Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Jéssica dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9482376631370663por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Linduarte Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4347612151916121por
dc.contributor.referee1Pereira, Tânia Maria Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208315567533187por
dc.contributor.referee2Leal, Audria Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482063523803074por
dc.date.accessioned2022-03-28T00:25:59Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationPINHEIRO, J. A. O múltiplo na linguagem: uma proposta de leitura audiovisual para o ensino médio. 2021. 252 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4260-
dc.description.resumoO estudo tem como objeto de pesquisa o ensino de linguagem, atentando para a multimodalidade textual, numa perspectiva semiótica geral. Para tanto, foca nos aspectos de linguagem: formas de expressar, modos de dizer diversos. A intenção foi incentivar o aluno para uma leitura que vá além da palavra, atentando para os múltiplos modos que compõem a linguagem audiovisual, muito presente na sociedade contemporânea. A pesquisa evidencia a linguagem própria dos videoclipes, que tematizam sobre a identidade cultural pelo viés do multiculturalismo. Dessa forma, parte da seguinte questão problema: como aprimorar a habilidade de leitura semiótica de alunos do ensino médio, a partir do texto audiovisual que evidencia o aspecto do multiculturalismo? Como objetivo geral, a pesquisa buscou contribuir para o ensino de linguagem mediante uma proposta didática de aprimoramento da leitura semiótica, beneficiando professores e alunos do Ensino Médio com sugestões possíveis do uso do audiovisual em ambiente escolar. Os objetivos específicos foram: examinar materiais bibliográficos e documentos oficiais correspondentes com o ensino de linguagem e do texto multimodal; elaborar e aplicar um Plano de Ensino e material didático como possibilidade auxiliadora ao ensino de leitura; descrever e analisar os resultados obtidos com a aplicação da pesquisa e constatar a eficácia do método proposto para o ensino de linguagem no Ensino Médio. A função maior da pesquisa não foi evidenciar o uso das tecnologias digitais no ensino, mas os propósitos semióticos abarcados na composição do gênero textual videoclipe, considerando o fato do leitor da sociedade pós-moderna ser um sujeito com uma identidade fluída (BAUMAN, 2005), múltipla (HALL, 2004), híbrida e multifacetada (RODRIGUES, 2011), necessitando compreender os signos que são colocados em jogo na rede-teia de conexões (SANTAELLA, 2020) e suas múltiplas camadas e dimensões (SANTAELLA, 2012). Com esse propósito, foi elaborado um produto didático para beneficiar professores de língua materna, a partir de uma metodologia pedagógica que permitisse apresentar possibilidades de aperfeiçoamento da leitura por alunos do Ensino Médio de duas turmas do 3º ano da Escola Cidadã Integral e Técnica Professor Raul Córdula, na modalidade remota. Esta pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, parte de uma base teórica que se sustenta nos estudos semióticos, culturais e de ensino de linguagens. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Dionísio e Vasconcelos (2013), Geraldi (1988; 2010), Santaella (1983; 2013; 2020), Rodrigues (2021; 2009; 2011; 2017), Almeida (1985), Coelho (2003), Holzbach (2016), Ayala e Novais Ayala (1987), Cox e Assis; Peterson (2007), Hall (2003; 2006; 2016) e Imbernón (2016). O trabalho se impõe relevante por apresentar uma proposta didática tematizada e reflexiva acerca do multiculturalismo, corroborando para o desenvolvimento da leitura de audiovisuais, através do direcionamento do videoclipe como recurso para o ensino de linguagem e desenvolvimento das capacidades/habilidades de leitura por alunos do Ensino Médio. Os dados obtidos e analisados permitiram perceber que o trabalho voltado para a leitura semiótica amplia a percepção do aluno sobre o texto audiovisual. A pesquisa valorizou as produções de consumo da contemporaneidade, possibilitando uma reflexão ampliada para o aspecto da diversidade, promovendo a equidade e dirimindo a discriminação.por
dc.description.abstractThe study has as its object of research the teaching of language, giving attention to the textual multimodality, in a general semiotic perspective. Therefore, it focuses on aspects of language: ways of expressing, different ways of saying. The intention was to encourage the student to a reading that goes beyond the word, paying attention to the multiple modes that make up the audiovisual language, present in contemporary society. The research highlights the language of video clips, which focus on cultural identity through the multiculturalism view. Thus, it begins with the following problem question: how to improve the semiotic reading ability of high school students, from the audiovisual text that highlights the aspect of multiculturalism? As a general objective, the research sought to contribute for the language teaching through a didactic proposal to improve semiotic reading, benefiting high school teachers and students with possible suggestions for the use of audiovisual in the school environment. The specific objectives were: to examine bibliographic materials and official documents corresponding to the teaching of language and multimodal text; to develop and apply a teaching plan and teaching material as an auxiliary possibility for teaching reading; to describe and analyze the results obtained with the application of the research and verify the effectiveness of the proposed method for teaching language in high school. The main function of the research was not to point the use of digital technologies in teaching, but the semiotic purposes encompassed in the composition of the video clip textual genre, considering the fact that the reader of postmodern society is a subject with a fluid identity (BAUMAN, 2005) , multiple (HALL, 2004), hybrid and multifaceted (RODRIGUES, 2011), needing to understand the signs that are put into play in the web of connections (SANTAELLA, 2020) and its multiple layers and dimensions (SANTAELLA, 2012). With this purpose, a didactic product was developed to benefit mother tongue teachers, based on a pedagogical methodology that would allow high school students from two 3rd year classes at Escola Cidadã Integral e Técnica Professor Raul Córdula to present possibilities for reading improvement, in remote mode. This qualitative, exploratory and applied research comes from a theoretical basis that is supported by semiotic, cultural and language teaching studies. Wherefore, the assumptions of Dionísio and Vasconcelos (2013), Geraldi (1988; 2010), Santaella (1983; 2013; 2020), Rodrigues (2021; 2009; 2011; 2017), Almeida (1985), Coelho were used (2003), Holzbach (2016), Ayala and Novais Ayala (1987), Cox and Assis-Peterson (2007), Hall (2003; 2006; 2016) and Imbernón (2016). The work is relevant for presenting a themed and reflective didactic proposal about multiculturalism, supporting the development of audiovisual reading through the targeting of the video clip as a resource for language teaching and development of reading abilities/skills by high school students. The data, which were obtained and analyzed, allowed us to realize that the work aimed at semiotic reading expands the student's perception of the audiovisual text. The research valued the productions of the contemporary consumption, enabling an expanded reflection on the aspect of diversity, promoting equity and eliminating discrimination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-02-19T13:30:15Z No. of bitstreams: 4 O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO].pdf: 38372044 bytes, checksum: 4811c864c5059591805cc5091fb63cf7 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 91500 bytes, checksum: 4f6980b77c347c25460f8b1beb414c65 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 118252 bytes, checksum: 7a92eabd998278d5897f8cd8115b2bd3 (MD5) Produto_Educacional[JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO].pdf: 32581913 bytes, checksum: 9854356abb726079b9d8f24e916eea30 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Alberto César do Nascimento Silva (allbertocns@gmail.com), reason: 1 - O cabeçalho da CAPA não está em conformidade com o padrão adotado pela UEPB, o correto é: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS XXXXXXXX CENTRO XXXXXXXXX DEPARTAMENTO XXXXXXXX PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM XXXXXXX 2 - A sua NATUREZA DO TRABALHO não está de acordo com o modelo adotado na UEPB, corrija-o na folha de rosto bem como na fola de aprovação. Também está faltando a área de concentração. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 3 - Na FOLHA DE APROVAÇÃO deve haver todas as assinaturas, caso o suplente não tenha feito avaliação simplesmente retire-o. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 4 - Em se tratando de MONOGRAFIA tanto o resumo quando o abstract devem ser escritos com espaçamento 1,5 entre linhas. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 5 - O SUMÁRIO deve obedecer a NBR 6027/2012. A estrutura correta de um sumário é essa: image.png - Todos os tópicos no SUMÁRIO são numerados, com exceção das REFERÊNCIAS, ANEXOS e APÊNDICES; - Entre o número do tópico e o título do tópico não deve haver nenhuma pontuação, nem sinal, nem traço; - Tópicos principais devem ser escrito em letras maiúsculas e em negrito; - Tópicos secundários devem ser escritos apenas com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas e em negrito; - O alinhamento deve ser justificado; - Lembrando que no corpo do texto os títulos devem obedecer essa mesma padronização. 6 - Em se tratando de MONOGRAFIA, a paginação começa a ser mostrada apenas à partir da INTRODUÇÃO e, no seu caso, como não se contam nem capa nem ficha catalográfica este é a página 11 e não 13. Sendo assim faz-se necessário a correção do SUMÁRIO e da lista de figuras também. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 7 - A citação direta com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, em letra menor do que a utilizada no texto (tamanho 10), sem as aspas e com espaçamento simples entrelinhas. A citação deverá ser separada do texto que a precede e a sucede por um espaçamento também simples. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 8 - Todas as figuras devem ter um título e uma fonte, mesmo que esta seja o próprio autor. Proceda conforme modelo existente no seguinte link: http://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/ na ABA MODELOS - MONOGRAFIA; 9 - Nas REFERÊNCIAS, quando se tem autores repetidos, se escreve novamente o nome do autor. Não se usa mais o traço sublinhado; 10 - Nas REFERÊNCIAS não se usa mais < e > em endereços eletrônicos, retire-os; 11 - Ou a senhora deposita o Produto educacional como apêndice ao seu trabalho, ou deposita ele em separado, não os 2; 12 - Após realizar todas as correções faz-se necessário pedir uma nova ficha catalográfica pois o seu trabalho não tem 263 páginas, mas sim 254 páginas (colocando o produto educacional como apêndice). on 2022-02-28T14:09:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-03-19T01:00:33Z No. of bitstreams: 3 Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 91500 bytes, checksum: 4f6980b77c347c25460f8b1beb414c65 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 118252 bytes, checksum: 7a92eabd998278d5897f8cd8115b2bd3 (MD5) O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO] APROVADA PELO ORIENTADOR E PELO PROGRAMA.pdf.pdf: 38613374 bytes, checksum: 3ec9db6b20e9d5ae3950cf4180034a44 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2022-03-23T13:19:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 91500 bytes, checksum: 4f6980b77c347c25460f8b1beb414c65 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 118252 bytes, checksum: 7a92eabd998278d5897f8cd8115b2bd3 (MD5) O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO] APROVADA PELO ORIENTADOR E PELO PROGRAMA.pdf.pdf: 38613374 bytes, checksum: 3ec9db6b20e9d5ae3950cf4180034a44 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T00:25:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 91500 bytes, checksum: 4f6980b77c347c25460f8b1beb414c65 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 118252 bytes, checksum: 7a92eabd998278d5897f8cd8115b2bd3 (MD5) O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO] APROVADA PELO ORIENTADOR E PELO PROGRAMA.pdf.pdf: 38613374 bytes, checksum: 3ec9db6b20e9d5ae3950cf4180034a44 (MD5) Previous issue date: 2021-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectVideoclipepor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO múltiplo na linguagem: uma proposta de leitura audiovisual para o ensino médiopor
dc.title.alternativeThe multiple in language: an audiovisual reading proposal for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no Sistema TEDE da BDTD89.36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD115.48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO] APROVADA PELO ORIENTADOR E PELO PROGRAMA.pdf.pdfPDF - Jéssica dos Anjos Pinheiro37.71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.