Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887
Tipo do documento: Dissertação
Título: Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches
Autor: Almeida, Magna Cely Cardoso de Lima 
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Bispo da
Segundo membro da banca: Silva, Valdecy Margarida da
Resumo: Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos contribuem para que isso não se efetive. Neste sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as possibilidades de alternativas metodológicas e instrumentos para o ensino de Física, apresentamos uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. Particularmente, o produto educacional é direcionado para professores da educação básica, em especial professores de Física do Ensino Médio para abordar assuntos de Astronomia, e constitui-se de um roteiro dramatúrgico e indicações de como trabalhá-lo com seus estudantes por meio do teatro de fantoches. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. De um modo geral, os resultados apontam que mesmo com a exibição do teatro os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia, há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentam esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, mostraram-se bem receptivos a proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.
Abstract: There are several discussions regarding the insertion of Astronomy contents in basic education, but we know that the existing gaps regarding teacher training, the absence of didactic materials and pedagogical resources contribute to this not being effective. In this sense, in order to contribute to overcome this gap in the practical field and expand the possibilities of methodological alternatives and instruments for teaching Physics, we bring a proposal to work Astronomy through the puppet theater. In particular, the educational product is aimed at teachers of basic education, especially teachers of high school physics to address Astronomy subjects, and consists of a dramaturgical script and indications of how to work it with their students through Puppets Theater. The research is characterized as action research and was developed in different stages, from the preparation of the material to its application at school. In general, the results show that even with the exhibition of the theater, the spectator students are unable to make a relation of the contents to the teaching of Astronomy, there is a lack of knowledge on the subject and, when they present this knowledge, they are very punctual and superficial. On the other hand, they were very receptive to the proposal, and point out the approach with the use of theater as positive.
Palavras-chave: Ensino de Física
Astronomia
Teatro Científico
Recursos Didáticos
Teaching Physics
Astronomy
Scientific Theater
Área(s) do CNPq: ASTRONOMIA DE POSICAO E MECANICA CELESTE::ASTRONOMIA FUNDAMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima. Astronomia em sala de aula: uma experiência com teatro de fantoches. 2021. [83 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande - PB] .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3887
Data de defesa: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magna Cely Cardoso de Lima Almeida.pdfPDF - Magna Cely Cardoso de Lima Almeida.pdf2.05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Magna Cely Cardoso de Lima Almeida.pdfProduto Educacional - Magna Cely Cardoso de Lima Almeida820.12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Autorização de Inserção e Termo de Confirmação e Cadastramento.pdfTermos BDTD - Magna Cely Cardoso de Lima Almeida1.3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.