Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ana Cristina de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648353252780233por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, José Dilson Beserra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435por
dc.date.accessioned2022-04-11T11:34:29Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4317-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática. A pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa e está estruturada no formato Multipaper, composta por dois artigos. Para o primeiro artigo, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com o intuito de investigar as expectativas de vinte futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Já no segundo artigo, temos como sujeitos treze professores de dois cursos de Licenciatura em Matemática e o instrumento utilizado foi o questionário. Obedecendo aos protocolos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19, todos os dados foram coletados de maneira virtual. A partir das análises dos dados ficou evidenciado que o estágio supervisionado constitui um importante espaço de aprendizagem da docência, contribuindo para a construção da identidade docente dos licenciandos participantes da pesquisa, ao executarem e refletirem sobre ações que estão presentes no dia a dia do professor, permitindo o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender seus pontos de vista acerca das contribuições do estágio supervisionado para a formação do futuro professor de matemática. Para eles, o estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática contribui para que o licenciando desenvolva um conjunto de ações relativas à docência, aprendendo a ser professor, estreitando a relação teoria e prática.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate possible contributions of the supervised internship to the formation of the mathematics teacher. The research adopts a qualitative approach methodology and is structured in the Multipaper format, consisting of two articles. For the first article, we used the semi-structured interview as a data collection instrument in order to investigate the expectations of twenty future mathematics teachers in relation to the supervised internship. In the second article, we have thirteen teachers from two Mathematics Licentiate courses as subjects and the instrument used was the questionnaire. Obeying the social isolation protocols imposed by the Covid-19 pandemic, all data were collected in a virtual way. From the analysis of the data, it was evidenced that the supervised internship constitutes an important space for teaching learning, contributing to the construction of the teaching identity of the undergraduates participating in the research, as they perform and reflect on actions that are present in the teacher's daily life, allowing the improvement of their pedagogical practices. With the teachers participating in the research, we tried to understand their points of view about the contributions of the supervised internship to the formation of the future mathematics teacher. For them, the supervised internship in the Mathematics Licentiate course contributes to the Licentiate's developing a set of actions related to teaching, learning to be a teacher, strengthening the relationship between theory and practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-04-04T14:00:06Z No. of bitstreams: 2 PDF _ ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA. PDF.pdf: 829409 bytes, checksum: 1ff354b9026bc0d668c725fb038b479b (MD5) TERMOS BDTD - Ana Cristina de Souza Lima. pdf.pdf: 371070 bytes, checksum: b7821435733ce56fefe239db8e365517 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. Na dissertação, a paginação precisa de ajustes. Faça o seguinte: a) O total deve ser 107 como você pediu para a ficha catalográfica. Veja se em algum ponto da sua dissertação você consegue reduzir o total de 108 para 107. Você poderá também solicitar uma nova ficha catalográfica para 108 páginas. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2022-04-04T19:06:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-04-06T23:00:36Z No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD - Ana Cristina de Souza Lima. pdf.pdf: 371070 bytes, checksum: b7821435733ce56fefe239db8e365517 (MD5) PDF. ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA.pdf: 823921 bytes, checksum: 4acc840945c98dd8676a0f900428fbbd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-04-07T18:56:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD - Ana Cristina de Souza Lima. pdf.pdf: 371070 bytes, checksum: b7821435733ce56fefe239db8e365517 (MD5) PDF. ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA.pdf: 823921 bytes, checksum: 4acc840945c98dd8676a0f900428fbbd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T11:34:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD - Ana Cristina de Souza Lima. pdf.pdf: 371070 bytes, checksum: b7821435733ce56fefe239db8e365517 (MD5) PDF. ANA CRISTINA DE SOUZA LIMA.pdf: 823921 bytes, checksum: 4acc840945c98dd8676a0f900428fbbd (MD5) Previous issue date: 2022-02-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEstágio Supervisionadopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectMath teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEstágio supervisionado em Matemática: Reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitáriospor
dc.title.alternativeSupervised internship in Mathematics: Reflections from the point of view of undergraduates and university teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina de Souza LimaPDF - Ana Cristina de Souza Lima804.61 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Depósito BDTDPDF - Termo de Depósito BDTD362.37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.