286.97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.