Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeonardo, Maria Zilanda de Andrade-
dc.contributor.advisor1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee2Huanca, Roger Ruben Huaman-
dc.contributor.referee3Pamplona, Paulo Xavier-
dc.date.accessioned2022-01-05T12:27:45Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-11-09-
dc.identifier.citationLEONARDO, Maria Zilanda de Andrade. Metodologias ativas e tecnologias digitais móveis: caminhos para potencializar a aprendizagem de área e perímetro. 2021. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4020-
dc.description.resumoApesar de sua importância, a Matemática ainda tem se apresentado como uma disciplina temida pelos alunos, sendo responsável por grande parte da evasão escolar. Associado a isso, em meio ao avanço das Tecnologias Digitais, como os celulares inteligentes, que vêm se popularizando em diversos setores da sociedade, a grande maioria das escolas, ainda proíbe seu uso na sala de aula. Pensando nisso, esta pesquisa teve como objetivo verificar as potencialidades e limitações dos aplicativos de celular na aprendizagem de Área e Perímetro, por meio das metodologias de aprendizagem ativa. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder à questão que norteou o trabalho de pesquisa: É possível potencializar a aprendizagem de Área e Perímetro, a partir da utilização de aplicativos de celular, por meio das metodologias ativas? O desenvolvimento desta pesquisa se mostrou importante, tendo sido trabalhados, os conteúdos: Área e Perímetro de figuras geométricas planas. Os participantes da pesquisa foram alunos da 1ª série do Ensino Médio Técnico de uma escola pública localizada no município de Itabaiana – PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva. Foi desenvolvida de maneira remota, com momentos síncronos e assíncronos, devido à pandemia da Covid-19. Para a produção de dados foram realizados questionários, entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes, capturas de telas, gravações de áudio e vídeo, observações e anotações. Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Moran (2012, 2013, 2018) e Mazur (2015). No decorrer da pesquisa, utilizou-se de Tecnologias Digitais Móveis e aplicativos, recorrendo às metodologias: Gamificação e Instrução por Pares. Com a realização da pesquisa evidenciou-se que as atividades, envolvendo metodologias ativas e aplicativos para celular, podem potencializar a aprendizagem de Área e Perímetro. Constatou-se ainda que, através da metodologia utilizada, os alunos colaboraram ativamente na construção de seus próprios conhecimentos, tornando-se verdadeiros protagonistas.por
dc.description.abstractDespite its importance, Mathematics has still been presented as a subject feared by students, being responsible for a large part of truancy. Associate with this, amidst the advancement of Digital Technologies, such as smartphones, which have become popular in different section of society, the majority of schools, still prohibit their use in the classroom. Thinking about that, this research aimed to verify the potential and limitations of mobile applications in Area and Perimeter Learning, through active learning methodologies. To achieve this objective, looking for to answer the question that guided the research assignment: Is it possible to enhance the learning of Area and Perimeter, from the use of mobile applications, through active methodologies? The development of this research proved important, having been worked on the contents: Area and Perimeter of plane geometric figures. The research participants were students from the 1st grade of Technical High School at a public school located in the town of Itabaiana – PB. The research had a qualitative feature with an exploratory and descriptive approach. It was developed remotely, with synchronous and asynchronous moments, due to the Covid-19 pandemic. For the production of data, quizzes, and half structured interviews with participating students, screen captures, audio and video recording, observations and notes were carried out. The collected data were analyzes in the light of studies by Moran (2012, 2013, 2018) and Mazur (2015). During the research, mobile digital technologies and applications were used, using the following methodologies: Gamification and Peer Instruction. With the completions of the research, it was evident that activities, involving active methodologies and mobile applications, can enhance the learning of Area and Perimeter. It was found that, through the methodology used, students actively collaborated in the construction of their own knowledge, becoming real protagonists.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-12-23T19:33:39Z No. of bitstreams: 4 PDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 2399958 bytes, checksum: 06c503db1d42d3776949c1e6b400bcb5 (MD5) Termos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 215013 bytes, checksum: 0d667c716099b693fbc7b3259da659dd (MD5) Produto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 681952 bytes, checksum: f9b9e52a9590678d22c87bb347be4858 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: on 2021-12-23T23:49:17Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-12-23T23:51:06Z No. of bitstreams: 3 PDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 2399958 bytes, checksum: 06c503db1d42d3776949c1e6b400bcb5 (MD5) Termos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 215013 bytes, checksum: 0d667c716099b693fbc7b3259da659dd (MD5) Produto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 681952 bytes, checksum: f9b9e52a9590678d22c87bb347be4858 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-12-23T23:52:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 2399958 bytes, checksum: 06c503db1d42d3776949c1e6b400bcb5 (MD5) Termos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 215013 bytes, checksum: 0d667c716099b693fbc7b3259da659dd (MD5) Produto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 681952 bytes, checksum: f9b9e52a9590678d22c87bb347be4858 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T12:27:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 2399958 bytes, checksum: 06c503db1d42d3776949c1e6b400bcb5 (MD5) Termos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 215013 bytes, checksum: 0d667c716099b693fbc7b3259da659dd (MD5) Produto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdf: 681952 bytes, checksum: f9b9e52a9590678d22c87bb347be4858 (MD5) Previous issue date: 2021-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectInstrução por parespor
dc.subjectAplicativos móveispor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias digitais móveis: caminhos para potencializar a aprendizagem de área e perímetropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdfPDF - Maria Zilanda de Andrade Leonardo2.34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdfTermos BDTD – Maria Zilanda de Andrade Leonardo209.97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Produto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo.pdfProduto Educacional – Maria Zilanda de Andrade Leonardo665.97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.