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Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações sociais do autismo entre professores e familiares cuidadores
Autor: Guimarães, Maria Aparecida
Primeiro orientador: Barros, Sibelle Maria Martins de
Primeiro membro da banca: Santos, Maria de Fátima de Souza
Segundo membro da banca: Gouveia, Maria Lígia de Aquino
Resumo: Algumas questões relacionadas ao autismo ainda geram debates, principalmente no que se refere a sua etiologia, diagnóstico e tratamento. A complexidade do fenômeno e as diferenças de perspectivas teóricas no campo científico contribuem para a construção de teorias do senso comum a respeito desse objeto social. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo apreender as representações sociais do autismo entre familiares e professores de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, atores sociais importantes no desenvolvimento infantil. Nesse contexto, foram realizados dois estudos com a participação de 12 professores e 12 familiares de crianças que receberam o diagnóstico de TEA. Considerando os contextos da escola pública e privada, foram aplicados questionários com perguntas abertas, de forma individual. Os dados foram analisados por meio do método da análise de conteúdo temática. O primeiro estudo objetivou apreender as representações sociais do autismo entre professores de Educação Infantil. Constatou-se que os professores representam o autismo sobretudo, por características relacionadas às habilidades sociais e de comunicação, como isolamento, estereotipia, agitação e problemas no desenvolvimento da linguagem oral. As práticas educacionais, por sua vez, focalizam a inclusão/socialização em detrimento da dimensão cognitiva. O segundo estudo revelou que os familiares representaram o autismo a partir de diferentes prismas. Para alguns, o autismo diz respeito a um transtorno ou deficiência, provenientes de vários fatores. Outros familiares, embora também compartilhem diferentes crenças sobre a causa do autismo, referem-se a ele como um condição, mas não deficiência ou doença. Palavras-chave: Autismo. Professores. Familiares. Representações Sociais.
Abstract: Some of the questions related to autism still motimate debates, mainly about its etiology, diagnostic and treatment. Its complexity and the differences between theoretic perspectives in the scientific area induce the construction of common sense theories about autism. This qualitative, exploratory and descriptive research had as goal, understand the social representations between parents and teachers of diagnosed children. Two studies were made with the participation of twelve teachers and twelve parents of diagnosed children with Autism Spectrum Disorder, important social actors in child development. Considering the public and private schools cenario, questionnaires were aplicated individually. The data were analyzed by the method of thematic subjects analysis. The first study had as goal to understand autism social representation between preschool teachers. It was found that the teachers represent the autism, above all, by features related to social and communication skills like agitation and problems at the development of oral language. The education practices, by other hand, focus on inclusion, not on the cognitive area. The second study revealed that the parents represent the TEA by different perspectives, denying that it is a deficiency or a disease, believing that it is a disability or that is a disorder. Keyword: autism spectrum disorder. Teachers. Parentes. Family menbers. Social representations.
Palavras-chave: Autismo
Representações sociais
Familiares
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Parentes
Social representations
Family members
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: GUIMARÃES, Maria Aparecida. As representações sociais do autismo entre professores e familiares cuidadores. 2021. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3856
Data de defesa: 7-Abr-2021
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

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