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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Eveline Rodrigues Araújo Guedes de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4128915072988152por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fabiola Mônica da S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119por
dc.contributor.referee1Souza, Sidclay B. de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376486551624062por
dc.contributor.referee2Aragão, Patricia Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.date.accessioned2021-11-11T19:04:19Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationFREITAS, E.R. A. G. Violência escolar e formação de professores: estratégias de enfrentamento na dimensão educacional. 2021. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3816-
dc.description.resumoHá estudos da educação e da psicologia que demonstram o adoecimento dos estudantes e professores devido à violência nas diversas esferas do desenvolvimento humano: psicológico, social, cultural, conforme teóricos da psicologia histórico-crítica, bem como da educação e da sociologia. Neste trabalho, nosso objetivo geral foi investigar sobre o fenômeno da violência escolar numa perspectiva quadrimensional: bibliográfica, documental, propositiva e avaliativa. Para tanto, tivemos como objetivos específicos: (I) Sistematizar a literatura acerca do tema violência escolar, publicada em artigos de revistas científicas no período de 2016 a 2020; II) Analisar materiais de orientação acerca do enfrentamento da violência escolar, produzidos por entidades brasileiras civis e públicas, disponíveis na internet produzidos de 2010 a 2016; III) Construir um produto educacional, intitulado de “Caderno temático de orientação pedagógica”, com vista a auxiliar o enfrentamento da violência na educação básica; IV) Analisar a avaliação efetivada pelos professores do ensino médio sobre o “Caderno temático de orientação pedagógica” (produto educacional). Nesse sentido, partimos das seguintes questões-norteadoras sobre a violência escolar: relação entre a violência e a prática docente; e os principais tipos de violência identificados no ambiente escolar. Isto colocado, do ponto de vista metodológico, nosso trabalho caracteriza-se como sendo de cunho quantitativo, com o uso de recursos gráficos para demonstração dos resultados obtidos no questionário aplicado aos professores; e qualitativo, composto pelos delineamentos bibliográfico e documental. Ademais, assumiu uma abordagem de pesquisa propositiva e avaliativa, por meio da construção de um produto educacional, como proposta didática, intitulado “Caderno temático pedagógico sobre a violência escolar”, para professores e alunos que vivenciam situações de conflitos e/ou violência na escola. Adotamos a perspectiva da análise de conteúdo bardaniana, considerando as unidades temáticas para fins de categorização e aprofundamento dos dados encontrados nas cartilhas. Dentre os resultados obtidos, destacamos que a literatura condensa os principais teóricos que abarcam sobre a violência escolar, no viés educacional, sociológico e/ou psicológico, ressaltando a temática numa perspectiva crítica-reflexiva e no âmbito preventivo, e não propriamente remediativo. As análises vinculadas à revisão de literatura convergem na concepção de que a violência se apresenta como multifacetada atrelada às ocorrências escolares, sendo identificados distintos tipos de violência: verbal, física, intra e extrafamiliar; quanto à análise documental das seis cartilhas sobre violência escolar, favoreceu-nos a compreensão de que a violência é pauta das discussões de outras áreas de conhecimento, formuladas por instituições públicas e civis, além disso, possibilitou-nos aprofundar os saberes técnicos e orientações preconizadas pelas instâncias supracitadas e elaborar o produto educacional que, após avaliação docente, auxiliasse professores e alunos atrelados à realidade de uma escola pública de Campina Grande-PB. Discutimos, por fim, sobre a abordagem teórico- metodológica no processo de enfrentamento das violência escolar, convergindo com a proposta identificada no referido trabalho, visando problematizar a violência numa esfera múltipla, com fins educativos, propiciando à garantia dos direitos humanos. Quanto a contribuição do Caderno de orientação pedagógica, ressaltamos a possibilidade de debate nos espaços escolares a fim de diminuir estereótipos, conflitos interpessoais e prejuízos nos processos sociais da escola.por
dc.description.abstractViolence has been intensely discussed in the school environment. There are studies in the areas of education and psychology that demonstrate the illness of students and teachers due to violence in different spheres of human development: psychological, social, and cultural, according to theorists of historical-critical psychology, as well as education and sociology. The main objective of this work was to investigate the school violence phenomenon in a four dimensional perspective: bibliographic, documental, propositional and evaluative. To do so, it had the following specific objectives: (i)To systematize the literature concerning to school violence published in scientific journals from 2016 to 2020; ii)To analyze guidance materials on combating school violence, produced by Brazilian civil and public entities, available on the internet, produced from 2010 to 2016; iii)To build an educational product, entitled a Thematic notebook of pedagogical orientation*, in order to help the fight against violence in elementary education; iv)To analyze the evaluation carried out by high school teachers on the Thematic notebook of pedagogical orientation (educational product). In this sense, we start from the following guiding questions about school violence: relationship between violence and teaching practice; and the main types of violence identified in the school environment. Stated that, from a methodological point of view, this work is characterized as being of quantitative nature, with the use of graphic resources to demonstrate the results obtained in the questionnaire applied to teachers; and a qualitative one, consisting on bibliographic and documental outlines. Furthermore, it took a propositional and evaluative research approach, through the construction of an educational product, as a didactic proposal, entitled “Thematic pedagogical notebook on school violence”, for teachers and students who experience situations of conflict and/or violence at school. For analysis purposes it was adopted the perspective of content analysis (BARDIN, 2004), considering the thematic units for categorization and deepening of the data found in the booklets. Among the results obtained, it is highlighted that the literature constitutes the main theorists that cover school violence, from an educational, sociological and/or psychological perspective, such as: Charlot (2002), Abramovay and Calaf (2010), reinforcing the theme in a critical, reflexive and preventive perspectives. The analyzes related to the literature review converge in the conception that violence presents itself as multifaceted, associated with school occurrences, with different types of violence being identified: verbal, physical, intra and extrafamilial. As for the documental analysis of the six booklets about school violence, they favored the understanding that violence is the subject of discussions in other knowledge areas formulated by public and civil institutions. In addition, it helped us to expand the technical knowledge and guidelines recommended by the aforementioned instances and prepare the educational product that, after the evaluation of the teachers, would help both teachers and students who are related to the reality of a public school in Campina Grande-PB. Finally, the theoretical- methodological approach was discussed in the process of facing school violence, converging with the proposal identified in this work, aiming to problematize violence in a multiple sphere, with educational purposes providing the guarantee of human rights. As for the contribution of the pedagogical guidebook, it is emphasized the possibility of debate in the schools in order to reduce stereotypes, interpersonal conflicts and damage to the social processes of school.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-10-26T19:36:41Z No. of bitstreams: 2 Termo_BDTD_EvelineRodriguesAraujoGuedesdeFreitas-merged.pdf: 589392 bytes, checksum: b9fa95b0cbaec09525a6989b5446d51f (MD5) DISSERTACAO_EvelineRodriguesAraujoGuedesdeFreitas_26.10.2021.pdf: 3259450 bytes, checksum: e0043ff0ea76d25b45bdb223fcfd42cb (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.relationElaboração de caderno temático de Orientação sobre Violência Escolarpor
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dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectProposta didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleViolência escolar e formação de professores: estratégias de enfrentamento na dimensão educacionalpor
dc.title.alternativeSchool violence and teacher training: dealing with strategies in educational dimentioneng
dc.typeDissertaçãopor
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