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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4104
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Oersted e as bobinas: quantificando e difundindo a história da ciência |
Autor: | Vicente, Samira Arruda ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Ana Paula Bispo da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ana Paula Bispo da |
Segundo membro da banca: | Silveira, Alessandro Frederico da |
Terceiro membro da banca: | Chaib, João Paulo Martins de Castro |
Resumo: | Documentos oficiais e educadores vêm, ao longo de algumas décadas, enfatizando a potencialidade da História da Ciência para o Ensino de Ciências. No entanto, trabalhos empíricos neste tema ainda trazem muitos obstáculos na efetivação dessa potencialidade como, por exemplo, o uso excessivo de textos que não estimulam a participação dos estudantes. Neste sentido, o presente trabalho adotou uma abordagem histórico-investigativa inserindo atividades experimentais baseadas em estudos de caso históricos apresentados por meio de um recurso audiovisual (vídeo). Para isso, desenvolvemos um vídeo do episódio histórico "Eletromagnetismo - Hans Christian Oersted". O episódio histórico explora as diferentes concepções sobre eletricidade e magnetismo durante a primeira metade do século XIX, bem como nos permite explorar o fazer científico. O vídeo conduziu uma proposta de ensino investigativa, de forma a provocar discussões e estimular a investigação experimental. Para a atividade experimental contrapõe-se a abordagem qualitativa adotada por Oersted, àquela quantitativa e sistematizada que é usualmente associada ao fazer científico experimental, questionando concepções empírico-indutivistas sobre Ciência. A proposta de ensino foi direcionada a estudantes do 3º ano médio da Educação Básica como parte do conteúdo de eletromagnetismo. Como forma de validação, a proposta foi desenvolvida alternativamente através do ensino remoto, trocando as atividades de manipulação experimental por questionários e outros recursos. Como resultado, observamos que o vídeo superou o obstáculo relativo à leitura de textos e permitiu realizar discussões mesmo que remotamente. Porém, observou-se que a abordagem investigativa perde muito no ensino remoto ao impedir a manipulação de objetos, e propor novas hipóteses. Nesse sentido, destaca-se que a potencialidade da História da Ciência no Ensino de Ciências requer um ambiente investigativo em que a interação permita discussões, argumentações e, também, a materialidade do conhecimento científico através de investigações experimentais |
Abstract: | Official documents and educators have, over a few decades, emphasized the potential of the History of Science for Science Teaching. However, empirical works on this topic still bring many obstacles in the realization of this potential, such as the excessive use of texts that do not encourage student participation. In this sense, the present work adopted a historical-investigative approach, inserting experimental activities based on historical case studies presented through an audiovisual resource (video). For this, we developed a video of the historical episode "Electromagnetism - Hans Christian Oersted". The historical episode explores the different conceptions of electricity and magnetism during the first half of the 19th century, as well as allowing us to explore scientific work. The video led to an investigative teaching proposal, in order to provoke discussions and stimulate experimental research. For the experimental activity, the qualitative approach adopted by Oersted is contrasted with the quantitative and systematized approach that is usually associated with experimental scientific work, questioning empirical-inductivist conceptions about Science. The teaching proposal was aimed at students of the 3rd year of Basic Education as part of the electromagnetism content. As a form of validation, the proposal was developed alternatively through remote teaching, exchanging experimental manipulation activities for questionnaires and other resources. As a result, we observed that the video overcame the obstacle related to reading texts and allowed to carry out discussions even remotely. However, it was observed that the investigative approach loses a lot in remote teaching by preventing the manipulation of objects, and proposing new hypotheses. In this sense, it is emphasized that the potential of the History of Science in Science Teaching requires an investigative environment in which interaction allows discussions, arguments and, also, the materiality of scientific knowledge through experimental investigations. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Eletromagnetismo Vídeos didáticos Experimentos históricos Physics teaching Historical experiment Didactical video Electromagnetism |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | VICENTE, Samira Arruda. Oersted e as bobinas: quantificando e difundindo a história da ciência. 2021. 113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4104 |
Data de defesa: | 21-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
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