Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Beatriz Afonso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0564085496237997por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Rêgo, Rogéria Gaudêncio do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee3Freitas, Tiêgo dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467por
dc.date.accessioned2022-03-24T11:26:18Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidade. 2021. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4253-
dc.description.resumoO trabalho, a seguir, teve como objetivo identificar pontos de encontro e contribuições da Proposição de Problemas no ensino-aprendizagem de matemática, a partir de sete dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), concentradas no período de 2013 a 2019. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. O questionamento que norteou este estudo foi: Quais as convergências e as contribuições da Proposição de Problemas observadas nas dissertações de mestrado, realizadas no PPGECEM, no ensino-aprendizagem de matemática? Com isso, no levantamento de dados, consideramos dissertações acerca da Proposição de Problemas (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L. 2013; SILVA, S. 2016; SILVA, V. 2015; SILVEIRA, 2016), no âmbito do PPGECEM, mais especificamente, aquelas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esses trabalhos foram descritos e analisados ao longo deste estudo, agregados a materiais relevantes da literatura nacional e internacional, constituindo o referencial teórico sobre os quais apoiamo-nos. Nas análises, consideramos aspectos acerca de como as atividades de Proposição de Problemas vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores. Constatamos que são inúmeras as possibilidades para o trabalho com a Proposição nas aulas de matemática, também percebemos o desconforto que os participantes sentem, inicialmente. No entanto, ao longo das atividades, observamos a tendência de desenvolverem criatividade, autonomia e melhor compreensão do tópico matemático estudado. Destacamos, ainda, a importância da ocorrência das reformulações dos problemas e das discussões coletivas para a aprendizagem matemática. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa se propõe, em linhas gerais, a colaborar para a compreensão e incorporação da Proposição de Problemas, além de instigar novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras.por
dc.description.abstractThe current research aims at the objective of identifying meeting points and contributions of Problem-Posing on the teaching-learning of mathematics considering seven master’s dissertations developed in the Graduate Program of Science Teaching and Mathematics Education (PPGECEM), written between 2013 and 2019. It carries out a bibliographic research with qualitative perspective, having as guide the following question: What is the convergence and contributions of Problem-Posing observed in the master’s dissertations of PPGECEM on the teaching-learning of mathematics? Concerning this context, it points out a data gathering from Problem-Posing (BEZERRA, 2017; MARTINS, 2019; SANTOS, 2019; SILVA, L., 2013; SILVA, V., 2015; SILVA, S. 2016; SILVEIRA, 2016) on the PPGECEM, specifically from those written in the perspective of the Study and Research Group on Education and Postmodernity (GEPEP) by the State University of Paraíba (UEPB). These researches were written and analyzed along this study, together with relevant content from national and international literature, structuring a theoretical approach in which it considers as essential. In the analysis process, it ponders aspects such as Problem-Posing activities developed by researchers. It concludes as countless the possibilities of working with Posing on mathematic classes, as well as it realizes the discomfort participants feel initially. Furthermore, during the activities, it observes the trend of developing creativity, autonomy, and better comprehension of the mathematic topic studied. It highlights, on the other hand, the relevance of the occurrence of reformulations of problems and collective discussions in order to learn mathematics. Moreover, it believes the present research proposes, in a general perspective, the collaboration for the comprehension and implementation of Problem-Posing, leading new perspectives and directions for future researches.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-03-22T20:42:48Z No. of bitstreams: 2 PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1424571 bytes, checksum: b0eb8f76d2f67a0bb3e38ec16e6470ac (MD5) Termos BDTD - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1243785 bytes, checksum: eb0855c9cfd19908225960360b2ed621 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-03-23T22:23:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1424571 bytes, checksum: b0eb8f76d2f67a0bb3e38ec16e6470ac (MD5) Termos BDTD - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1243785 bytes, checksum: eb0855c9cfd19908225960360b2ed621 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T11:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1424571 bytes, checksum: b0eb8f76d2f67a0bb3e38ec16e6470ac (MD5) Termos BDTD - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdf: 1243785 bytes, checksum: eb0855c9cfd19908225960360b2ed621 (MD5) Previous issue date: 2021-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectProposição de problemaspor
dc.subjectGrupo de estudospor
dc.subjectProdução científicapor
dc.subjectProdução acadêmicapor
dc.subjectUEPBpor
dc.subjectProblem-Posingeng
dc.subjectGEPEPeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidadespor
dc.title.alternativeResearch in problem posing: convergences and potentialitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa.pdfPDF - Ana Beatriz Afonso de Sousa1.39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD1.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.