Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz Junior, Francisco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4169487692322755por
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee2Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734599629157526por
dc.contributor.referee3Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.date.accessioned2022-01-05T12:21:58Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.citationDINIZ JÚNIOR, Francisco. Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: Uma proposta de ensino em Matemática Financeira como perspectiva para o letramento matemático. 2021. 169f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4018-
dc.description.resumoA Formulação e a Resolução de Problemas desempenham um papel muito importante para os processos de ensino e aprendizagem, pois auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades, bem como na consolidação de capacidades indispensáveis para promover o Letramento Matemático dos discentes durante o Ensino Fundamental, conforme destacam os autores Serrazina (2017), Loss (2016), Onuchich (1999) e Polya (1997), como também os documentos norteadores Brasil (2018, 2012, 1997). Assim, este trabalho esteve pautado em Investigar uma proposta de ensino baseada na Formulação e Resolução de Problemas envolvendo Matemática Financeira como perspectiva para o desenvolvimento do Letramento Matemático de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a natureza da pesquisa-ação (ANDRÉ, 2012), com abordagem qualitativa (GIL, 2008), para nortear o nosso percurso metodológico. Com a finalidade de alcançar os resultados, aplicamos um questionário diagnóstico e uma proposta de atividades envolvendo o conteúdo de Porcentagem, promovemos dois momentos de formulação de problemas com esse conteúdo, a partir de anúncios, e implementamos uma Proposta de Ensino de Matemática Financeira a partir de um panfleto de banco, que resultou no nosso Produto Educacional. Diante disso, os resultados obtidos nos fizeram refletir e reconhecer a necessidade de trabalhar com os conteúdos relacionados a Matemática Financeira, por meio da Formulação e Resolução de Problemas, como estratégia para desenvolver Competências, Habilidades e Capacidades Matemáticas e, assim, promover o Letramento Matemático ao final do Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThe Formulation and Resolution of Mathematical Problems play a crucial role in both teaching and learning processes, as they help in the development of competencies and abilities, as well as in the consolidation of essential skills to promote Mathematical Literacy for students during Elementary school, as highlighted by Serrazina (2017), Loss (2016), Onuchich (1999) and Polya (1997), and also quoted in guiding documents (BRASIL, 2018, 2012, 1997). Thus, this paper investigated a teaching proposal based on the Formulation and Resolution of Problems, comprising Financial Mathematics, with a view on Mathematical Literacy for students in the ninth grade of Elementary school. We adopted the action-research methodology (ANDRÉ, 2012) and used a qualitative approach (GIL, 2008), to guide us through our methodological pathway. In order to obtain results, we applied a diagnostic questionnaire and a range of activities comprising Percentage, where the Formulation of Problems were promoted in 2 instances with the aid of advertisements, and we implemented a proposal for teaching financial mathematics using bank pamphlets which resulted in our Educational Product. The results obtained made us reflect and acknowledge the necessity to approach topics related to Financial Mathematics by using the Formulation and Resolution of Problems, as a strategy to develop Mathematical Competencies, Abilities and Skills and promote Mathematical Literacy at Elementary School completion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-12-22T00:54:17Z No. of bitstreams: 3 PDF - Francisco Diniz Júnior.pdf: 2698890 bytes, checksum: f97a42c2f410b17a265bc92110803c64 (MD5) Produto Educacional - Francisco Diniz Júnior.pdf: 927762 bytes, checksum: d2830bcbcc59a195e97ffbff77c72d87 (MD5) Termos BDTD - Francisco Diniz Júnior.pdf: 236215 bytes, checksum: 953343e3dcfc0d3697a7a0e381656f88 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-12-22T12:15:15Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Francisco Diniz Júnior.pdf: 2698890 bytes, checksum: f97a42c2f410b17a265bc92110803c64 (MD5) Produto Educacional - Francisco Diniz Júnior.pdf: 927762 bytes, checksum: d2830bcbcc59a195e97ffbff77c72d87 (MD5) Termos BDTD - Francisco Diniz Júnior.pdf: 236215 bytes, checksum: 953343e3dcfc0d3697a7a0e381656f88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T12:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Francisco Diniz Júnior.pdf: 2698890 bytes, checksum: f97a42c2f410b17a265bc92110803c64 (MD5) Produto Educacional - Francisco Diniz Júnior.pdf: 927762 bytes, checksum: d2830bcbcc59a195e97ffbff77c72d87 (MD5) Termos BDTD - Francisco Diniz Júnior.pdf: 236215 bytes, checksum: 953343e3dcfc0d3697a7a0e381656f88 (MD5) Previous issue date: 2021-10-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectLetramento matemáticopor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectResolução de problemas matemáticospor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectMathematical Literacyeng
dc.subjectFinancial Mathematicseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleFormulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: Uma proposta de ensino em Matemática Financeira como perspectiva para o letramento matemáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Diniz Júnior.pdfPDF - Francisco Diniz Júnior2.64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Francisco Diniz Júnior.pdfProduto Educacional - Francisco Diniz Júnior906.02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termos de Depósito da BDTDTermos de Depósito da BDTD230.68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.