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Tipo do documento: Dissertação
Título: Assistir vídeos sobre prevenção de arboviroses nas mídias sociais contribui para a mudança de comportamento: Evidências de um estudo de intervenção educativa no Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Watching arboviroses prevention videos on social media contributes to behavior change: Evidence from a school-based intervention study in Northeastern Brazil
Autor: Fernandes, Izabelly Dutra
Primeiro orientador: Santos, Silvana Cristina dos
Primeiro membro da banca: Medeiros, Carla Campos Muniz
Segundo membro da banca: Altafim, Ruy Alberto Pisani
Resumo: O controle vetorial de mosquitos transmissores de arbovírus que causam doenças como dengue, zika e chikungunya depende do engajamento da população em ações de prevenção. No projeto “Impacto da aprendizagem móvel na prevenção e gestão de complicações causadas por arbovírus (Zika, Dengue, Chikungunya) - ZikaMob”, financiado pelo British Council, foi realizada uma intervenção educativa, baseada em teorias de mudança de comportamento, com uso de plataformas digitais. Estudantes do Ensino Médio foram convidados a realizar ações de prevenção às arboviroses, como inspecionar seus domicílios e eliminar criadouros, separar recicláveis para doar para catadores, instalar telas em janelas e realizar mutirões de limpeza. Essas ações foram comprovadas por meio da produção de vídeos pelos estudantes, publicados em mídias sociais. Neste trabalho de delineamento quase-experimental, o objetivo foi investigar se os participantes que assistiram aos vídeos produzidos no projeto ZikaMob tiveram diferenças em relação à realização de comportamentos preventivos, comparados aos que não assistiram aos vídeos. Para verificar possíveis associações entre as variáveis dependentes e as independentes foram utilizados o teste Qui-quadrado de Pearson e o Teste de Mann-Witney com nível de significância de 5%. Dos 517 participantes, 486 (94%) assistiram aos vídeos do projeto ZikaMob. Destes, 438 eram estudantes com média de idade de 17 anos. Assistir aos vídeos foi associado aos comportamentos de eliminação de criadouros (p=0,023) e à percepção sobre arboviroses (p=0,037). Quem assistiu mais de dez vídeos teve mediana maior (8,00) em relação ao escore de comportamentos-alvo do que quem não assistiu nenhum vídeo (6,00) (p=0,001); e isto também se repetiu para os comportamentos facilitadores e para o auto percepção de risco de adquirir arboviroses. Quanto maior era a percepção de autoeficácia, mais vídeos do ZikaMob foram assistidos pelos participantes; indicando que a observação contribui para mobilizar as pessoas para realizar ações preventivas. Este estudo evidenciou que a mudança de comportamento e engajamento em ações para prevenção de arboviroses depende da quantidade vídeos que a pessoa assiste. Esses achados contribuem para o planejamento de futuras intervenções educativas e de ações de controle vetorial que utilizem mídias sociais.
Abstract: The vector control arbovirus mosquitoes that cause diseases such as dengue, chikungunya and zika depends on the engagement of the population in prevention actions. In the project “Impact of mobile learning on the prevention and management of complications caused by arbovirus (Zika, Dengue, Chikungunya) - ZikaMob”, funded by the British Council, an educational intervention based on behavior change theories using digital platforms was carried out. High school students were invited to carry out preventive actions for arboviruses, such as inspecting their homes and eliminating breeding sites, sorting out recyclables to donate to pickers, installing window screens and carrying out cleaning work. These actions were proven through students' video production, published on social media. In this quasi experimental design, the objective was to investigate whether the participants who watched the videos produced in the ZikaMob project had differences in performing preventive behaviors compared to those who did not watch the videos. To verify possible associations between dependent and independent variables, the Pearson Chi-square test and the Mann Witney test with a significance level of 5% were used. Of the 517 participants, 486 (94%) watched the ZikaMob project videos. Of these, 438 were students with a mean age of 17 years. Watching the videos was associated with breeding behaviors (p = 0.023) and perception of arboviruses (p = 0.037). Those who watched more than ten videos had a higher median (8.00) in relation to the target behavior score than those who did not watch any video (6.00) (p = 0.001); This was also repeated for facilitating behaviors and self-perceived risk of acquiring arboviruses. The greater the perception of self-efficacy, the more ZikaMob videos were watched by participants; indicating that observation contributes to mobilize people to perform preventive actions. This study showed that behavioral change and engagement in actions to prevent arboviruses depends on how many videos one watches. These findings contribute to the planning of future educational interventions and vector control actions using social media.
Palavras-chave: Educação em saúde
Arboviroses
Mídias sociais
Teorias de mudança de comportamento
Behavior change theories
Health education
Arboviruses
Social media
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP
Citação: FERNANDES, Izabelly Dutra. Assistir vídeos sobre prevenção de arboviroses nas mídias sociais contribui para a mudança de comportamento: Evidências de um estudo de intervenção educativa no Nordeste do Brasil. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4282
Data de defesa: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações

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