Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Marivânia Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee2Santos, Keliana Dantas-
dc.contributor.referee3Souza, Soraia Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-02-22T13:42:01Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marivânia Cavalcanti. Ensino de Ciências e Educação Quilombola: Etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4136-
dc.description.resumoTrabalhar com ensino de química em escola quilombola se constitui um desafio, pois consiste em ultrapassar os limites pré-estabelecidos pelo ensino de Química convencional que normalmente não relaciona seus conteúdos à participação das civilizações africanas na produção da ciência. Dessa forma, afasta os alunos do acesso aos saberes produzidos pelas populações negras africanas ao longo do tempo, valorizando a produção europeia como única fonte de conhecimento. A presente pesquisa tem como característica o estudo do ensino de Ciências e a prática dos docentes e suas conexões com a realidade da escola quilombola e da sala de aula, por meio de questionários aplicados aos docentes em exercício no Ensino Fundamental. A pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir para a compreensão das práticas docentes à luz da realidade do ensino de Ciências numa escola quilombola e a partir desse contexto compreender como essas relações se dão de fato e de como se pode intervir como meio de possibilitar uma prática mais próxima dos saberes das populações afrodescendentes. Esse trabalho é de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos três professores pesquisados pertencentes ao quadro docente de uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Santa Luzia/Paraíba. Os dados coletados revelaram que os docentes pesquisados não tem conhecimento sobre a participação dos povos africanos no que se refere as suas contribuições para ciência, bem como sentem dificuldade em conceituar a etnociência. Quando indagados sobre as metodologias e conteúdos trabalhados em sala de aula que sejam relacionados às temáticas étnico-raciais as respostas se restringiram a alimentação quilombola, evidenciando a ausência de um maior aprofundamento nessas questões, mesmo todos tendo afirmado que levam em consideração a temática em estudo quando planejam suas aulas, além de conhecerem a lei 10.639/03. Em contrapartida, alegam não terem recebido em sua formação inicial preparação para o trabalho com as questões étnico-raciais. Esse se apresenta como um fato indicativo da necessidade de que a formação inicial e continuada trabalhe mais eficientemente essa temática para habilitar os docentes.por
dc.description.abstractTeaching chemistry at a quilombola school is a challenge for it consists in pushing boundaries predefined by the conventional Chemistry education which normally does not correlate its contents to the contribution of African civilizations in the production of science. Therefore, it keeps students distant from the knowledge produced by black African populations over time, enriching the European production as the only source of knowledge. The present research has as its characteristics the study of Science teaching and the practice of teachers and their connections with the reality of the quilombola school and classroom, through questionnaires applied to teachers currently working in Elementary school. The reason for this research is the necessity to contribute to the comprehension of teachers‟ practices in light of the reality of Science teaching at a quilombola school and from this context understand how these relations happen in fact and which interventions can be done as a means to enable a practice which is closer to the African-Brazilian populations‟ knowledge. This is a qualitative work which used, as the tool for data collection, a questionnaire applied to three teachers who work at an Elementary and Secondary public school in the city of Santa Luzia/Paraíba. The collected data revealed that the researched teachers do not have knowledge concerning the participation of African people related to their contributions to science, and they also have difficulties in the conception of ethnoscience. When asked about the methodologies and the contents used in classes which relate to ethno-racial issues, the teachers‟ answers were restricted to quilombola eating habits, confirming the lack of depth in this matter, even though all of them made sure they take into account the theme when they plan their lessons and that they have knowledge of the law 10.639/03. In return, they claim not having received, on their initial education courses, proper preparation to work with ethno-racial matters. This is a fact that may indicate the necessity for the initial and continuing education to work more efficiently this theme to enable teachers to properly work with it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-17T13:43:30Z No. of bitstreams: 1 PDF - Marivânia Cavalcanti Ferreira.pdf: 3988682 bytes, checksum: 70c191c9e233c541d0d7893d2f15b589 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-02-22T13:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Marivânia Cavalcanti Ferreira.pdf: 3988682 bytes, checksum: 70c191c9e233c541d0d7893d2f15b589 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T13:42:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Marivânia Cavalcanti Ferreira.pdf: 3988682 bytes, checksum: 70c191c9e233c541d0d7893d2f15b589 (MD5) Previous issue date: 2019-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEducação Quilombolapor
dc.subjectEthno-racial relationeng
dc.subjectQuilombola educationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino de Ciências e Educação Quilombola: Etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marivânia Cavalcanti Ferreira.pdfPDF - Marivânia Cavalcanti Ferreira3.9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.