Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450577890824876por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee2Braga, Diana Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3034892035855049por
dc.contributor.referee3Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.date.accessioned2022-06-15T19:50:27Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationMIRANDA, Joelma Rejane dos Santos Nascimento de. Atividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimento. 2022. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4380-
dc.description.resumoNas últimas décadas, o número de matrículas de estudantes surdos em instituições de ensino regular vem aumentando significativamente. Em consequência disso, o governo brasileiro criou o Atendimento Educacional Especializado – AEE, que é desenvolvido em instituições de ensino regular, ocorrendo nas Salas com Recursos Multifuncionais, para atender as necessidades educacionais especiais destes estudantes. Assim, veio a seguinte inquietação sobre a inclusão escolar de estudantes surdos: Quais práticas pedagógicas o professor do AEE e o professor de matemática da sala regular constroem para orientar as atividades de Matemática? Para obter respostas para essa questão, investigamos as atividades de matemática desenvolvidas com os estudantes surdos do ensino fundamental, matriculados em uma escola pública no munícipio de Pocinhos, Paraíba. Como recursos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação in loco como instrumentos. Vale ressaltar que, devido o cenário pandêmico que temos vivenciado desde março de 2020, as entrevistas foram realizadas por meio de um formulário eletrônico, e as observações se deram através de ferramentas tecnológicas, a exemplo do Google Meet. Os resultados indicaram que, apesar dos desafios enfrentados diante do ensino remoto e os objetivos propostos pelo sistema de ensino, o professor conseguiu responder com êxito às necessidades educacionais especiais dos referidos alunos.por
dc.description.abstractIn the last decades, the number of enrollments of deaf students in regular schools has been increasing considerably. As a consequence, the Brazilian government created the Atendimento Educacional Especializado – AEE, which is developed in regular institutions, taking place in Rooms with Multifunctional Resources, to meet the special educational needs of these students. So, it brought a doubt concerning the inclusion of deaf students: what are the pedagogical practices that a teacher from the AEE and the regular math teacher build to guide the math activities? To answer this question, we explored the math activities applied to the deaf students of the elementary school, enrolled in a public school in the city of Pocinhos, Paraíba. We made use of half structured interviews and Observation In Loco as our methodological instruments. It is important to note that, due to the pandemic we have been living since 2020, the interviews were conducted through an electronic form, and the classroom observations were made with the help of technological resources, such as Google Meet. The results showed that despite the challenges faced on the remote teaching and by the objectives proposed by the educational system, the teacher managed to succeed in meeting the special needs of the students. Keywords: Math Education. Inclusive education. Deaf. Pedagogical Practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda (joelmarejane.cg@gmail.com) on 2022-06-15T13:05:51Z No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-06-15T17:08:03Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-15T19:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TERMOS BDTD - JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA.pdf: 293857 bytes, checksum: 0850a7bad608503b14495d1ca0c2f09d (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-DISSERTAÇÃO.pdf: 2036113 bytes, checksum: 33c8229d2fb0cd9bf53bce624bfb8a90 (MD5) JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA-PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 505343 bytes, checksum: 7d0ab316c8625c135772e41fa7cbfb78 (MD5) Ata de defesa Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda.pdf: 166436 bytes, checksum: 2a622d3e64f713de1867221d94b6d7ac (MD5) Previous issue date: 2022-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleAtividade de matemática com alunos na sala de AEE: experiências pedagógicas no atendimentopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaDS - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda1.99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de MirandaPE - Joelma Rejane dos Santos Nascimento de Miranda493.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD286.97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.