Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Barros, Sibelle Maria Martins de-
dc.contributor.referee1Santos, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.referee2Gouveia, Maria Lígia de Aquino-
dc.date.accessioned2021-11-24T17:22:58Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Maria Aparecida. As representações sociais do autismo entre professores e familiares cuidadores. 2021. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3856-
dc.description.resumoAlgumas questões relacionadas ao autismo ainda geram debates, principalmente no que se refere a sua etiologia, diagnóstico e tratamento. A complexidade do fenômeno e as diferenças de perspectivas teóricas no campo científico contribuem para a construção de teorias do senso comum a respeito desse objeto social. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo apreender as representações sociais do autismo entre familiares e professores de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, atores sociais importantes no desenvolvimento infantil. Nesse contexto, foram realizados dois estudos com a participação de 12 professores e 12 familiares de crianças que receberam o diagnóstico de TEA. Considerando os contextos da escola pública e privada, foram aplicados questionários com perguntas abertas, de forma individual. Os dados foram analisados por meio do método da análise de conteúdo temática. O primeiro estudo objetivou apreender as representações sociais do autismo entre professores de Educação Infantil. Constatou-se que os professores representam o autismo sobretudo, por características relacionadas às habilidades sociais e de comunicação, como isolamento, estereotipia, agitação e problemas no desenvolvimento da linguagem oral. As práticas educacionais, por sua vez, focalizam a inclusão/socialização em detrimento da dimensão cognitiva. O segundo estudo revelou que os familiares representaram o autismo a partir de diferentes prismas. Para alguns, o autismo diz respeito a um transtorno ou deficiência, provenientes de vários fatores. Outros familiares, embora também compartilhem diferentes crenças sobre a causa do autismo, referem-se a ele como um condição, mas não deficiência ou doença. Palavras-chave: Autismo. Professores. Familiares. Representações Sociais.por
dc.description.abstractSome of the questions related to autism still motimate debates, mainly about its etiology, diagnostic and treatment. Its complexity and the differences between theoretic perspectives in the scientific area induce the construction of common sense theories about autism. This qualitative, exploratory and descriptive research had as goal, understand the social representations between parents and teachers of diagnosed children. Two studies were made with the participation of twelve teachers and twelve parents of diagnosed children with Autism Spectrum Disorder, important social actors in child development. Considering the public and private schools cenario, questionnaires were aplicated individually. The data were analyzed by the method of thematic subjects analysis. The first study had as goal to understand autism social representation between preschool teachers. It was found that the teachers represent the autism, above all, by features related to social and communication skills like agitation and problems at the development of oral language. The education practices, by other hand, focus on inclusion, not on the cognitive area. The second study revealed that the parents represent the TEA by different perspectives, denying that it is a deficiency or a disease, believing that it is a disability or that is a disorder. Keyword: autism spectrum disorder. Teachers. Parentes. Family menbers. Social representations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-10-20T00:46:32Z No. of bitstreams: 2 MARIA APARECIDA GUIMARÃES-DISSERTAÇÃO.pdf: 1002901 bytes, checksum: 03615dd888cd0827790dbb77f8734fd3 (MD5) TERMOS ASSINADOS.pdf: 947959 bytes, checksum: af917f58512721bf5b33ecb16641e515 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-10-20T13:35:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MARIA APARECIDA GUIMARÃES-DISSERTAÇÃO.pdf: 1002901 bytes, checksum: 03615dd888cd0827790dbb77f8734fd3 (MD5) TERMOS ASSINADOS.pdf: 947959 bytes, checksum: af917f58512721bf5b33ecb16641e515 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T17:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARIA APARECIDA GUIMARÃES-DISSERTAÇÃO.pdf: 1002901 bytes, checksum: 03615dd888cd0827790dbb77f8734fd3 (MD5) TERMOS ASSINADOS.pdf: 947959 bytes, checksum: af917f58512721bf5b33ecb16641e515 (MD5) Previous issue date: 2021-04-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectFamiliarespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectParenteseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectFamily memberseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAs representações sociais do autismo entre professores e familiares cuidadorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA APARECIDA GUIMARÃES-DISSERTAÇÃO.pdfPDF - Maria Aparecida Guimarães979.4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMOS ASSINADOS.pdfPDF - Termos de Depósito da BDTD925.74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.