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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes , Meilene Carvalho Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547725774185797por
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira-
dc.date.accessioned2021-05-12T13:01:03Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationPontes , Meilene Carvalho Pereira. A formação do sujeito-leitor na perspectiva discursiva: leitura dos sentidos étnico-raciais em O Auto da Compadecida. 2020. [143 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3712-
dc.description.resumoO ato de ler é um importante instrumento escolar por contribuir para a formação de sujeitos críticos e conscientes de seus papéis sociais. Para isso, é preciso que os alunos consigam compreender e refletir sobre os sentidos, explícitos ou não, encontrados na materialidade linguística. Porém, na realidade escolar muitos alunos, ao final do ensino fundamental, apresentam lacunas consideráveis no que diz respeito à leitura e à compreensão de textos. Dificuldades perceptíveis quando, por exemplo, nos discursos das mais diferentes esferas sociais (literário, pedagógico, midiático e outros) os efeitos de sentido de preconceito, discriminação, exclusão, presentes em tais discursividades, são pouco percebidos pelos alunos (as). Muitos desses leitores limitam-se ao campo textual, sem refletirem sobre a articulação entre os dizeres (a linguagem), o sujeito e o contexto sócio-histórico-ideológico. Assim, a partir dessas dificuldades, observadas em alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Cuitegi/Paraíba, surgiu e justificou-se essa pesquisa-ação. Ela objetiva analisar os sentidos étnico-raciais presentes nos dizeres das personagens da obra o Auto da Compadecida, com vista na ampliação do letramento literário dos sujeitos-leitores. Esse estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva e a pesquisa-ação. E se deu a partir da aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência expandida de Cosson (2016), que viabiliza a proposta de realizar a leitura literária a partir dos pressupostos e especificidades da análise do discurso, fazendo o aluno entender as possibilidades de sentidos, os diálogos e o contexto em que um texto se inscreve. Como referencial teórico, a pesquisa fundamenta-se em Bakhtin (1997), Maingueneau (2012), Orlandi (2005), Fernandes (2009), Schwarcz (2012), Cândido (1970), entre outros. Os resultados da pesquisa indicaram que a abordagem da leitura, pela perspectiva discursiva, contribuiu para que os alunos estabelecessem um melhor diálogo com o texto: a compreensão de efeitos de sentidos de preconceito, discriminação e exclusão, tornando assim, suas leituras mais significativas e reflexivas. E desse modo, aos encontrar outros sentidos, na opacidade dos discursos, eles puderam ir além da superficialidade do texto/discurso e ressignificar os sentidos já construídos e cristalizados.por
dc.description.abstractThe act of reading is an important school tool as it contributes to the formation of conscious and critical subjects before the society and its relations. For that, it is necessary that students are able to understand and reflect on the meanings, explicit or not, found in linguistic materiality. However, in the school reality we notice that many students, at the end of elementary school, presenting considerable gaps in terms of reading and understanding texts. Perceptible difficulties when, for example, in the discourses of the most different social spheres (literary, pedagogical, media and others) the effects of prejudice, discrimination, exclusion, present in such discursivities, are little perceived by students. Many of these readers are limited to the textual field, without reflecting on the articulation between the sayings (language), the subject and the socio-historical-ideological context. Thus, from these difficulties, observed in students from a 9th grade class of elementary school, from a public school in the Municipal Education Network of Cuitegi / Paraíba, this action research emerged and was justified. It aims to analyze the ethnic-racial senses present in the words of the characters in the work Auto da Compadecida, with a view to expanding the literary literacy of subject-readers. This study has as methodology the qualitative, bibliographic, descriptive and action research. And it was based on the application of an intervention proposal based on the expanded sequence of Cosson (2016), which enables the proposal to carry out literary reading from the assumptions and specificities of discourse analysis, making the student understand the possibilities of meanings , dialogues and the context in which a text is inserted. As a theoretical framework, the research is based on Bakhtin (1997), Maingueneau (2012), Orlandi (2005), Fernandes (2009), Schwarcz (2012), Cândido (1970), among others. The results of the research indicated that the approach to reading, from a discursive perspective, contributed to students establishing a better dialogue with the text: understanding the effects of prejudice, discrimination and exclusion, thus making their readings more meaningful and reflective . And so, when they found other meanings, in the opacity of the speeches, they were able to go beyond the superficiality of the text / discourse and resignify the meanings already constructed and crystallized.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-12T13:00:51Z No. of bitstreams: 2 PDF - Meilene Carvalho Pereira Pontes.pdf: 5511885 bytes, checksum: 25ccd1aae6c869f36f7fab5f8ab0f7dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesPONTES, Meilene Carvalho Pereira. A formação do sujeito-leitor na perspectiva discursiva: leitura dos sentidos étnico-raciais em O Auto da Compadecida. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTexto literáriopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectSentidos étnico-raciaispor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA formação do sujeito-leitor na perspectiva discursiva: leitura dos sentidos étnico-raciais em O Auto da Compadecidapor
dc.typeDissertaçãopor
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