Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3563
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Blade Runner e o Caçador de Androides: as narrativas da (pós) humanidade no gênero da ficção científica |
Autor: | Souto, Gabriela Barbosa de |
Primeiro orientador: | Nóbrega, Elisa Mariana de Medeiros |
Resumo: | O clássico do cinema de ficção científica, Blade Runner – O Caçador de Androides, teve sua estreia no ano de 1982. Este filme, dirigido por Ridley Scott, é uma adaptação da obra de ficção científica Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (1968), de autoria do escritor estadunidense Philip K. Dick. Em ambas as obras, o androide ganha destaque por questionar a fronteira “homem-máquina”, evidenciada principalmente na adaptação fílmica, quando este se mostra “mais humano que o humano”. A partir dessa controversa figura, apresentada de diversas formas na ficção científica, buscou-se problematizar a pós-humanidade, visto que a natureza deixou de ter limites (SIBILIA, 2002) e as fronteiras entre homem-natureza e máquina-tecnologia estão se cruzando no processo de ciborguização da humanidade (HARAWAY, 2009), tanto no cinema quanto na literatura. Neste intuito, para apresentar as nuances entre os modos de narrar e mostrar, recorremos ao uso dos conceitos de adaptação, enquanto fenômeno e produto intertextual (HUTCHEON, 2013), e de intermidialidade, como cruzamento de fronteiras entre mídias (RAJEWSKY, 2012). |
Abstract: | The classic Science Fiction movie, Blade Runner, had its premiere in 1982. This film, directed by Ridley Scott, is an script adaptation of Science Fiction novel Do androids dream of electric sheep? (1968), written by American Philip K. Dick. In both works the android is highlighted by questioning the “man-machine” boundary, principally evidenced in the film adaptation, when it shows itself “more human than human”. From the controversial figure of the android, presented in different ways in Science Fiction, we attempted to discuss about the post-humanity, as the nature has no limits (SIBILIA, 2002) and the borders between man-nature and machine-technology are crossing in the process of cyborgization of humanity (HARAWAY, 2009), both in film and literature. In order to present the nuances between modes of narration and presentation, we appealed to the use of the concepts of adaptation as a phenomenon and intertextual product (HUTCHEON, 2013), and the intermidiality, as crossing of borders between media (RAJEWSKY, 2012). |
Palavras-chave: | 1. Literatura Norte-Americana. 2. Ficção científica. 3. Pós-humanidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Souto, Gabriela Barbosa de. Blade Runner e o Caçador de Androides: as narrativas da (pós) humanidade no gênero da ficção científica. 2014. 116f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3563 |
Data de defesa: | 1-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - GABRIELA BARBOSA DE SOUTO.pdf | 6.83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.