Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Thaís Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5397931015401378por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.date.accessioned2021-12-14T13:35:38Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thaís Silva. O tratamento dos números reais na disciplina de análise real na licenciatura: um olhar a partir dos livros didáticos. 2019.105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3934-
dc.description.resumoEste trabalho derivou das inquietações surgidas na disciplina Análise Real, do curso de licenciatura em Matemática, tendo em vista que ainda enquanto estudante os objetivos desta não eram perceptíveis aos estudantes, ocasionando, assim, um questionamento quanto aos reflexos do curso de Análise Real na formação docente. Nesta perspectiva, lançamos os nossos olhares para os livros didáticos do ensino superior de Análise Real, já que estes desempenham papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, tanto para os alunos quanto para os professores. Assim, foram analisados três livros didáticos que habitualmente são utilizados nos cursos de licenciatura em matemática, segundo Moreira e Viana (2008), que são Análise Matemática para a Licenciatura – Geraldo Ávila; Análise I – Djairo G. de Figueiredo e Introdução a Análise Real – Elon L. Lima. Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, pois temos como finalidade realizar uma analise descritiva das três obras elencadas, apresentado aspectos que contribuam para o aprendizado do futuro professor de Matemática. Além disso, também pode ser classificada como pedagógica, já que temos como preocupação a matemática que está sendo ensinada aos licenciandos em matemática. Observa-se que os conteúdos que estão sendo ofertados, tanto pelos professores como pelos livros didáticos nessa disciplina, não contribuem efetivamente para a formação do futuro docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, dividimos a pesquisa em dois momentos: o primeiro momento compreende as análises das obras, no qual categorizamos os estudos conforme os seguintes tópicos: Prefácio, a organização do capítulo, exemplos, notas históricas, demonstrações e os exercícios; já o segundo momento, consiste nas observações sobre a análise dos livros de Análise Real. Com base nos resultados, constatamos que os s autores Lima e Figueiredo traduzem suas obras voltadas ao bacharelado em matemática, já que os aspectos pedagógicos que auxiliam o futuro docente no desenvolvimento profissional são pouco perceptíveis, apresentando uma Matemática que não é destinada ao licenciando em matemática. Entretanto, o livro de Ávila, voltado, especificamente, para a licenciatura em Matemática, demonstra certas restrições em trabalhar com o rigor e o formalismo, deixando de lado características essenciais da disciplina, trabalhando conceitos numéricos que se distanciam do objetivo do curso. Deste modo, averiguamos nos capítulos vivenciados sobre os Números Reais, que conceitos de grandes utilidades pertencentes a estes não são apresentados, ou pouco trabalhados para a contribuição da formação do professor. Por fim, concluímos que às obras analisadas pouco se aproximam das necessidades dos licenciados em Matemática, pois o material necessário para estes estudantes precisa apresentar aspectos pedagógicos e uma matemática que seja condizente com a realidade do futuro professor de Matemática.por
dc.description.abstractThis work was derived from the concerns that arose in the Real Analysis course of the undergraduate course in Mathematics, considering that even as a student the objectives of this one were not perceptible to the students, thus causing a questioning regarding the reflexes of the Real Analysis in the teacher training. In this perspective, we have looked at the textbooks of Higher Education in Real Analysis, since they play a fundamental role in the teaching-learning process, both by students and by teachers. According to Moreira and Viana (2008), three textbooks that are usually used in undergraduate courses in mathematics are analyzed (Mathematical Analysis for the Degree - Geraldo Ávila, Analysis I - Djairo G. de Figueiredo and Introduction to Analysis Real - Elon L. Lima). This research can be characterized as qualitative, since we have as a purpose to perform a descriptive analysis of the three works listed, presenting aspects that contribute to the learning of the future teacher of Mathematics. In addition, it can also be classified as pedagogical, since we are concerned about the mathematics that is being taught to the licenciandos in mathematics. It is observed that the contents that are being offered by both teachers and textbooks in this discipline do not effectively contribute to the formation of the future teacher. For the development of this work, we divide the research into two moments: the first stage comprises the analyzes of the works, in which we categorize the studies according to the following topics: (Preface, chapter organization, examples, historical notes, ; the second moment, consists of the reflections on the analysis of the Books of Real Analysis. Based on the results, we verified that the books of the authors Lima and Figueiredo translate their works directed to the baccalaureate in mathematics, since the pedagogical aspects that helps the future teacher in the professional development are little perceptible, presenting a Mathematics that is not destined to the licenciando in mathematics. However, Ávila’s book, specifically aimed at the degree in Mathematics, shows a fear of working with rigor and formalism, leaving aside the essential characteristics of the discipline, working on numerical concepts that are distant from the objective of the course. Thus, we find that the chapters experienced on the Real Numbers, that concepts of great utilities belonging to these are not presented, or little worked for the contribution of teacher training. Finally, we conclude that the works analyzed do not approach the needs of mathematics graduates, since the material needed for these students needs to present pedagogical aspects and a mathematics that is compatible with the reality of the future teacher of Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-05T18:20:27Z No. of bitstreams: 3 Produto - Thais Silva Araújo.pdf: 1509265 bytes, checksum: 594bebb822b963f33008c4998e4c2142 (MD5) PDF - Thais Silva Araújo.pdf: 3320050 bytes, checksum: 5ec30482f59742c36fb6300b0a1a5615 (MD5) PDF - Termos da BDTD.pdf: 1557494 bytes, checksum: 10cb5c21097b2fae43ecc7ec2d6e644e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: on 2021-08-05T23:34:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-05T23:37:36Z No. of bitstreams: 3 PDF - Thais Silva Araújo.pdf: 3320050 bytes, checksum: 5ec30482f59742c36fb6300b0a1a5615 (MD5) PDF - Termos da BDTD.pdf: 1557494 bytes, checksum: 10cb5c21097b2fae43ecc7ec2d6e644e (MD5) Produto Educacional - Thaís Silva Araújo.pdf: 1500135 bytes, checksum: c632f64f24a6b8ddfd112f9ccf4541c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-08-05T23:40:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Thais Silva Araújo.pdf: 3320050 bytes, checksum: 5ec30482f59742c36fb6300b0a1a5615 (MD5) PDF - Termos da BDTD.pdf: 1557494 bytes, checksum: 10cb5c21097b2fae43ecc7ec2d6e644e (MD5) Produto Educacional - Thaís Silva Araújo.pdf: 1500135 bytes, checksum: c632f64f24a6b8ddfd112f9ccf4541c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T13:35:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Thais Silva Araújo.pdf: 3320050 bytes, checksum: 5ec30482f59742c36fb6300b0a1a5615 (MD5) PDF - Termos da BDTD.pdf: 1557494 bytes, checksum: 10cb5c21097b2fae43ecc7ec2d6e644e (MD5) Produto Educacional - Thaís Silva Araújo.pdf: 1500135 bytes, checksum: c632f64f24a6b8ddfd112f9ccf4541c5 (MD5) Previous issue date: 2019-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros reaispor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectReal Analysiseng
dc.subjectReal numberseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO tratamento dos números reais na disciplina de análise real na licenciatura: um olhar a partir dos livros didáticos.por
dc.title.alternativeThe treatment of real numbers in the discipline of real analysis in undergraduate studies: a look from textbooks.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Silva Araújo.pdfPDF - Thaís Silva Araújo3.24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos da BDTD.pdfTermos BDTD - Thaís Silva Araújo1.52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Thaís Silva Araújo.pdfProduto Educacional - Thaís Silva Araújo1.46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.