Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3620
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta para o ensino de termoquímica através de uma sequência didática
Autor: Duarte, Kátia Pereira 
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lucio
Primeiro membro da banca: Falcao, Pedro Henrique de Barros
Segundo membro da banca: Lucena Junior, Juracy Regis de
Resumo: Geralmente os alunos do 2º ano do Ensino Médio apresentam dificuldades em compreender diversos temas de físico-química, em particular os conteúdos relacionados a termoquímica. O ensino de Química, muitas vezes restringe-se a um modelo educacional de memorização de conceitos, regras, dados, fatos e fórmulas científicas, distantes do cotidiano do aluno e do que eles vivem. Quando se observa como a química é ensinada em sala de aula, é possivel identificar que seus conhecimentos são difíceis de serem compreendidos. Isso se deve principalmente aos conceitos complexos necessários e ao rápido crescimento do conjunto de informações que abrangem essa disciplina. Diante dessa problemática, recomenda-se o estudo do conteúdo termoquímica através de uma sequência didática contextualizada, através de experimentos, textos auxiliares e estudos dirigidos, envolvendo a problemática em questão. Para a realização do trabalho utilizou-se os conceitos básicos através de uma abordagem investigativa problematizadora com situações do cotidiano do aluno. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar as mudanças conceituais dos alunos ao estudar termoquímica por meio de uma sequência didática(SD) e como questão central analisar o seu desempenho através da mesma. Esta foi estruturada e organizada segundo os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1994), apresentando textos contextualizados e experimentos que retrataram fenômenos observados no seu cotidiano e que estavam relacionados ao tema e aos conceitos trabalhados no ensino da Termoquímica, que, por meio da investigação, promoveram o uso da argumentação em sala de aula. Para a compreensão do fenômeno de estudo, realizou-se uma abordagem qualitativa, e como estratégia de apreensão do objeto de pesquisa, utilizou-se questionários semi-estruturados e relato de observações feitas durante as aulas práticas nos diferentes momentos. Para obtenção dos dados foi aplicada a sequência didática com 40 alunos de uma escola pública. A investigação mostra que a SD como estratégia de ensino diferenciada, foi capaz de promover uma melhoria na aprendizagem dos alunos no que se refere a compreensão de conceitos e fenomenos. Observou-se ainda que houve a progressão na aquisição da linguagem científica ao longo do desenvolvimento das atividades, constatado através de análise das respostas aos questionários em diferentes momentos da SD, sendo assim, percebeu-se que a proposta utilizada propiciou uma melhoria na aquisição do conhecimento. Os resultados desta pesquisa mostram uma ampliação das concepções dos alunos, que caracterizavam, inicialmente, o ensino de Química como de difícil compreensão e distante de fatos ou situações do cotidiano e passaram a compreender ideias de que a química está presente em situações do seu dia a dia.
Abstract: This master’s degree thesis aims to discuss about the difficulties which High School second graders students present on understanding some physicochemical subjects, mainly the thermochemical concept. Chemistry teaching many times get restricted to a memorizing method with rules, data, facts and scientific formulas far from students’ reality and from what they live daily. By observing how Chemistry is taught at schools it is possible to identify that its topics are hard to comprehend due to its complex notions and the rapid increasing of the subject knowledge setting. Moreover, by facing this problems we suggest the thermochemical concept study through a contextualized didactic sequence to work with basic ideas using a problematizing investigative approach dealing with the students’ daily life and analyzing their performance studying the topic mentioned above. Furthermore, the didactic sequence is organized according to the three pedagogical moments Delizoicov e Angotti (1994) propose which present contextualized texts and experiments that demonstrate phenomenons occurred in daily life and whose perceptions and themes are studied in the thermochemical concepts helping through investigation to promote a discussion at class. To comprehend the phenomenon study, we used a qualitative approach and as an apprehension strategy we prepared semi-structured questionnaires and a reporting of observations made during the practical classes in different moments. The didactic sequence was applied with forty students of a public school and the research demonstrated how a differentiated teaching strategy promoted an improvement on the students’ learning process. Through the activities’ development we observed the progression in the scientific language acquisition which was verified based on the students’ answers received on the questionnaire analyzes in several moments of the didactic sequence, thus, it is visible the initial study proposal was efficient in the learners’ knowledge improvement. The research results revealed the altering in the students’ conception that Chemistry studying was problematic and far from their reality and exposed that it is present in their daily life and its situations.
Palavras-chave: Formação do Professor
Termoquímica
Sequência Didática
Didactic sequence
Teacher’s Formation
Thermochemical
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: DUARTE, K. P. Uma proposta para o ensino de termoquímica através de uma sequência didática. 2017. 81f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3620
Data de defesa: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Pereira Duarte.pdfPDF - Kátia Pereira Duarte842.26 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Kátia Pereira Duarte.pdfProduto - Kátia Pereira Duarte523.3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.