Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3577
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O lugar das jovens negras no contexto escolar em Campina Grande-PB: raça e gênero |
Autor: | Oliveira, Josilene Maria de |
Primeiro orientador: | Aragão, Patrícia Cristina de |
Primeiro membro da banca: | Aragão, Patrícia Cristina de |
Segundo membro da banca: | Silva, Alômia Abrantes da |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Ivonildes da Silva |
Resumo: | O presente texto visa discutir o lugar da jovem negra no contexto escolar em Campina Grande, partindo das categorias gênero, raça e geração, por entender que esta intersecção pode nos responder, porque mesmo diante de alguns avanços, as jovens negras continuam constituindo o segmento mais vulnerável, socialmente. Por outro lado, busca-se identificar como a escola, enquanto espaço de socialização, de formação da pessoa humana, pode auxiliar na construção de uma identidade étnicoracial, na perspectiva de uma educação pautada nos direitos humanos, que seja capaz de perceber as mudanças no cotidiano das juventudes, em especial, as jovens negras. A estratégia é buscar analisar, a partir das falas das jovens negras secundaristas a relação entre as políticas públicas da educação, os recortes interrelacionados de gênero, raça e geração, Crenshaw (2002). A partir da relação educação, direitos humanos, identidade e relações raciais, visa discutir a educação como direito humano, e como esta influi na construção da identidade étnica de jovens negras, de 15 a 29 anos, a partir das experiências deste segmento no espaço escolar de Campina Grande – Paraíba. |
Abstract: | The present text aims to discuss the place of the young black girl in the school context in Campina Grande, starting from the categories gender, race and generation, because she understands that this intersection can answer us, because even with some advances, the black girls continue being the Vulnerable, socially. On the other hand, it seeks to identify how the school, as a space of socialization, for the formation of the human person, can help in the construction of an ethnic-racial identity, in the perspective of an education based on human rights, that is able to perceive the Changes in the daily lives of young people, especially young black women. The strategy is to analyze the relation between public policies of education, the interrelated cuts of gender, race and generation, from Crenshaw (2002). Based on the relationship between education, human rights, identity and race relations, it aims to discuss education as a human right, and how it influences the construction of the ethnic identity of young blacks, aged 15 to 29 years, from the experiences of this segment in the school space Of Campina Grande - Paraíba. |
Palavras-chave: | Jovens negras Identidade de gênero Política de educação Raça Mulher Negro Black Youth Identity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
Citação: | Oliveira, Josilene Maria de. O lugar das jovens negras no contexto escolar em Campina Grande-PB: raça e gênero. 2016. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3577 |
Data de defesa: | 21-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | PPGSS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS - Josilene Maria de Oliveira.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.