Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344
Tipo do documento: Dissertação
Título: Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
Autor: Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Silva, Rômulo Alexandre
Resumo: A presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática.
Abstract: This research was developed in a qualitative approach, and it has the objective to analyze the possibility of students learn math through the reading of an educational book, moreover, to investigate the conceptions of basic education teachers about the use of these educational books in math class. The development of this research occurred in two moments, the first one, started in a public school at a high school class, we choose to work questions from Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) about the contents of ration, proportion, the rule of three and quantities, besides of the educational book “Uma proporção Ecológica”, from the author Luzia Faraco Ramos, where the same contents from ENEM questions were tackled. In the second moment, we developed results from a high school workshop about the teaching math in basic education, with the aim to increase the reading and writing skills throughout the educational books to 40 teachers from public school. The data were collected through semi-structured interviews with 8 teachers from the 40 teachers’ participants, who presented as volunteers for the interview. The result shows that the teachers acknowledge the importance of this resource, even so they highlighted the difficulties to use it, one of these difficulties was the absence of offers from the government. Therefore, we base this study in researches of Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) and other authors that address the importance of educational book in math classes.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Livros paradidáticos
Leitura e escrita
Teach Math
Reading and writing
Educational books
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344
Data de defesa: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilalba Andréa Vieira de LucenaPDF - Vilalba Andréa Vieira de Lucena1.44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Vilalba Andréa Vieira de LucenaProduto Educacional - Vilalba Andréa Vieira de Lucena524.35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo BDTDPDF - Termo BDTD284.76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo BDTDPDF - Termo BDTD147.51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.