Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4182
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta metodológica inclusiva no ensino do conteúdo reações metabólicas com alunos surdos
Autor: Lima, Maitê Patrine Sobreira de
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Segundo membro da banca: Santos, Keliana Dantas
Resumo: A instituição de ensino precisa se adequar ao modo como lida com o ensinar e o aprender. Precisa conhecer a surdez, pensar sobre diferenças linguísticas e culturais e sobre o modo como essas diferenças incidem na vida escolar desses estudantes. Pensando nisso, foi feita uma análise descritiva das aulas. Para isso foi necessário abordar a importância do Gênero Tirinhas como metodologia Inclusiva de ensino na aprendizagem dos conceitos científicos do conteúdo reações metabólicas. Com isso foi trabalhada a análise de conteúdo a partir das respostas expressas pelos estudantes através dos questionários que foram aplicados com os mesmos. Aplicando-se um questionário antes do vídeo para coletar os conhecimentos prévios e um após as Tirinhas para observar a evolução conceitual em prol do construtivismo científico da química. Nota-se que a inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação, nesse caso o vídeo, nesse meio pode oferecer os recursos necessários que foram capazes de tornar possível discutir Reações Metabólicas no ensino de Química. O Gênero Tirinha constitui um dos aspectos-chave do processo de aprendizagem científica. Nesse contexto, com o advento da revolução tecnológica de forma interativa educacional, provem então a inserção de um novo paradigma no ensino de química, ou mesmo, o momento em que as tecnologias promovem um auxílio na compreensão de conceitos, dinamizando a prática pedagógica inclusiva para o professor de química. Todavia, à medida que é planejada uma atividade na qual é possível estreitar a ligação entre a motivação e a aprendizagem, espera-se que ocorra a interação dos estudantes de uma forma mais intensa e, com isso, acarrete evoluções em termos conceituais. Esse aspecto também permitiu que o estudante desenvolvesse habilidades de investigar, manipular e até mesmo a da comunicação.
Abstract: The educational institution needs to adapt to the way it deals with teaching and learning. You need to know deafness, think about language and cultural differences and how these differences affect the school life of these students. Thinking about it, a descriptive analysis of the classes was made. For this it was necessary to address the importance of the Gender Strips as Inclusive teaching methodology in learning the scientific concepts of metabolic reactions content. With this was worked the content analysis from the answers expressed by the students through the questionnaires that were applied with them. Applying a pre-video quiz to collect prior knowledge and one after Comic strips to observe the conceptual evolution towards the scientific constructivism of chemistry. It is noted that the inclusion of Information and Communication Technologies, in this case video, in this medium may offer the necessary resources that were able to make it possible to discuss Metabolic Reactions in chemistry teaching. Gender Tirinha is one of the key aspects of the scientific learning process. In this context, with the advent of the technological revolution in an interactive educational way, proves the insertion of a new paradigm in the teaching of chemistry, or even, the moment when the technologies promote an aid in the comprehension of concepts, stimulating the inclusive pedagogical practice to The chemistry teacher. However, as an activity is planned in which it is possible to tighten the link between motivation and learning, it is expected that student interaction will occur more intensely and thus will lead to conceptual developments. This aspect also allowed the student to develop investigative, manipulative and even communication skills.
Palavras-chave: Metabolismo
Reações químicas
Educação inclusiva
Recursos didáticos
Metabolism
Chemical reactions
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: LIMA, Maitê Patrine Sobreira de. Proposta metodológica inclusiva no ensino do conteúdo reações metabólicas com alunos surdos. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4182
Data de defesa: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maitê Patrine Sobreira de Lima.pdfPDF - Maitê Patrine Sobreira de Lima1.44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.