Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6731446860744527 | por |
dc.contributor.advisor1 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6014136500691921 | por |
dc.contributor.referee1 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6014136500691921 | por |
dc.contributor.referee2 | Dias, Márcia Adelino da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 | por |
dc.contributor.referee3 | Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2631933490596587 | por |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T14:05:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem. | por |
dc.description.abstract | This research is situated in the context of teaching biology, specifically on the topic of botany, aimed to investigate the contribution of the interdisciplinary and contextualized approach of the Gallesia integrifólia species to the school education process of high school students from a school in the municipality of Paudalho (PE). The research has a descriptive character, with a qualitative approach. Regarding the methodology, four classes were prepare and then, taught to a group of 35 students from the 2nd year of high school. Before the sequence of classes, students were asked to build mind maps, about the goal theme (Gallesia integrifólia) in order to understand the knowledge level and the connection the students were able to make about said plant and other subjects. After the class sequences, they were asked to make a new mind map, in order to analyze the assimilation contributions. The analysis of the maps revealed an increase in the number of registers and in the consistency of citations of mental maps after intervention, revealing an expansion in the perception of students with the interdisciplinary and contextualized approach to knowledge. In conclusion, reinforcing the active pedagogical approach, in order to encourage students’ reflection and argumentation, reveals the need for the teacher to reevaluate his/her strategies in class, aiming at the formation of individuals aware of their role in the understanding and construction of the world they live in. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-19T14:02:55Z No. of bitstreams: 6 PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 7444282 bytes, checksum: ce56438733d1628e929308e9f75006e0 (MD5) Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O seu produto educacional precisa ter a ficha catalográfica, mesmo apresentado como apêndice da dissertação. Basta fazer a solicitação em https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ 2. Não precisa fazer o upload da folha de aprovação assinada separadamente, basta que ela esteja na dissertação. Depois de corrigir este problema, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2021-06-21T13:11:09Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-26T10:34:47Z No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-06-28T13:19:22Z (GMT) No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-24T14:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Termo de inserção.pdf: 876661 bytes, checksum: 9c0d81be53a3b3febf52a7c177e7775e (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 929105 bytes, checksum: 21c71b3cb361fa68bf4e15c6a264c2c8 (MD5) Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf: 198533 bytes, checksum: 5f3fb160caecaad2688957122c10941f (MD5) Folha de Aprovação.pdf: 90619 bytes, checksum: a02c53c16c189033eedca7b255e44918 (MD5) PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf: 8111639 bytes, checksum: 0783de01fd5eedad40843399ab529dd9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-10-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Gallesia integrifolia | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Ensino de Biologia | por |
dc.subject | Botany | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Biology teaching | eng |
dc.subject | Gallesia integrifolia | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.title | Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO) | por |
dc.title.alternative | Proposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf | Ata de defesa | 193.88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Folha de Aprovação.pdf | Folha de Aprovação | 88.5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdf | PDF - Termo de Autorização de Inserção | 856.11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf | PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento | 907.33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf | PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons