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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Rawêna de Almeida Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748149596790009por
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio de Pádua Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169por
dc.contributor.referee1Ramos, Fabiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3523474491236304por
dc.contributor.referee2Pereira, Tania Maria Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208315567533187por
dc.date.accessioned2021-09-01T00:17:01Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.identifier.citationDANTAS, R. A. A. Intervenção didática para produção de narrativas a partir da adaptação de um jogo de tabuleiro. 2021. 236 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3790-
dc.description.resumoSão muitas as dificuldades apresentadas pelos alunos em se tratando da construção do conhecimento no que tange à produção de textos escritos. Dificuldades essas reveladas por meio de registros da oralidade dos próprios alunos, confirmadas por meio de instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de língua materna durante as suas aulas e reafirmados por meio de dados quantitativos expressos nos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Diante dessa problemática, propomos uma adaptação do jogo de tabuleiro “Onde está Sr. Smitch?” a ser utilizado como um instrumento didático pelo professor de português para favorecer a apreensão da escrita de narrativas pelos alunos de maneira mais dinâmica e prazerosa, resultando em uma internalização menos resistente e mais efetiva da competência de narrativas escritas. Como produto educacional, temos, então, o jogo “Onde está Luciana?”, utilizado na pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, localizada no bairro da Liberdade, no município de Campina Grande, com um grupo de 5 (cinco) alunos do 6º ano. Trata-se de uma intervenção didática realizada Remotamente, diante do contexto sócio histórico no qual estamos inseridos devido à pandemia do COVID-19, embora três dos onze encontros que compõem a proposta didática tenham ocorrido de modo presencial, uma vez que se tratava da execução do jogo de tabuleiro. Temos, portanto, uma pesquisa com o objetivo favorecer a produção de textos narrativos escritos por alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental Anos Finais através de um jogo de tabuleiro utilizado como instrumento da intervenção didática do professor de português. Como objeto de estudo, utilizamos 24 (vinte e quatro) produções advindas de 4 (quatro) atividades realizadas durante as intervenções, as quais foram executadas pelos alunos colaboradores. Por meio de uma abordagem qualitativa, fomos imersos no contexto da pesquisa, e através de uma pesquisa interventiva de natureza aplicada e do tipo exploratória e bibliográfica, buscamos novos conhecimentos sobre o fazer docente relacionado ao nosso objeto de pesquisa, atrelados às teorias que regem a produção de texto, com enfoque na narrativa, por meio do aporte teórico de Gancho (2006), Bronckart (1999), baseado nos estudos de Adam (1992), Brandão (2000), Cardoso (2009), Reales (2008) e Ginzburg (2000); bem como do jogo enquanto instrumento didático-pedagógico, nos referenciando em Teixeira & Apresentação (2014), Kishimoto (1996), Macedo (2000), Smole (2008) e Brougère (1998). Acreditamos, portanto, que o nosso produto educacional (o jogo de tabuleiro “Onde está Luciana?”) trata-se de um instrumento didático-pedagógico que favorece a consolidação da aprendizagem da produção de textos narrativos, uma vez que o mesmo viabiliza a aparição e/ou aprimoramento dos elementos que compõem as narrativas, marcadas pelos elementos macro textuais relacionados ao conjunto de acontecimentos narrados a partir da estruturação textual do enredo.por
dc.description.abstractMany difficulties are presented by students when it comes to the construction of knowledge regarding the production of written texts. These difficulties have been revealed through the recording of the students' own orality, confirmed by means of instruments of assessment which have been used by mother tongue teachers during their classes and reaffirmed by quantitative data expressed in the results of assessments performed by the Ministry of Education. Based on this problematic issue, we propose an adaptation of the board game “Where's Mr. Smitch?” to be used as a didactic tool by the Portuguese teacher to favour the students' understanding of narrative writing in a more dynamic and pleasurable way, resulting in a less resistant and more effective internalization of the written narratives competences. As an educational product, we have the game “Where is Luciana?”, used in the research undertaken at Murilo Braga Elementary and Secondary Education Public School, located in the Liberdade neighbourhood, in the city of Campina Grande, with a group of 5 (five) students from the 6th grade. It is a didactic intervention done remotely, given the socio-historical context in which we are inserted due to the COVID-19 pandemic, although three of the eleven meetings that make up the didactic proposal have taken place in a face-to-face mode, since it was the board game performance. We therefore have a research with the objective to favour the production of narrative texts written by 6th grade students, from the Elementary School Final Years, through a board game used by the Portuguese teacher as a didactic intervention instrument. As an object of study, we used 4 (four) written production suggested through activities done during the interventions, which were carried out by each of the collaborating students. Using a qualitative approach, we were immersed in the context of the research, and through an interventional research of an applied nature and of an exploratory and bibliographic type, we sought new knowledge about teaching practice related to our object of research, linked to the theories that conduct the written text production, focusing on the narrative, through the theoretical support of Gancho (2006), Bronckart (1999), based on the studies of Adam (1992), Brandão (2000), Cardoso (2009), Reales (2008) and Ginzburg (2000); as well as the game as a didactic-pedagogical instrument, based on Teixeira & Apresentação (2014), Kishimoto (1996), Macedo (2000), Smole (2008) and Brougère (1998). Therefore, we believe that our educational product (the board game “Where is Luciana?”) is a didactic-pedagogical instrument which favours the consolidation of the learning of the narrative texts production. This is possible once it enables the appearance and / or improvement of the elements that form the narratives, marked by macro textual elements related to the whole and to the events narrated from the textual structure of the plot.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-24T12:58:52Z No. of bitstreams: 3 Versão final - Diessertação Formatada e corrigida de Rawena.pdf: 8045980 bytes, checksum: 17b37bd1dba5903d73246dc3630e46dd (MD5) Termo de Autorização - Rawena.pdf: 111439 bytes, checksum: d03e9825283909ac201c4944841c862a (MD5) Termo de Confirmação_Rawena.pdf: 104423 bytes, checksum: c000af1dcd57d6c6c5c7de886692d061 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2021-08-24T14:36:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Versão final - Diessertação Formatada e corrigida de Rawena.pdf: 8045980 bytes, checksum: 17b37bd1dba5903d73246dc3630e46dd (MD5) Termo de Autorização - Rawena.pdf: 111439 bytes, checksum: d03e9825283909ac201c4944841c862a (MD5) Termo de Confirmação_Rawena.pdf: 104423 bytes, checksum: c000af1dcd57d6c6c5c7de886692d061 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução de narrativas escritaspor
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.subjectInstrumento didático-pedagógicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleIntervenção didática para produção de narrativas a partir da adaptação de um jogo de tabuleiropor
dc.typeDissertaçãopor
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