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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de professores de física sobre o paradoxo de EPR: Implicações na formação de professores
Autor: Barros, Claudson Eduardo Araujo Barbosa
Primeiro orientador: Santos, Marcos Antônio Barros
Primeiro membro da banca: Braga, Alexandra Chaves
Segundo membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Resumo: Esta pesquisa tem objetivo de analisar os discursos dos professores de Física acerca do paradoxo e EPR (Einstein-Podolsky-Rosen). Esse paradoxo consiste na simultaneidade de estados sobre um mesmo sistema, bem como na ideia de duas partículas separadas por uma longa distância cuja medição do estado de uma leva a definição do estado da outra, instantaneamente. Isso ocorre em decorrência da observação e é chamado de colapso da função de onda. Para EPR, a descrição formal da realidade física fornecida pela Mecânica Quântica para este experimento não é completa, pois não consegue descrevê-la sem que tenhamos de usar a probabilidade e a superposição de estados. Assim, a metodologia desta pesquisa adota a abordagem qualitativa do tipo explorativa, pois permite a compreensão detalhada de características de uma situação, possibilitando inferências sobre as conclusões. Nossa metodologia inicia aplicando essa pesquisa com seis professores de Física de forma remota em três encontros. Os principais critérios para seleção destes voluntários são: possuir licenciatura em Física, ferramentas que possibilitem os encontros remotos e disponibilidade de horários. Dessa forma, tivemos a aplicação de um questionário aberto no primeiro encontro e outro no terceiro encontro. A escolha pelo questionário aberto é justamente para permitir que os voluntários possam expressar seus pensamentos sem a interferência de opções. No segundo encontro foi abordado o conteúdo do paradoxo de EPR através de uma apresentação em slides, um vídeo e um simulador virtual envolvendo os conceitos de dualidade onda-partícula da luz e colapso da função. A partir dos dados coletados nos encontros, fizemos a categorização dos discursos com objetivo de traçar um Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para cada questionamento. Por fim, chegamos a algumas conclusões preocupantes uma vez que alguns professores citaram não ter entendido a Mecânica Quântica durante a licenciatura, demonstraram desordem de conhecimento e mudança de discursos quanto aos questionamentos voltados ao paradoxo de EPR. Outro fator preocupante foi a dificuldade de interpretação de alguns questionamentos.
Abstract: This research aims to analyze the discourses of Physics teachers about EPR paradox (EinsteinPodolsky-Rosen). This paradox consists in the simultaneity of states on the same system, as well as in the idea of two particles separated by a long distance whose measurement of the state of one leads to the definition of the state of the other, instantly. This occurs as a result of observation and is called wavefunction collapse. For EPR, the formal description of physical reality provided by Quantum Mechanics for this experiment is not complete, as it cannot describe it without having to use probability and superposition of states. Thus, the methodology of this research adopts an exploratory qualitative approach, as it allows a detailed understanding of the characteristics of a situation, allowing inferences about the conclusions. Our methodology begins by applying this research with six Physics teachers remotely in three meetings. The main criteria for selecting these volunteers are: having a degree in Physics, tools that allow remote meetings and availability of schedules. Thus, we had the application of an open questionnaire in the first meeting and another in the third meeting. The choice of the open questionnaire is precisely to allow volunteers to express their thoughts without the interference of options. In the second meeting, the content of the EPR paradox was addressed through a slide presentation, a video and a virtual simulator involving the concepts of wave-particle duality of light and collapse of function. Based on the data collected in the meetings, we categorized the discourses with the aim of drawing up a Collective Subject Discourse (CSD) for each questioning. Finally, we reached some worrying conclusions since some professors mentioned that they did not understand Quantum Mechanics during their degree, showed knowledge disorder and change of discourses regarding the questions aimed at the EPR paradox. Another worrying factor was the difficulty of interpreting some questions.
Palavras-chave: Ensino básico
Mecânica quântica
EinsteinPodolsky-Rosen (ERP)
Área(s) do CNPq: FISICA ATOMICA E MOLECULAR::PROCESSOS DE COLISAO E INTERACOES DE ATOMOS E MOLECULAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BARROS, Claudson Eduardo Araújo Barbosa. Concepções de professores de física sobre o paradoxo de EPR: Implicações na formação de professores. 2022. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4353
Data de defesa: 22-Abr-2022
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