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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Alceni de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917295413444920por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee2Souza, Soraia Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146354552096101por
dc.contributor.referee3Lira, Sonia Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067por
dc.date.accessioned2020-05-05T15:39:00Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.citationGOMES, A. de B. Professores de Química no processo ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual: Formação e prática. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3621-
dc.description.resumoA educação especial na perspectiva inclusiva apresenta-se como um desafio aos professores que ensinam alunos com deficiência. A formação docente deve abordar situações nas quais são exigidas conhecimento de metodologias específicas e adaptações curriculares. Nesse sentido, a discussão sobre as particularidades que permeiam as relações entre formação de professores, ensino de química e pessoas com deficiência visual é fundamental. O presente estudo tem por objetivo principal analisar depoimentos referentes a prática pedagógica de professores de Química do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campina Grande. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, uma vez que esse tipo de metodologia propicia resultados mais abrangentes, ao considerar o contexto do objeto analisado. Os dados analisados foram obtidos com uma entrevista semiestruturada. O referido estudo ocorreu no ano de 2018 e participaram deste estudo sete professores de Química atuantes no nível médio e técnico superior do IFPB de Campina Grande-PB. A metodologia de análise empregada baseou-se na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2006). No que diz respeito aos professores de química, os resultados obtidos apontam para a importância de formação inicial e contínua no campo da educação especial, especialmente na perspectiva inclusiva. Sob esse ponto de vista, também é fundamental a realização de adaptações curriculares e materiais pedagógicos, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química para alunos com deficiência visual. A falta de uma formação docente ampla, especialmente no que diz respeito à Educação Especial e Inclusiva, cria obstáculos à proposta de inclusão. Conclui-se, portanto, ser necessário uma redefinição nos modelos de formação de professores, com o intuito de colaborar com uma prática docente que contemple as necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual.por
dc.description.abstractSpecial education from an inclusive perspective presents a challenge to teachers who teach students with disabilities. Teacher education should address situations in which knowledge of specific methodologies and curriculum adaptations are required. In this sense, the discussion about the particularities that permeate the relations between teacher education, chemistry teaching and visually impaired people is fundamental. The present study has as main objective to investigate the conception that the teachers of Chemistry of the Federal Institute of Paraíba - IFPB (Campina Grande Campus - PB) have about the process of inclusion of students with visual impairment in Chemistry classes. This is a qualitative study, since this type of methodology provides broader results when considering the context of the object analyzed. The analyzed data were obtained with a semi-structured interview. This study took place in 2018 and seven teachers of chemistry at the IFPB Campina Grande-PB participated in this study. The analysis methodology employed was based on the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2006). Regarding chemistry teachers, the results point to the importance of initial and continuous training in the field of special education, especially in the inclusive perspective. From this point of view, it is also essential to perform curricular adaptations and pedagogical materials in order to favor the teaching-learning process of chemistry content for students with visual impairment. The lack of comprehensive teacher education, especially as regards Special and Inclusive Education, creates obstacles to the inclusion proposal. Therefore, it is necessary to redefine the models of teacher education, in order to collaborate with a teaching practice that addresses the educational needs of students with visual impairment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2020-03-13T18:50:22Z No. of bitstreams: 1 PDF - Alceni de Brito Gomes.pdf: 1623373 bytes, checksum: c5c865474a3d737bbd0fd1a8cb3a8c57 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2020-05-05T15:39:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Alceni de Brito Gomes.pdf: 1623373 bytes, checksum: c5c865474a3d737bbd0fd1a8cb3a8c57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-05T15:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Alceni de Brito Gomes.pdf: 1623373 bytes, checksum: c5c865474a3d737bbd0fd1a8cb3a8c57 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9373/PDF%20-%20Alceni%20de%20Brito%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProfessores de Química no processo ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual: Formação e práticapor
dc.typeDissertaçãopor
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