Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4360
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura multimodal com o gênero tirinhas: proposta de trabalho no ensino fundamental
Autor: Cavalcante, Maria Leandra Ribeiro
Primeiro orientador: Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
Segundo membro da banca: Nicolau, Roseane Batista Feitosa
Terceiro membro da banca: Catanduba, Edilma de Lucena
Resumo: As tirinhas apresentam um texto curto, dinâmico, propício à familiarização do aluno com o gênero. Prazeroso e divertido, ao mesmo tempo em que pode ser bastante crítico, o gênero textual tirinha facilita uma aprendizagem significativa de leitura do texto em relação ao contexto social em que é produzido. A atividade pedagógica proposta para este gênero foi desenvolvida em uma sala de aula do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, mas poderá ser desenvolvida em uma outra turma do ensino fundamental das séries finais. Metodologicamente, está baseada na proposta de Sequência Didática desenvolvida por Dolz e Schneuwly (2004). A proposta de trabalho com o gênero textual tirinhas, de Armandinho e da Turma da Mônica, foi realizada levando-se em conta a análise de sua estrutura composicional e de seus aspectos linguísticos, culminando numa produção de tirinhas compiladas, editadas e impressas no jornalzinho da escola. A discussão teórica desse trabalho está baseada na compreensão de linguagem como interação, oriunda da perspectiva enunciativo-discursiva de trabalho com o texto. Tal fundamentação articula-se à teoria dos gêneros textuais proposta por Bakhtin (2016), e de releituras de sua teoria, por outros autores. Dentre eles, Marcuschi (2008; 2010) e Antunes (2003; 2009; 2010). Outros autores, como Koch e Elias (2006; 2009) e Kleiman (1989; 2016), proporcionam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura. A fim de trazer à discussão a concepção do multiletramento, o trabalho ampara-se nas contribuições de Rojo (2009; 2012; 2015). Além destes, Ramos (2009; 2017) e Vergueiro (2010) apresentam os elementos característicos da linguagem dos quadrinhos e enaltecem o valor pedagógico das tirinhas. Há um diálogo também com os documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) os quais orientam o ensino de Língua Portuguesa voltado à formação de leitores proficientes, que compreendam o texto a partir de suas múltiplas linguagens. Assim, com este estudo, pretendeu-se desenvolver um conjunto de estratégias didáticas com práticas de leitura do gênero “tira”, que venha a favorecer o desenvolvimento de competência leitora do aluno.
Abstract: The strips present a short, dynamic text, conducive to familiarizing the student with the genre. Pleasant and fun, while it can be quite critical, the cartoon genre facilitates significant learning in reading of the text in relation to the social context in which it is produced. The pedagogical activity proposed for the cartoon genre was developed in a classroom of the 6th year of elementary school in a public school, but it can be developed in another elementary school class in the final grades. Methodologically, it is based on the Didactic Sequence proposal developed by Dolz and Schneuwly (2004). Therefore, the proposal to work with the textual genre comic strips, by Armandinho and Turma da Mônica, was arried out considering the analysis of its compositional structure and its linguistic aspects, culminating in the production of compilations, edited and printed in the little newsletter of the school. The theoretical discussion of this work is based on the understanding of language as an interaction arising from the enunciative-discursive perspective of working with the text. Such foundation is articulated with the theory of textual genres proposed by Bakhtin (2016), and with re-readings of his theory by other authors. Among them, Marcuschi (2008; 2010); Antunes (2003; 2009; 2010). The dialogue with these authors, Koch e Elias (2006; 2009) and Kleiman (1989; 2016) provide a reflection on the pedagogical practices of teaching reading. In order to bring the concept of multiliteracy to the discussion, it is supported by the contributions of Rojo (2009; 2012; 2015). In addition to these, Ramos (2009; 2017) and Vergueiro (2010) present the characteristic elements of the comics language and praise the pedagogical value of the cartoons. There is also a dialogue with the official documents, the National Curriculum Parameters (1998) and the Common National Curriculum Base (2017) which guide the teaching of Portuguese language aimed at training proficient readers who understand the text from its multiple languages. Thus, with this study it was intended to present a set of didactic strategies with reading practices of the “strip” genre, which will favor the development of the student's reading competence.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Leitura
Tirinhas
Multimodalidade.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Cavalcante, Maria Leandra Ribeiro. Leitura multimodal com o gênero tirinhas: proposta de trabalho no ensino fundamental. 2021. 77 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4360
Data de defesa: 25-Jun-2021
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LEANDRA-DISSERTAÇÃO- PROFLETRAS.pdfDocumento principal- Dissertação - Maria Leandra1.55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao- Maria Leandra.pdfTermo de autorização - Maria Leandra81.15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
CamScanner 12-21-2021 15.46_2 (1).pdfTermo de confirmação e autorização -Maria Leandra530.32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.