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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autoeficácia e Burnout em professores do Ensino Fundamental II de João Pessoa (PB)
Autor: Silva, Rafaela Ferreira da
Primeiro orientador: Barbosa, Silvânia da Cruz
Primeiro membro da banca: Silva, Josevânia da
Segundo membro da banca: Silva, Sandra Souza da
Resumo: Desde 1970 países capitalistas buscam superar a crise fordista articulando três tipos de reformas ideo-políticas: neoliberalismo, reestruturação produtiva e financeirização. A fase de reestruturação produtiva originou um novo modo de acumulação econômica que passou a exigir trabalhadores flexíveis. Desde então, iniciam-se discursos governamentais e empresariais defensores da necessidade de elevar a qualificação e escolaridade dos trabalhadores como condição fundamental para desempenhar novas funções. Nesse cenário, foram introduzidas reformas educacionais que possibilitaram o enriquecimento das tarefas, contudo elevaram os encargos e responsabilidades docentes, gerando estresse, burnout e depreciação da eficácia profissional. Esta pesquisa analisou a percepção de eficácia (autoeficácia) e sua relação com níveis de burnout em professores do ensino fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa/PB. Participaram 209 docentes (amostra de 62%). Aplicaram-se os instrumentos: MBI-ES para avaliar as três dimensões de burnout (Exaustão Emocional – EE; Despersonalização – DE; Realização Profissional – RP); Escala de Crenças de Eficácia do Professor para avaliar dois fatores de autoeficácia (Eficácia Pessoal e Eficácia do Ensino); Questionário Sociodemográfico para caracterizar a amostra. Os dados foram lançados no SPSS e efetuadas estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, porcentagem), inferenciais (análise fatorial confirmatória), comparativas (clusters) e correlacionais (Pearson e regressão). Identificaram-se três perfis de burnout: Vulnerável, Intermediário e Resistente, nos quais a EE foi prevalente, atingindo 57,9% professores. O cálculo de Pearson indicou que EE e RP foram as dimensões de burnout que mais se correlacionaram com as de autoeficácia, e na análise de regressão a Eficácia Pessoal foi a melhor preditora do burnout, influenciando inversamente a EE e diretamente a RP. Estes resultados indicam que baixos níveis de Eficácia Pessoal afetam fortemente a EE e altos níveis promovem a RP. Ao mesmo tempo reforçam a importância de se priorizar essa dimensão da autoeficácia nos planos de promoção e proteção à saúde do professor, visto que seu fortalecimento pode ajudar docentes a lidarem com estressores laborais, inibindo a EE, que constitui o núcleo do burnout, gerando sentimento de RP, essencial para motivação e melhoria do desempenho. Sugere-se que os planos contemplem melhorias nas condições de trabalho e formação continuada, associadas a medidas educativas e de apoio psicológico que estimulem a elaboração de estratégias antiestresse.
Abstract: Since 1970, capitalist countries have sought to overcome the Fordist crisis by articulating three types of ideo-political reforms: neoliberalism, productive restructuring, and financialization. The phase of productive restructuring led to a new mode of economic accumulation that required flexible workers. Since then, government and business discourses have begun to defend the need to raise the skills and education of workers as a fundamental condition for new functions. In this scenario, educational reforms were introduced that made it possible to enrich the tasks, yet increased teacher responsibilities, generating stress, burnout and depreciation of professional effectiveness. This research analyzed the perception of efficacy (self-efficacy) and its relationship with burnout levels in elementary school teachers of João Pessoa, Paraiba. 209 teachers participated (62% sample size). The following instruments were applied: MBI-ES to evaluate the three dimensions of burnout (Emotional Exhaustion - EE; Depersonalization - DE; Professional Realization - PR); Teacher Efficiency Belief Scale to evaluate two factors of self-efficacy (Personal Efficacy and Teaching Effectiveness); and Sociodemographic questionnaire to characterize the sample. Data was entered in SPSS and descriptive statistics (mean, standard deviation, percentage), inferential (confirmatory factor analysis), comparative (clusters) and correlational (Pearson and regression) were performed. Three burnout profiles were identified: Vulnerable, Intermediate and Resistant, in which EE was prevalent, reaching 57.9% of teachers. Pearson's calculation indicated that EE and PR were the dimensions of burnout that correlated the most with those of self-efficacy. In the regression analysis, Personal Efficacy was the only predictor of burnout, inversely influencing EE and directly PR. These results indicate that low levels of Personal Efficacy strongly affect EE and high levels promote PR. At the same time, they reinforce the importance of prioritizing this dimension of self-efficacy in the plans for the promotion and protection of teachers' health, since their strengthening can help teachers deal with work stressors, inhibiting EE, which is the nucleus of burnout, generating feelings essential for motivation and performance improvement. It is suggested that the plans include improvements in working conditions and continuing education, associated with educational and psychological support measures that stimulate the development of anti-stress strategies.
Palavras-chave: Autoeficácia
Trabalho docente
Síndrome de Burnout
Saúde mental
Self-efficacy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: SILVA, Rafaela Ferreira da. Autoeficácia e Burnout em professores do Ensino Fundamental II de João Pessoa (PB). 2019. 73f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4043
Data de defesa: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

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