Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thales Pessoa de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0358225460120097por
dc.contributor.advisor1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee3Cavalcante, José Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710332691223939por
dc.date.accessioned2022-02-22T14:12:54Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158-
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.por
dc.description.abstractThis research was developed in the field of Didactics of Mathematics of French origin, aiming to analyze the didactic decisions of a Mathematics professor in the context of teaching the content area of flat figures, considering the teaching activity before the teaching of the aforementioned knowledge. To justify it, we use as a theoretical framework the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019), which is based on the Theory of Didactic Situations (BROUSSEAU, 1998) and in the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1991), because, by means of it, it is possible to understand the factors that influence teachers' resolutions, since they are led to make choices and decisions throughout their activity. On the subjects, the research was carried out with a Mathematics teacher from the 7th year of Elementary School, from a public school in the municipal system of Lagoa de Dentro - PB and, we used for the production of data, semi-structured interviews and the logbook filled in by the teacher when he planned his classes.The theoretical framework used and the data produced during the investigation indicate that didactic decisions were strongly influenced by external and epistemic factors, due to the conditions imposed by the school on how classes would be accomplished during remote teaching and, furthermore, didactic history ones we also noticed, since they were related to the sources highlighted in the logbook.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-02-20T17:24:12Z No. of bitstreams: 4 PDF - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 1235375 bytes, checksum: e1b081f0199336f1f1d27ed1d3eca9df (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 188184 bytes, checksum: a206f7614fa74f74a99a41ba06018712 (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva (2).pdf: 112636 bytes, checksum: c5cffedbea6eb67e98d76a3bce89b976 (MD5) Declaração - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 119938 bytes, checksum: 33dfbfdd93eda940b35d5454cf06a346 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-21T11:58:05Z (GMT) No. of bitstreams: 4 PDF - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 1235375 bytes, checksum: e1b081f0199336f1f1d27ed1d3eca9df (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 188184 bytes, checksum: a206f7614fa74f74a99a41ba06018712 (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva (2).pdf: 112636 bytes, checksum: c5cffedbea6eb67e98d76a3bce89b976 (MD5) Declaração - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 119938 bytes, checksum: 33dfbfdd93eda940b35d5454cf06a346 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 4 PDF - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 1235375 bytes, checksum: e1b081f0199336f1f1d27ed1d3eca9df (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 188184 bytes, checksum: a206f7614fa74f74a99a41ba06018712 (MD5) Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva (2).pdf: 112636 bytes, checksum: c5cffedbea6eb67e98d76a3bce89b976 (MD5) Declaração - Thales Pessoa de Souza Silva.pdf: 119938 bytes, checksum: 33dfbfdd93eda940b35d5454cf06a346 (MD5) Previous issue date: 2022-02-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectDecisões Didáticaspor
dc.subjectSituações Didáticaspor
dc.subjectFiguras Planaspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectDidactic decisionseng
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subjectPlane figureseng
dc.subjectDidactic situationseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleÁrea de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfPDF - Thales Pessoa de Souza Silva1.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)183.77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo BDTD - Thales Pessoa de Souza Silva (2).pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE na BDTD110 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Declaração - Thales Pessoa de Souza Silva.pdfDeclaração de entrega do trabalho final117.13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.