Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Janaína Guedes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0736444228918422por
dc.contributor.advisor1Ataíde, Ana Raquel Pereíra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee1Ataíde, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/541417159491750por
dc.contributor.referee2Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee3Vale, Elisabete Carlos do-
dc.date.accessioned2021-11-24T14:20:50Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Janaína Guedes da. Aprendizagem baseada em problemas na perspectiva da Sala de Aula Invertida: uma proposta no Ensino de Física. 2021. 238f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3852-
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como objeto de estudo as Metodologias Ativas da Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nosso interesse na realização da mesma, nasceu da preocupação em buscar caminhos diferenciados que propusessem a participação ativa e efetiva dos jovens estudantes no Ensino Médio, especificamente em aulas de Física. Nosso objetivo maior foi investigar o emprego dessas metodologias no ensino dessa ciência, tanto realizando um levantamento e examinando o que já existe na literatura, quanto gerando novos conhecimentos a partir de aplicações práticas no âmbito da Física na educação básica. Para isso, dividimos nossa pesquisa em quatro etapas. Na primeira, investigamos sobre o emprego da SAI e da ABP, e encontramos uma escassez considerável nas aplicações de ambas no ensino de Física. Tal carência de aplicações, alinhadas as prováveis prerrogativas apontadas na literatura, nos levou a etapa seguinte, na qual investigamos uma provável adequação na utilização conjugada dessas metodologias, examinando o processo de elaboração e aplicação de uma proposta de ensino desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, trabalhando com conceitos de Energia e Eletricidade. Os resultados mostraram-se relativos frente a alguns pontos analisados. Na terceira etapa investigamos sobre possíveis mudanças em características de estudantes através da aplicação da SAI e ABP. As mudanças mais significativas observadas foram as relativas a atitudes comportamentais, apresentando positividade. Finalmente, na quarta etapa, sondamos a respeito da opinião dos estudantes sobre as Metodologias Ativas utilizadas. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes foram favoráveis, no entanto também houve discordância sobre suas utilizações. Concluímos destacando que, como toda e qualquer metodologia, a SAI e ABP não representam uma panaceia às fragilidades no ensino, mas possuem potencialidades necessárias a formação dos estudantes, podendo serem intercalas com outras maneiras de ensino e adaptadas a cada realidade educacional.por
dc.description.abstractThis research has as its object of study the Active Methodologies of the Inverted Classroom (SAI) and Problem Based Learning (PBL). Our interest in carrying it out was born out of a concern to seek different paths that would propose the active and effective participation of young students in high school, specifically in physics classes. Our main objective was to investigate the use of these methodologies in teaching this science, both by conducting a survey and examining what already exists in the literature, and by generating new knowledge from practical applications in the field of Physics in basic education. For this, we divided our research into four stages. In the first, we investigated the use of SAI and PBL, finding a considerable shortage in the applications of both in the teaching of Physics. Such lack of applications, in line with the probable prerogatives pointed out in the literature, took us to the next stage, in which we investigated a probable adaptation in the combined use of these methodologies, examining the process of elaborating and applying a teaching proposal developed in a second-year class High School, working with Energy and Electricity concepts. The results were different according to some points analyzed. In the third stage, we investigate possible changes in the characteristics of students through the application of SAI and PBL. The most significant changes observed were those related to behavioral attitudes, showing positivity. Finally, in the fourth stage, we investigate the students' opinions about the Active Methodologies used. The results showed that the majority was favorable, however there was disagreement about their uses. We conclude by emphasizing that, as with any methodology, SAI and PBL do not represent a panacea for weaknesses in teaching, but have necessary potential for training students, and should be interspersed with other ways of teaching and adapted to each educational reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-07T13:07:26Z No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO_SILVA, G. J..pdf: 4340712 bytes, checksum: ef5a6aac3272a76908fd63eb066d8172 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 92610 bytes, checksum: 46bd70b9576c75d429adb9b70bfb3935 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 161199 bytes, checksum: 630c27d409e46ac20bc15494cddd560b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_SILVA. G.J. .pdf: 3063567 bytes, checksum: edb98897a1eea231fd1ce27587beef87 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, Janaina, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. Você precisa fazer o upload do "Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertação no Sistema TEDE da BDTD" preenchido e assinado pelo orientador e por você. Falta a assinatura do orientador. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2021-06-07T14:46:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-07T22:45:04Z No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO_SILVA, G. J..pdf: 4340712 bytes, checksum: ef5a6aac3272a76908fd63eb066d8172 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 161199 bytes, checksum: 630c27d409e46ac20bc15494cddd560b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_SILVA. G.J. .pdf: 3063567 bytes, checksum: edb98897a1eea231fd1ce27587beef87 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 100206 bytes, checksum: f371b69d8a1b86c40190250093f80915 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-06-08T12:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO_SILVA, G. J..pdf: 4340712 bytes, checksum: ef5a6aac3272a76908fd63eb066d8172 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 161199 bytes, checksum: 630c27d409e46ac20bc15494cddd560b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_SILVA. G.J. .pdf: 3063567 bytes, checksum: edb98897a1eea231fd1ce27587beef87 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 100206 bytes, checksum: f371b69d8a1b86c40190250093f80915 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T14:20:50Z (GMT). No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO_SILVA, G. J..pdf: 4340712 bytes, checksum: ef5a6aac3272a76908fd63eb066d8172 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdf: 161199 bytes, checksum: 630c27d409e46ac20bc15494cddd560b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL_SILVA. G.J. .pdf: 3063567 bytes, checksum: edb98897a1eea231fd1ce27587beef87 (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdf: 100206 bytes, checksum: f371b69d8a1b86c40190250093f80915 (MD5) Previous issue date: 2021-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleAprendizagem baseada em problemas na perspectiva da sala de aula invertida: Uma proposta no ensino de Físicapor
dc.title.alternativeProblem-based learning from the perspective of the room inverted class: A proposal in Physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SILVA, G. J..pdfPDF – Janaína Guedes da Silva4.24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação na BDTD157.42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PRODUTO EDUCACIONAL_SILVA. G.J. .pdfProduto Educacional - Janaína Guedes da Silva2.99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfPDF - Termo de Autorização de Inserção97.86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.